Componentes da Frente

FNI - Frente Nacional dos Trabalhadores em Informática {APOIAM ==> SINDPD/SC; SINDTIC/SE; OLT SERPRO/BA; OLT SERPRO/RJ; OLT Dataprev/SP; OLT Datraprev/RS; OLT SERPRO/RS; SINDPD/RS }

O Que é a FNI

A FNI é o instrumento alternativo de organização e de luta que os trabalhadores de TI do Brasil estão construindo. Uma frente que defenda os interesses dos trabalhadores e independente de governos e das empresas.

terça-feira, 19 de junho de 2012

Assembleias da Dataprev e do Serpro de SC reafirmam a necessidade da UNIDADE na luta da categoria


Assembleia no Serpro/SC
No dia 13 de junho, aconteceram assembleias no Serpro e na Dataprev que reafirmaram a necessidade da unidade para a luta da categoria diante do arrocho salarial promovido pelo governo federal e contra a política terrorista das direções das empresas - que ameaçam com demissões na Dataprev e, no Serpro, rumores de que a empresa poderia “quebrar” devido os processos de ações trabalhistas.

Categoria rejeita propostas das empresas

As propostas da, empresas foram apenas o IPCA (5,10%) e nada de ganho real, refletindo a política mais geral de arrocho salarial, cortes de verbas em áreas sociais e até privatizações (aeroportos, por exemplo) do Governo Dilma.

A categoria rejeitou a proposta nas duas empresas. As empresas podem dar mais e os trabalhadores sabem disso, pois sobram os cargos comissionados, o governo bate recordes de arrecadação e o setor de TI cresce a taxas altíssimas no país, com o setor público sendo o principal consumidor e as empresas públicas tendo muitas possibilidades de crescer.
Para piorar, as direções das empresas apostam numa política terrorista sobre os trabalhadores, para que eles não se mobilizem. Na Dataprev, foram mais de 70 demissões com a campanha salarial já iniciada. Agora, os descontos e compensações da greve de 2011 e, como se fosse pouco, proíbe a realização de assembleias dentro da empresa em estados que participaram fortemente da greve no ano passado.

No Serpro, com o desrespeito das direções da empresa aos direitos dos trabalhadores, temos várias ações trabalhistas que envolvem o RARH de MG, horas extras, plano de saúde, FCT/FCA e outras, sendo que algumas tiveram resultado favorável aos trabalhadores. Diante disso, a direção do Serpro lança rumores de que a empresa pode “quebrar”, “fechar” e outros absurdos devido a essas ações judiciais.

São verdadeiros assédios morais coletivos sobre os trabalhadores.


Fenadados faz o jogo das direções das empresas: Rejeita a unidade para lutar!

A Fenadados, infelizmente mais uma vez, faz o jogo das direções de empresas ao rejeitar a unidade para lutar. Os sindicatos, OLTs e ANED que participam da FNI fizeram um grande chamado à unidade para mobilização da categoria aos sindicatos, OLTs e, inclusive, à Fenadados, a partir das demissões na Dataprev. Importantes atos unitários chegaram a ser realizados em Brasília e nos estados contra as demissões. Agora, a FNI propôs estender essa unidade para a campanha salarial. A Fenadados negou.



Assembleia na Dataprev/SC
Nas mesas de negociação com a direção das empresas, a federação impediu que as representações da FNI participassem como observadores, chegando a se valer de seguranças para isso, com a conivência das direções da Dataprev e do Serpro. Agora, na Dataprev, na mesa de negociação da campanha salarial, a Fenadados se nega a incluir na pauta de reivindicações a garantia de emprego e outras cláusulas importantes para os trabalhadores, como o GEAP e o adicional de atividade. No Serpro, a Fenadados nesse momento negocia a perda de autonomia das OLTs frente aos sindicatos, passando o
controle das eleições a eles. Também negocia outros absurdos sem
consultar a categoria, como o abatimento de ações trabalhistas no Serpro
sobre as horas extras.


Trabalhadores apontam a construção da mobilização como saída

Os trabalhadores, reunidos nas duas assembleias em SC, apontaram a saída: construir o processo de mobilização do conjunto da categoria.

Foram rejeitadas nas assembleias as propostas das empresas de reajuste sem ganho real. Foi reafirmada a necessidade de todas as representações sindicais dos trabalhadores participarem da mesa de negociação. No Serpro, foi rejeitada também a transferência do controle das eleições das OLTs aos sindicatos.

Na Dataprev, foi reforçada a necessidade de se lutar pelo ganho real e adicionar outros temas na mesa de negociação, como a garantia de emprego, o GEAP e o adicional de atividade. Na Dataprev, também foi encaminhada a ida à justiça para se buscar o pagamento do retroativo do adicional de atividade corrigido pelos reajustes salariais obtidos e não repassados a este adicional.

Nos próximos dias será realizada na Dataprev e no Serpro de Santa Catarina a enquete que a FNI propôs nacionalmente. Foi também distribuída aos trabalhadores uma cartilha com breve histórico para o debate da desfiliação do SINDPD/SC da CUT (Central Única dos Trabalhadores) e da Fenadados (Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Processamento de Dados, Serviços em Informática e Similares), entidades que perderam sua independência diante de governos e direções de empresas e não mais representam os interesses dos trabalhadores de TI. A assembleia de desfiliação do SINDPD/SC acontecerá no dia 25 de julho.

SINDPD/SCwww.sindpdsc.org.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário