Componentes da Frente

FNI - Frente Nacional dos Trabalhadores em Informática {APOIAM ==> SINDPD/SC; SINDTIC/SE; OLT SERPRO/BA; OLT SERPRO/RJ; OLT Dataprev/SP; OLT Datraprev/RS; OLT SERPRO/RS; SINDPD/RS }

O Que é a FNI

A FNI é o instrumento alternativo de organização e de luta que os trabalhadores de TI do Brasil estão construindo. Uma frente que defenda os interesses dos trabalhadores e independente de governos e das empresas.

terça-feira, 14 de junho de 2016

Reunião entre OLTs e sindicatos da FNI e a nova direção do SERPRO



Reunião com a nova direção do SERPRO
Representantes das OLTs e dos sindicatos do RS, SC, AL e BA (que compõem a FNI), a OLT/DF,  a OLT de SP e o SINDPD/SP se reuniram com a nova direção do SERPRO no final da manhã dessa terça-feira (14/06) em Brasília. Por parte da empresa, estiveram presentes a presidente, Gloria Guimarães, e o diretor Fernando Garrido.

Nós, da FNI, destacamos a importância de que TODAS as representações dos trabalhadores, sindicatos e federações participem conjuntamente das reuniões e mesas de negociação junto à empresa. A presidente Glória se comprometeu a garantir a participação de todas as representações nos debates.

A representação dos trabalhadores abriu a discussão sobre a situação da empresa dizendo que defende o SERPRO como empresa pública do estado brasileiro. A presidente Glória afirmou que nunca pensou em privatizar ou terceirizar os serviços prestados pelo SERPRO.

Defendemos nenhum corte em direitos e nas FCTs e FCAs, bem como seja revista a enorme quantidade de GFCs. Afinal, a "crise" por que passa o SERPRO não foi provocada pelos trabalhadores, portanto não somos nós que devemos pagar por ela. Afirmamos que se a empresa está realmente enfrentando uma crise financeira, os cortes devem ser feitos "de cima para baixo", começando pelos altos salários e volumosas gratificações dos cargos de confiança - e não pelos trabalhadores.

Em relação a esse assunto da redução de FCT/FCA, os representantes do SERPRO disseram que somente será tratado depois dos ajustes nas GFCs, em Setembro. A presidente Glória Guimarães se comprometeu a chamar as representações dos trabalhadores antes de tomar medidas de redução, caso as faça.

Nessa reunião, também entregamos o abaixo-assinado online encaminhado pela FNI, no qual pedimos a exoneração da diretoria do SERPROS. A petição já conta com mais de 1.600 assinaturas. As OLTs e os sindicatos da FNI aproveitaram o momento da entrega para conclamar que a direção da empresa se sensibilize em relação ao tema, tão importante a todos os trabalhadores, que contribuíram durante anos e anos a um fundo que, agora, sofre as consequências de más e irresponsáveis gestões.



Outros assuntos que foram tratados:

# REDUÇÃO DA JORNADA DE TRABALHO: ficou indicada uma reunião com a direção da empresa e todas as representações sindicais para tratar do tema, logo após a próxima reunião que deve fechar o relatório da comissão paritária.

# COMPENSAÇÃO DAS HORAS DE GREVE: a presidente disse que não pode zerar essas horas, mas que irá pensar em alguma alternativa para encaminhar a questão.

# LIBERAÇÕES SINDICAIS: será reavaliada a situação dos estados que, por força do ACT (Acordo Coletivo), estão sem liberação e sem banco de horas sindicais.

# Normas GP 21 e 73 serão reavaliadas. A norma GP 21 trata da questão dos funcionários que têm ação trabalhista não poder ocupar cargo de confiança. A norma 73 trata das transferências.

# ANISTIADOS: as OLTs e os sindicatos se comprometeram em remeter, à empresa, os documentos que fizeram parte das discussões, a fim de recuperar o tema da equiparação salarial dos anistiados.




16 de Junho é dia de MOBILIZAÇÃO NACIONAL em defesa do SERPROS e contra a retirada de direitos!

Nos estados onde estão os sindicatos da FNI (RS, SC, AL) e na Bahia, com os diretores do SERPRO no Sindados/BA, assembleias de trabalhadores decidiram por se mobilizarem nesta QUINTA-FEIRA (16/06) em defesa do SERPROS e contra a retirada de direitos!

Mas os trabalhadores podem e devem se mobilizar! Vamos fortalecer esse movimento e mostrar à nova direção do SERPRO que não aceitaremos retrocessos! Sempre resistiremos e lutaremos por nossos direitos!

Organize a assembleia em seu estado. Participe da mobilização nacional nesta quinta-feira!




OLTs e sindicatos que constroem a FNI e entidades parceiras

3 comentários:

  1. Vamos combinar que o diálogo já é um avanço enorme... e o respeito então!!!

    ResponderExcluir
  2. Como é bom poder participar deste novo tempo na nossa Empresa. Dirigentes que representam de fato os interesses do Estado brasileiro conversando respeitosamente com nossos legítimos representantes. Me belisca para eu ter certeza de que não estou sonhando.

    ResponderExcluir
  3. Meus caros e caras bravos e bravas guerreiros e guerreiras da FNI, é bom que todos e todas saibam que o corpo gerencial da empresa, aqueles que recebem GFC são, antes de mais nada, trabalhadores e trabalhadores, tal qual aqueles que recebem a agora ameaçada FCT. Se a estrutura da empresa está "inchada" por excesso de órgãos, isso é uma coisa, precisa ser revista e está sendo revista. Agora desmerecer os colegas que ocupam função gerencial e recebem GFC isso outra coisa inaceitável. Todos são igualmente trabalhadores e trabalhadoras que lutam por esta empresa.

    ResponderExcluir