Componentes da Frente

FNI - Frente Nacional dos Trabalhadores em Informática {APOIAM ==> SINDPD/SC; SINDTIC/SE; OLT SERPRO/BA; OLT SERPRO/RJ; OLT Dataprev/SP; OLT Datraprev/RS; OLT SERPRO/RS; SINDPD/RS }

O Que é a FNI

A FNI é o instrumento alternativo de organização e de luta que os trabalhadores de TI do Brasil estão construindo. Uma frente que defenda os interesses dos trabalhadores e independente de governos e das empresas.

terça-feira, 3 de maio de 2011

Serpro prossegue com sua intransigência habitual e Fenadados continua “negociando” sem procuração ou autorização dos trabalhadores

Empresa insiste em não abrir negociação com a representação da ampla maioria dos trabalhadores do Serpro. Os trabalhadores da BA, DF, RS, PR, SC, SE, RJ, MG e SP não deram procuração em assembleia para a Fenadados negociar em seu nome, mas a empresa, a Fenadados e alguns diretores sindicais fazem de conta que não sabem de nada, aliás isso vem se tornando costumeiro em nosso país. Agora apareceu em mesa de negociação uma nova entidade chamada Fettinf, que tem 4 sindicatos que não representam os trabalhadores do Serpro e Dataprev e mais o Sindpd/SP que inclusive não votou em assembleia o repasse de procuração para a Fenadados. Para camuflar a não autorização dos trabalhadores, tem sindicatos que estão terceirizando seu papel de representantes da categoria.

Sindados MG na coordenação da Mesa da Fenadados?
Chama atenção também o fato de MG, que sempre se posicionou como oposição à direção da federação e não deliberou em sua base procuração para ela, hoje estar como parte da coordenação da mesa da Fenadados. É incompreensível para a categoria tal situação. O Sindados MG deve estar ao lado dos estados que constroem a Campanha Salarial alternativa e são a maioria na base.

A cada dia que passa os trabalhadores vão entendendo porque as empresas preferem negociar com a Fenadados
Retirada de direitos e nenhum avanço, discussões de PPLR sem consulta à categoria e para piorar não representam nenhuma conquista aos trabalhadores, na verdade só retrocesso. Tudo isso encobre um fato bem concreto: a empresa não suporta a ideia de ter que negociar com sindicatos e representações que tem independência em relação ao governo e à direção do Serpro. São sindicatos e OLTs que respeitam a vontade dos trabalhadores. Mas a direção do Serpro não poderá encobrir essa situação por muito tempo. 

Dataprev volta a apresentar acordo por dois anos e quer acabar com maioria das OLTs
Após festejar o acordo por dois anos em 2009 em parceria com a Fenadados, a direção da empresa resolveu aplicar agora um golpe mais forte. Além de mais um acordo por dois anos, a direção da Dataprev quer acabar com as OLTs em quase todos os estados, pois pretende alterar a composição prevendo OLTs somente nos estados que tenham mais de cem trabalhadores. Coube a uma direção do PT, partido do Lula, acenar com tão trágica proposta. Condenamos essas medidas para os colegas da Dataprev e devemos ficar alertas, pois mais dia menos dia isso poderá aparecer para os trabalhadores do Serpro.

Nos próximos dias deverá ser marcada, no Ministério Público do Trabalho, audiência para tratar da negativa do Serpro em negociar com os sindicatos e bases que constroem a Campanha Salarial Alternativa.

OLTs, sindicatos e Frente Nacional dos Trabalhadores em Informática - FNI

Um comentário:

  1. Solicito a FNI inclusão na pauta de negociações (SERPRO), o seguinte ponto:
    - Possibilidade de escolher abono pecuniário de 10 dias mesmo depois da fruição do primeiro período de férias.

    Eu, por exemplo, tenho o segundo período de 20 dias para tirar mas não eh vantagem, por questões de saúde na família. Dessa forma minimizaria minha perda, pois tiraria 10 dias compulsórios (minhas férias vão vencer) e 10 dias restantes em pecúnia.

    Se faltar 20 dias - poder tirar 10 dias e receber 10 dias em pecunia.
    Se faltar 10 dias - poder receber em pecunia.

    ResponderExcluir