Componentes da Frente

FNI - Frente Nacional dos Trabalhadores em Informática {APOIAM ==> SINDPD/SC; SINDTIC/SE; OLT SERPRO/BA; OLT SERPRO/RJ; OLT Dataprev/SP; OLT Datraprev/RS; OLT SERPRO/RS; SINDPD/RS }

O Que é a FNI

A FNI é o instrumento alternativo de organização e de luta que os trabalhadores de TI do Brasil estão construindo. Uma frente que defenda os interesses dos trabalhadores e independente de governos e das empresas.

quinta-feira, 2 de julho de 2015

Jornada de 6h mobilizou trabalhadores de Norte a Sul do país


Trabalhadores do Serpro de várias regionais se mobilizaram nessa quarta-feira (1/07) por avanços na campanha salarial. O destaque ficou para a pauta da redução da jornada de trabalho de 6h, ressaltada no ano passado pelos colegas de Santa Catarina e que, dia a dia, vem recebendo cada vez mais apoio dos trabalhadores.  

Em alguns estados, ocorreram assembleias, lanches coletivos e atividades curtas, mas que marcaram a posição da categoria. Foi o que ocorreu em Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC - foto ao lado), Brasília, Belo Horizonte (MG) e Salvador (BA). Em outros, como em Belém (Pará), colegas usaram o dia para distribuir os cordões da campanha pelas 6h. Já enviamos cordões a colegas das onze regionais do Serpro (DF, RJ, PE, MG, PA, RS, SC, SP, CE, BA e PR) e alguns escritórios.

Todas as atividades dessa quarta foram bem importantes e esperamos que a adesão dos trabalhadores à luta por avanços na campanha salarial e pela redução da jornada para 6h cresça cada vez mais. Afinal, quantos mais formos, mais forte ficaremos! 

Convidamos desde já tod@s @s colegas a participarem da mobilização nacional no dia 14 de Julho. Essa data marca as punições que foram sofridas pelos trabalhadores de Santa Catarina por terem feito greve na forma das 6 h na campanha salarial passada - punições efetuadas pela direção do Serpro e contra as quais a Fenadados não moveu um único dedo.

O objetivo é que o Dia Nacional de Mobilizações em 14 de Julho seja para nos manifestarmos contra a repressão da direção do Serpro aos que lutam e, especialmente, para reafirmarmos a vontade e a luta dos trabalhadores pela jornada de 6h.



Abaixo, fotos das atividades dessa quarta-feira nos estados:


Colega da OLT de Belém (PA)




Brasília (DF)




Salvador (BA)




Colega da OLT de Belo Horizonte (MG)

Mobilização em Belo Horizonte (MG)





Florianópolis (SC)



Porto Alegre (RS)





RETROSPECTO: Punição do Serpro aos colegas de Santa Catarina 


Trabalhadores do Serpro e da Dataprev daquele estado praticaram, por duas semanas na campanha salarial passada, a jornada de trabalho de 6h como forma de protesto e, também, para mostrar que essa reivindicação é possível de ser efetuada e de ser atendida pelas direções das empresas.

No Serpro, a mobilização foi duramente reprimida pela direção da empresa, que ordenou que os diretores punissem os grevistas com descontos e, até mesmo, suspendessem os funcionários que participaram da atividade. Com a antecipação de tutela obtida pelo Sindpd/SC na Justiça do Trabalho, a qual determinou que o Serpro não efetuasse os descontos salariais, a direção da empresa deu advertências severas e suspensões aos grevistas.

Atualmente, o caso está em litígio na Justiça do Trabalho e também está sendo investigado pelo MPT (Ministério Público do Trabalho). A Fenadados, que se intitula a representação nacional dos sindicatos e dos trabalhadores da TI, não fez nenhuma defesa dos colegas de SC. 



OLTs e sindicatos que constroem a FNI e entidades parceiras

Nenhum comentário:

Postar um comentário