A Fenadados quer impedir os trabalhadores de decidirem quem vai lhes representar. Exija seus direitos!
Nesta terça, no Serpro, e na quarta-feira, na Dataprev, acontecerão assembleias da Campanha Salarial dos trabalhadores e já começaram as tentativas de dificultar a participação e a decisão da categoria por parte da Fenadados/sindicatos.
Com medo de perder a votação sobre a procuração, a Fenadados achou um jeito de evitar o risco, tirando este item da pauta das assembleias. Em todas as assembleias, na semana de véspera do carnaval, os sindicatos, orientados pela federação, não colocaram no edital o item da votação sobre a procuração para a Fenadados representar os trabalhadores (com exceção do Pará). Nenhuma explicação que irão inventar justifica tal medida. A Fenadados, com medo dos trabalhadores, resolveu decidir sozinha.
Votação da Procuração sim!
Vamos exigir que leiam o edital de convocação no ínicio da assembleia. Mesmo se não estiver no edital o item que trate da procuração, é um direito exigir a votação da mesma e exigir também que conste em ata. O poder de negociação é dos sindicatos/comissões de negociação, já que isso está previsto na Constituição Federal e são as assembleias que podem, ou não, dar poderes para entidade de instância superior.
A federação está usando o argumento do Acórdão resultante do julgamento do dissídio da Dataprev. Esse julgamento não dispensa expressamente as procurações, até porque a contestação da própria FENADADOS é com base exatamente nas procurações que possuía. A federação representa sindicatos e não suas bases. Por isso, não podem proibir os trabalhadores de votar sobre essas procurações nas assembleias.
Vejam que a Fenadados criou mais três federações. Então eles não são os únicos. Porque não divulgam isso?
Empresa e Fenadados não toleram ver sindicatos independentes defendendo os interesses dos trabalhadores de todo o país, como aconteceu na conciliação no TST na greve do Serpro em 2009 e da Dataprev em 2011.
Pauta de reivindicações - Itens fundamentais
- Reajuste em torno de 14% (Perdas do ano, aumento real para 2012);
- Auxílio Creche/Escolar para o Serpro de R$ 852,14 e para a Dataprev 60% do nível 1 da tabela salarial;
- Incorporação da FCT/FCA (Serpro)
- E na Dataprev incorporar o Adicional por Atividade com reajuste desde 2009.
A Fenadados, depois de dois anos sem ganho real e sem PPLR, quer pedir menos de 10% de índice de reposição salarial. Será que isso é para facilitar a vida das empresas?
Na campanha salarial da Dataprev a federação só quer discutir os itens conômicos, deixando de lado todas as outras cláusulas.
A decisão do TST determinou que a sentença normativa vigore a partir de 1º de maio de 2011 e tenha validade por um prazo máximo de quatro anos. Como é regra do TST, a federação quer se aproveitar desse argumento para decidir sozinha, não tratando dos outros itens do acordo coletivo.
Não está proibido sob hipótese nenhuma a negociação de todos os itens, mas se a Fenadados deseja se acomodar por quatro anos, ela não pode decidir isso pelos trabalhadores. Quem deve decidir é a categoria! E nós entendemos que lutar para avançar é um direito dos trabalhadores!
Criação de um Fórum Nacional de negociação
Queremos levar para a categoria a proposta de que seja formado um Fórum Nacional de Negociação com todos os sindicatos e entidades nacionais representados. O que não pode é a Fenadados continuar sozinha negociando sem representar a vontade da categoria. Isso é exclusão!
Chega de traição! Há mais de dez anos isso vem acontendo. É preciso saber que nossa organização pode demorar um pouco, mas os fatos demonstram que estamos certos e dentro da Fenadados não tem espaço para quem quer lutar em defesa dos trabalhadores e das empresas públicas.
Importante
Abaixo, o link do edital do Pará que prevê votar a procuração. Por que esse item somente no Pará e não nos outros estados?http://www.sindpdpa.org.br/framework/view/upload/File/modelo%20site.pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário