Componentes da Frente

FNI - Frente Nacional dos Trabalhadores em Informática {APOIAM ==> SINDPD/SC; SINDTIC/SE; OLT SERPRO/BA; OLT SERPRO/RJ; OLT Dataprev/SP; OLT Datraprev/RS; OLT SERPRO/RS; SINDPD/RS }

O Que é a FNI

A FNI é o instrumento alternativo de organização e de luta que os trabalhadores de TI do Brasil estão construindo. Uma frente que defenda os interesses dos trabalhadores e independente de governos e das empresas.

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Fenadados não surpreende mais ninguém e assemelha-se ao BBB!


Agora, em conluio com o Serpro, cortou a liberação sindical do Sindpd/SC

A Fenadados, que deveria ser uma representação dos trabalhadores, investiu mais uma vez contra a organização sindical. A última ação ocorreu na segunda-feira(30/01), quando enviou um ofício cortando a liberação sindical do Sindpd/SC. Na Dataprev a liberação sindical se dá através dos sindicatos, mas, no Serpro, a Federação conseguiu escrever no Acordo Coletivo que é deles o controle dos pedidos de liberação.

Fica claro que é uma jogada ensaiada entre empresa e federação. São 28 liberações ao todo e eles usam em torno de 15. Isso demonstra o medo que eles têm da organização independente dos trabalhadores. Agora que começamos mais uma Campanha Salarial, empresa e fenadados voltaram a disseminar novamente que só a Federação tem o poder de representar os trabalhadores. Mas quem barrou o concurso fraudulento da Dataprev? Quem  tem combatido os principais ataques que a empresa está fazendo na questão da Geap? Quem tem defendido bravamente a manutenção das atuais condições do plano de saúde no Serpro? Quem foi ao TST defender os trabalhadores na greve do Serpro em 2009 e da Dataprev em 2011? Todos os temas eram nacionais.

A resposta a essas perguntas é simples: com a participação fundamental dos trabalhadores os sindicatos independentes  organizados na FNI estiveram à frente de todas essas discussões. E porque então ainda não fomos recebidos pela empresa para negociar? Porque a federação e a empresa atuam em conluio contra os interesses da categoria e tentam barrar, de todas as maneiras, a vontade dos trabalhadores de saírem vitoriosos nessa luta.

A Federação se sente dona do Acordo Coletivo conquistado na luta dos trabalhadores e acha também que tem o direito de manipular as liberações sindicais como lhes convier. Para se ter uma ideia, somente em Brasília liberaram quatro "sindicalistas", sendo dois deles empresários que, no período da liberação do trabalho, cuidam de seus negócios.

Gente que faz a Fenadados

Quem compõe e defende a Fenadados são pessoas como os sindicalistas da PB, que entraram com uma ação contra a Associação dos Empregados por ter defendido os trabalhadores em ação judicial; Como os sindicalistas do RJ, que tentaram impedir a fala de colegas de SC que foram na assembleia do Rio relatar sobre a sua greve; Sindicalistas como os do Serpro/RJ, que foram recebidos por mais de duzentos trabalhadores com nariz de palhaço por não respeitarem as deliberações de Assembleia; Sindicalistas como os do DF, RJ e  SP, onde estão as maiores bases do Serpro e da Dataprev, que resolveram repassar a procuração para a Fenadados, mesmo sem a terem aprovado em assembleia, bem como sindicalistas empresários liberados pela Fenadados para cuidar dos seus "negócios". Esta também na conta da Fenadados os votos ilegítimos que deram a vitória para a atual direção sub-judice do Sindpd-RJ. Essa situação foi articulada diretamente pela presidência da federação.

Somente os trabalhadores podem surpreender nesse jogo armado entre empresas e federação!

Devemos estar atentos a outros golpes em andamento. Eles estão se sentindo seguros e cada vez mais comprometidos com a direção das empresas. Somente os trabalhadores podem surpreendê-los, dizendo NÃO às procurações da Fenadados e exigindo que os seus sindicatos, por meio das comissões de negociação eleitas em assembleia, os representem. Isso deve se dar através de um Fórum de Negociação, onde todas as entidades representativas dos trabalhadores (sindicatos/comissões de negociação, federações, etc) possam estar representadas. 

Sindicatos, OLTs e FNI

2 comentários:

  1. O que voces da FNI do sindicato do Rio Grande do Sul estao fazendo para melhora os salarios dos trabalhadores das empresas particulares de TI e por que nao tem enm um Diretor destas empresas na Direcao do sindicato?

    ResponderExcluir
  2. Talvez o Sr. Ademir Diniz (que é presidente do Sindpd/PB) estivésse mais preocupado em processar quem efetivamente defende os trabalhadores da Dataprev/PB; e por isto ele não teve tempo de ver nossa página, onde podem ser conferidas publicamente as ações do Sindppd/RS e dos trabalhadores do setor privado de TI do nosso estado, no sentido de buscar melhores salários e condições de trabalho. Mas ainda há tempo: www.sindppd-rs.org.br bastando clicar no link "particulares".

    Saudações,
    Luís Sá - Diretor do Sindppd/RS

    ResponderExcluir