Componentes da Frente

FNI - Frente Nacional dos Trabalhadores em Informática {APOIAM ==> SINDPD/SC; SINDTIC/SE; OLT SERPRO/BA; OLT SERPRO/RJ; OLT Dataprev/SP; OLT Datraprev/RS; OLT SERPRO/RS; SINDPD/RS }

O Que é a FNI

A FNI é o instrumento alternativo de organização e de luta que os trabalhadores de TI do Brasil estão construindo. Uma frente que defenda os interesses dos trabalhadores e independente de governos e das empresas.

terça-feira, 12 de junho de 2012

Fenadados e sindicatos estão fraudando a vontade dos trabalhadores para controlar as OLTs do Serpro


Hoje as OLTs do Serpro são independentes e autônomas dos sindicatos/Fenadados. Isso está incomodando muita gente.

As assembleias dentro das regionais de SP, MG, DF, CE, PA, PE, SC, RS e BA, quando da construção da pauta da Campanha Salarial, não debateram alterar a cláusula 28 do acordo que prevê que a eleição das OLTs deve ser organizada por elas próprias. Também não existe registro desse debate nos estados onde não tem regional. A única assembleia que encaminhou esse tema foi realizada dentro do Sindpd/RJ, com seguranças na porta, pois é de conhecimento que quem quer essa mudança é somente a diretoria do Sindpd/RJ. 
A plenária da Fenadados que teria encaminhado esse item para a pauta do Serpro contou com o voto de muitos delegados que sequer eram do Serpro ou da Dataprev. E que definiram contra a vontade dos trabalhadores dos seus estados.  

Para legitimar seu engodo, o Sindpd/RJ/Fenadados está tentando confundir, espalhando que no RS é o sindicato que controla a eleição quando, na verdade, todos os anos é feita uma assembleia em que a OLT encaminha, junto aos trabalhadores, todo o processo eleitoral com o acompanhamento do sindicato. Mas também estão espalhando outras inverdades.

A Fenadados extinguiu o representante nacional das OLTs na mesa de negociação em 2012. Você sabia?

Até 2011 havia um representante de OLTs que era eleito na plenária de campanha para acompanhar as negociações. É bem verdade que a Fenadados tinha o controle de quem seria eleito, mas essa representação existia e podia questionar o processo. Em 2009, por pressão da base do Paraná, o representante nacional das OLTs que era da Regional Curitiba questionou a postura da Fenadados e se juntou ao denominado G5: RS, SC, RJ, PR, BA. Agora querem evitar que esse fato se repita e por isso, na plenária da Fenadados de março, acabaram com o representante nacional das OLTs.

Fragilizar as OLTs é o caminho da extinção
  
O desespero para fraudar a vontade da categoria e para controlar as OLTs é tão grande que no RJ estão criando assembleias fantasmas, como aconteceu em Niterói/RJ. Com isso, mudaram a totalização da votação que havia sido feita em outros prédios na semana passada, que não aceitaram alterar a cláusula 28, que garante o controle da eleição das OLTs por elas próprias. 

Fica cada vez mais evidente que mexer na cláusula 28 é só mais um passo para acabar com as OLTs autônomas combativas e que estão causando dificuldades para a relação de parceria entre Fenadados e Serpro. Esse filme já passou em outras categorias. Os sindicatos começaram controlando e depois acabaram com seu espaço de atuação.

Está sendo organizada uma enquete nas regionais. Participe!

É importante que todos os estados debatam sobre esse tema participando da enquete que as OLTs e alguns sindicatos estão organizando. Vamos mudar o rumo dessa história antes que eles acabem com as nossas conquistas. Vamos fazer como as assembleias dos trabalhadores de Curitiba e também do Rio de Janeiro, que negaram a alteração da cláusula 28.
Somente os trabalhadores do Serpro podem pôr fim a isso. Na Dataprev, em 2011, a categoria passou por cima da Fenadados e da maioria dos sindicatos, fez greve e decidiu até o fim da sua luta. Mostrou que é possível virar o jogo. Temos que agir contra mais essa fraude que estão impondo aos trabalhadores.

OLTs e sindicatos que constroem a FNI

Nenhum comentário:

Postar um comentário