Componentes da Frente

FNI - Frente Nacional dos Trabalhadores em Informática {APOIAM ==> SINDPD/SC; SINDTIC/SE; OLT SERPRO/BA; OLT SERPRO/RJ; OLT Dataprev/SP; OLT Datraprev/RS; OLT SERPRO/RS; SINDPD/RS }

O Que é a FNI

A FNI é o instrumento alternativo de organização e de luta que os trabalhadores de TI do Brasil estão construindo. Uma frente que defenda os interesses dos trabalhadores e independente de governos e das empresas.

terça-feira, 17 de maio de 2011

Direção do Serpro passa por cima da vontade dos trabalhadores nas negociações


Os trabalhadores da maioria dos estados não deram procuração em assembleias para a Fenadados negociar em seu nome. No entanto, a empresa, fingindo desconhecer tal fato, em conjunto com a federação e diretores sindicais continua fazendo de conta que não sabe de nada. Aliás, isso vem se tornando costumeiro em nosso país.
 
Mais de metade dos quase onze mil trabalhadores da empresa não confiam na federação e não repassaram poderes para a mesma negociar em seus nomes, mas o Serpro se faz de desentendido e passa por cima da vontade da categoria. Enquanto isso, centenas de trabalhadores continuam pagando pela absurda punição imposta pela direção do Serpro em comum acordo com seus pares da federação.

A próxima mesa de negociação entre federação e Serpro será em Curitiba e soa como provocação, tendo em vista que esta base também votou contra a entrega da procuração. O sindicato local que abandonou a assembleia continua desrespeitando a vontade dos trabalhadores da regional.
 
A discussão da PPLR, mais uma vez, está sendo encaminhada sem o aval da categoria. Porém, para demonstrar que é possível fazer diferente o Sindppd/RS e os diretores do Serpro do Sindados/BA, em conjunto com as OLTs, convocaram assembleia por edital e construíram uma proposta que está sendo entregue para a empresa.

Dataprev volta a apresentar acordo por dois anos e quer acabar com a maioria das OLTs

Após festejar o acordo rebaixado e por dois anos em 2009 em parceria com a Fenadados, a direção da empresa resolveu aplicar agora um golpe mais forte. Além de mais um acordo por dois anos, a direção da Dataprev quer acabar com as OLTs em quase todos os estados, pois pretende alterar a composição prevendo OLTs somente nos estados que tenham mais de cem trabalhadores. Coube a uma direção do PT, partido do Lula, ex-operário, acenar com tão trágica proposta. Fica cada vez mais nítida a visão de que, de trabalhadores neste partido, só existe vaga lembrança no nome

Dataprev: Em negociação esvaziada, empresa propõe novamente ACT de dois anos e ataca OLT
 
Em uma mesa de negociação composta apenas por representações da Fenadados, pois se nega a negociar com os sindicatos e bases ligados à FNI, a Dataprev jogou pesado mais uma vez: não apresentou proposta salarial e propôs alterações, no Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), que só causam prejuízos aos trabalhadores. Para completar, a reunião de 27 de abril mostrou que a atual direção da empresa pretende mesmo impor restrições à organização dos trabalhadores, e enfiar goela abaixo de todos, novamente, um ACT com validade de dois anos. Isso tudo para quê? Para operar tranquilamente o seu plano de demissões? Para retirar ou reduzir benefícios formalizados apenas nas normas internas?

Em defesa da OLT

Repudiamos veementemente o ataque que a atual direção da Dataprev lançou, em mesa, às Organizações por Local de Trabalho (OLTs). Pelo texto da contrapauta da Dataprev, só poderão ser compostas OLT nas regionais com mais de cem empregados. Além disso, as liberações parciais de expediente, a que os membros de OLT têm direito há muito tempo, sofreriam a restrição da negociação prévia com a chefia imediata. Se, com a atual redação, já há dificuldades pontuais para fazer valer esse direito expresso em ACT, não é difícil imaginar o que farão certos gerentes regionais se depender deles a liberação de algumas horas do trabalhador membro de OLT para o cumprimento das atividades pertinentes ao seu mandato.
 
Denúncias graves contra a direção do Sindpd/RJ e Fenadados
Como confiar em uma diretoria sub judice que sofre denúncias dentro de seu próprio grupo?
 
Os colegas da Dataprev e do Serpro estão recebendo por e-mail notas com o título: GOLPE NO SINDICATO, que foi assinada e enviada por um dos atuais diretores do Sindpd/RJ. As denúncias são gravíssimas, pois são citadas negociações nada transparentes, posturas ditatoriais e má utilização de dinheiro da categoria. Segundo o relato desse diretor, está sendo usado de forma irresponsável o dinheiro da categoria em festas, dentre outras questões.   
 
Vale à pena lembrar que há uma semana circulou pelo país matéria da Revista Época do mês de maio, também com denúncias muito graves contra o presidente da Fenadados e sua assessoria jurídica. Todas essas denúncias só vêm comprovar o que temos informado para a categoria: está no Sindpd/RJ uma diretoria que não respeita a categoria e sofre denúncias do seu próprio grupo.

A categoria não merece isso!
 
Algumas perguntas que ficam sem resposta

Como ficarão as campanhas salariais com toda essa situação e tão graves denúncias, como ficam os trabalhadores do Serpro e da Dataprev que têm uma tradição de luta em defesa de seus direitos e das empresas?

Por que será que as direções das empresas preferem negociar a Campanha Salarial com essas representações?
 
A cada dia que passa os trabalhadores vão entendendo porque as empresas preferem negociar com a Fenadados

Retirada de direitos e nenhum avanço nos assuntos de interesse dos trabalhadores, sem consulta à categoria aceitam o que não representa nenhuma conquista aos trabalhadores e só retrocessos vêm sendo feitos a revelia do corpo funcional. Tudo isso encobre um fato bem concreto: as empresas não suportam a ideia de ter que negociar com sindicatos e representações que têm independência em relação ao governo, ou seja, não participam das indicações na direção do Serpro e da Dataprev. Mas as empresas não poderão encobrir essa situação por muito tempo. A cada dia que passa novos fatos vêm mostrando os atos praticados em conivência entre quem representa os patrões e aqueles que deveriam representar os empregados.

FNI

Nenhum comentário:

Postar um comentário