Colegas, fiquem alertas e vigilantes. Não devemos aceitar que alguns sindicalistas destruam a unidade nacional que estamos construindo e derrotem a categoria antes da segunda parte da luta começar. Cadê o Comando Unificado que foi proposto na reunião entre FNI e Fenadados?
Por essa notícia a direção do Serpro não esperava: os trabalhadores rejeitando em massa o 1% oferecido somente para as tabelas salariais. Dez regionais rejeitaram a proposta do Serpro: SC, RS, BA, DF, PE, PR, PA, MG, SP, RJ, além do escritório de GO. A categoria não quer aceitar mais um ano sem ganho real e avanço nos benefícios, enquanto o Serpro fecha o ano com lucro acima do previsto. É importante constatar que vários sindicalistas foram pegos de surpresa, pois não acreditaram e não trabalharam pela rejeição da proposta.
Contraproposta de 3% já aprovada em seis estados
Além de rejeitar a proposta do Serpro, os trabalhadores de vários estados aprovaram uma contraproposta a ser apresentada para a empresa, em que reivindicam 3% de ganho real - ou até mais - como foi o caso no RS, SC, PR, DF, RJ e BA. No PA, a proposta foi de 2% e, em São Paulo, os trabalhadores mantiveram a proposta original da pauta de reivindicações. Também foram aprovadas propostas para igualar o auxílio-creche com o valor pago pela Dataprev, além do reembolso escolar que não temos no Serpro. A categoria exige, ainda, o reajuste no tíquete pelo valor do índice da alimentação fora de casa calculado pelo DIEESE, que ficou acima de 13%. Outro item aprovado foi a busca de mediação no TST (Tribunal Superior do Trabalho) e ou no MPT (Ministério Público do Trabalho), caso o Serpro se mantenha intransigente.
Categoria quer mobilização e comando unificados. Quem romper será responsabilizado!
Além da rejeição à proposta do Serpro, as assembleias estão aprovando paralisação de 24h e outras mobilizações, de forma unificada. Aproveitamos para lembrar que na semana passada, 24 de julho, representações sindicais de SC e do RS e a OLT/DF, todos representando a FNI, foram até a sede da Fenadados em Brasília para construir a unidade das mobilizações e das negociações. Após debate, foi construída de comum acordo a proposta de um COMANDO UNIFICADO com a presença de todos os sindicatos da FNI e da Fenadados, a ser realizado em 7 ou 8 de Agosto, para organizar um calendário unificado nacional de mobilização.
Queremos lembrar que as bases de vários estados como PA, DF, RJ, SC, RS, BA e PE foram informadas, por seus sindicatos, de que haveria um comando unificado - e este foi um forte motivo para votar a favor da mobilização.
Nesta quinta-feira, a Fenadados está realizando um comando nacional e não deu nenhum retorno, até o momento, aos sindicatos e OLTs ligados a FNI que atuam em SC, RS, BA, DF, SE e RJ. Somos metade da organização em todo o país e queremos que respeitem o que acordaram com as representações desses trabalhadores!
Esperamos que não aconteça nenhum golpe na construção da unidade e ainda aguardamos um retorno da Fenadados sobre a proposta indicativa que construímos de comando unificado. Afinal, temos a convicção de que algumas entidades sindicais, de forma isolada, não serão capazes de organizar uma ação nacional forte para enfrentar a intransigência da direção do Serpro.
Sindicatos e OLTs que constroem a FNI e OLTs parceiras
Parabéns FNI e ao seu site. É o único que vem informando os trabalhadores sobre o andamento as negociações com o SERPRO. A falta de informações tem sido um dos maiores problemas com relação às mobilizações.
ResponderExcluirApoiado!
ResponderExcluir