Componentes da Frente

FNI - Frente Nacional dos Trabalhadores em Informática {APOIAM ==> SINDPD/SC; SINDTIC/SE; OLT SERPRO/BA; OLT SERPRO/RJ; OLT Dataprev/SP; OLT Datraprev/RS; OLT SERPRO/RS; SINDPD/RS }

O Que é a FNI

A FNI é o instrumento alternativo de organização e de luta que os trabalhadores de TI do Brasil estão construindo. Uma frente que defenda os interesses dos trabalhadores e independente de governos e das empresas.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Onde foi parar a democracia?

A Fenadados quer impedir os trabalhadores de decidirem quem vai lhes representar. Exija seus direitos!
 
Nesta terça, no Serpro, e na quarta-feira, na Dataprev, acontecerão assembleias da Campanha Salarial dos trabalhadores e já começaram as tentativas de dificultar a participação e a decisão da categoria por parte da Fenadados/sindicatos.

Com medo de perder a votação sobre a procuração, a Fenadados achou um jeito de evitar o risco, tirando este item da pauta das assembleias. Em todas as assembleias, na semana de véspera do carnaval, os sindicatos, orientados pela federação, não colocaram no edital o item da votação sobre a procuração para a Fenadados representar os trabalhadores (com exceção do Pará). Nenhuma explicação que irão inventar justifica tal medida. A Fenadados, com medo dos trabalhadores, resolveu decidir sozinha.

Votação da Procuração sim!

Vamos exigir que leiam o edital de convocação no ínicio da assembleia. Mesmo se não estiver no edital o item que trate da procuração, é um direito exigir a votação da mesma e exigir também que conste em ata. O poder de negociação é dos sindicatos/comissões de negociação, já que isso está previsto na Constituição Federal e são as assembleias que podem, ou não, dar poderes para entidade de instância superior.

A federação está usando o argumento do Acórdão resultante do julgamento do dissídio da Dataprev. Esse julgamento  não dispensa expressamente as procurações, até porque a contestação da própria FENADADOS é com base exatamente nas procurações que possuía. A federação representa sindicatos e não suas bases. Por isso, não podem proibir os trabalhadores de votar sobre essas procurações nas assembleias.


Vejam que a Fenadados criou mais três federações. Então eles não são os únicos. Porque não divulgam isso?

Empresa e Fenadados não toleram ver sindicatos independentes defendendo os interesses dos trabalhadores de todo o país, como aconteceu na conciliação no TST na greve do Serpro em 2009 e da Dataprev em 2011.

Pauta de reivindicações - Itens fundamentais
- Reajuste em torno de 14% (Perdas do ano, aumento real para 2012);
- Auxílio Creche/Escolar para o Serpro de R$ 852,14 e para a Dataprev 60% do nível 1 da tabela salarial;
- Incorporação da FCT/FCA (Serpro)
- E na Dataprev incorporar o Adicional por Atividade com reajuste desde 2009.


A Fenadados, depois de dois anos sem ganho real e sem PPLR, quer pedir menos de 10% de índice de reposição salarial. Será que isso é para facilitar a vida das empresas?

Na campanha salarial da Dataprev a federação só quer discutir os itens conômicos, deixando de lado todas as outras cláusulas.
A decisão do TST  determinou  que a sentença normativa vigore a partir de 1º de maio de 2011 e tenha validade por um prazo máximo de quatro anos. Como é regra do TST, a federação quer se aproveitar desse argumento para decidir sozinha, não tratando dos outros itens do acordo coletivo.

Não está proibido sob hipótese nenhuma  a negociação de todos os itens, mas se a Fenadados deseja se acomodar por quatro anos, ela não pode decidir isso pelos trabalhadores. Quem deve decidir é a categoria! E nós entendemos que lutar para avançar é um direito dos trabalhadores!

Criação de um Fórum Nacional de negociação

Queremos levar para a categoria a proposta de que seja formado um Fórum Nacional de Negociação com todos os sindicatos e entidades nacionais representados. O que não pode é a Fenadados continuar sozinha negociando sem representar a vontade da categoria. Isso é exclusão!
  
Chega de traição! Há mais de dez anos isso vem acontendo. É preciso saber que nossa organização pode demorar um pouco, mas os fatos demonstram que estamos certos e dentro da Fenadados não tem espaço para quem quer lutar em defesa dos trabalhadores e das empresas públicas.

Importante

Abaixo, o link do edital do Pará que prevê votar a procuração. Por que esse item somente no Pará e não nos outros estados?http://www.sindpdpa.org.br/framework/view/upload/File/modelo%20site.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário