Componentes da Frente

FNI - Frente Nacional dos Trabalhadores em Informática {APOIAM ==> SINDPD/SC; SINDTIC/SE; OLT SERPRO/BA; OLT SERPRO/RJ; OLT Dataprev/SP; OLT Datraprev/RS; OLT SERPRO/RS; SINDPD/RS }

O Que é a FNI

A FNI é o instrumento alternativo de organização e de luta que os trabalhadores de TI do Brasil estão construindo. Uma frente que defenda os interesses dos trabalhadores e independente de governos e das empresas.

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Por que a Fenadados rejeita a unidade para lutar? A categoria já está perdendo com isso!


A Fenadados, infelizmente mais uma vez, faz o jogo das direções de empresas ao rejeitar a unidade para lutar. Os sindicatos, OLTs e ANED, que participam da FNI, fizeram um grande chamado à unidade nas negociações da Campanha salarial de Serpro e Dataprev para construir a mobilização unitária da categoria. Por que a Fenadados não quer essa unidade?

As direções das empresas só querem pagar a inflação

As propostas apresentadas pelo Serpro e pela Dataprev demonstram o total desinteresse com seus trabalhadores. É de conhecimento que a arrecadação no país cresce e que as duas empresas gastam muito com cargos de confiança, cometem erros que levam os trabalhadores a recorrer à Justiça etc. Mas infelizmente estão sendo esquecidos os principais motivadores pela excelência na prestação de serviço das duas empresas, que são seus trabalhadores. São as empresas as principais interessadas na divisão da categoria, pois querem facilidade para impor os ataques às conquistas dos trabalhadores.

Na Dataprev, a pauta da campanha tem somente três pontos

Como fazer campanha salarial com três pontos de pauta em que não se fala em garantia de emprego depois de setenta demissões em todo o país. Obviamente, não existe interesse de fazer uma verdadeira campanha salarial. E para confirmar essa postura, na mesa de negociação feita às escondidas, na sede da CUT, em Maio, nenhum registro em ata foi feito sobre as demissões.  

No Serpro, acertos com a empresa sem consulta aos trabalhadores

Em comum acordo, Serpro e Fenadados tentam passar para as mãos dos sindicatos o controle das OLTs. Estas são um patrimônio dos trabalhadores e fundamentais na organização dos funcionários dentro das empresas. Também são símbolos de resistência, por isso querem tirar sua autonomia.

O último fato grave foi o acerto feito entre Serpro e Fenadados, tentando legitimar a proposta absurda da empresa de pagar a menos em um passivo de horas extras por conta de cálculos errados feitos pela empresa. No final do dia 22/06 a federação tentou explicar o inexplicável, em seu site, e esta frase final diz tudo: “Por esta razão, temos a consciência de que o trabalhador irá refletir de forma madura e adotar uma decisão responsável”. A questão para a federação não é se o trabalhador vai ter ou não prejuízo, mas se vai ter uma decisão responsável, que em outras palavras significa se vai abrir mão do seu direito para favorecer sua aliada, a direção do Serpro.

Até sindicatos parceiros da Fenadados, como PE e MG, criticaram oficialmente o “acerto” feito pelo Serpro e federação. Isso demonstra que nem os aliados estão sendo consultados, pois os trabalhadores, que são os principais interessados, faz muito tempo que não vêm sendo ouvidos.


Discussão sobre aumento no plano de saúde do Serpro, você sabia?

O Sindicato de Pernambuco divulgou o trecho que segue em seu site na semana passada:

“O SERPRO está colocando em discussão a possibilidade concreta de um reajuste no plano de saúde que se aproxima dos 50%, pois o déficit até 2013 é de 47,26% ...”

Algum trabalhador do Serpro leu ou ouviu essa informação? Até agora não teve nenhuma notícia oficial da empresa e nenhuma informação da Comissão de Saúde, da qual faz parte a Fenadados. Já não é mais surpresa para ninguém que a federação não divulga informações prejudiciais aos trabalhadores para não atrapalhar seus acertos com as direções das empresas.   

É por tudo isso que a Fenadados não quer os sindicatos que constroem a FNI nas mesas de negociação. Para continuarem manipulando as informações e assinando em baixo do que querem as direções das empresas. Somente a base da categoria, de forma organizada, poderá pôr um fim a tudo isso.

Participe da enquete organizada pelas OLTs, sindicatos e ANED

A enquete que estamos realizando em nível nacional pode ser o início da virada. Os trabalhadores poderão dar sua opinar sobre tudo que está acontecendo e com isso começar a mudar esta realidade!

Procure o representante da FNI no seu estado e participe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário