Componentes da Frente

FNI - Frente Nacional dos Trabalhadores em Informática {APOIAM ==> SINDPD/SC; SINDTIC/SE; OLT SERPRO/BA; OLT SERPRO/RJ; OLT Dataprev/SP; OLT Datraprev/RS; OLT SERPRO/RS; SINDPD/RS }

O Que é a FNI

A FNI é o instrumento alternativo de organização e de luta que os trabalhadores de TI do Brasil estão construindo. Uma frente que defenda os interesses dos trabalhadores e independente de governos e das empresas.

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

SERPRO usa subterfúgios para cancelar negociação dos dias parados


Nos últimos dias, o SERPRO e a FENADADOS têm tentado tirar os sindicatos do RS e de SC da finalização do ACT 2015/2016 (Acordo Coletivo de Trabalho) que foi construído na conciliação no TST (Tribunal Superior do Trabalho). A situação chega a ser bastante desgastante, pois os ataques ocorrem de todas as formas: tanto para empurrar as entidades para fora da negociação, quanto para tentar enfraquecer os sindicatos e a OLTs da FNI junto aos trabalhadores da empresa. Com isso, tentam jogar trabalhador contra trabalhador e desvalorizar a poderosa GREVE que fizemos.

O episódio promovido pela direção do SERPRO por meio do comunicado oficial 
"Em Tempo" (abaixo) enviado a todos os trabalhadores da empresa nessa quinta-feira (12/11) é apenas uma parte da história. Nesse comunicado, o SERPRO avisa que cancelou a reunião para tratar das horas paradas, a qual ocorreria hoje em Brasília. O cancelamento, segundo a empresa, teria sido devido à petição protocolada pelos sindicatos do RS e de SC junto ao TST.








A petição protocolada no Tribunal por RS e SC no dia 5 de Novembro no TST (reproduzido abaixo, completo em pdf, e sem a última página em jpeg - contém apenas a assinatura do advogado), em nenhum momento, trata dos dias parados ou impede tratativas sobre este tema. Vale lembrar que os sindicatos da FNI têm pressionado a FENADADOS e a direção do SERPRO para fazer a reunião a fim de negociar os dias de GREVE - uma situação que é motivo de preocupação entre todos os trabalhadores do SERPRO que se mobilizaram e querem encaminhar essa situação, de forma justa, com rapidez.


Na nossa avaliação, o verdadeiro motivo do cancelamento da reunião pelo SERPRO é para tentar desestabilizar os trabalhadores e as OLTs sindicatos que aguardavam ansiosamente pela reunião na qual nossos sindicatos estariam presentes.


CLIQUE AQUI para ver a petição em pdf




Abaixo, a petição em jpeg:










FENADADOS recebeu ofício em 6 de Novembro e, até hoje, não respondeu ao RS e SC


Essa petição a que a direção do SERPRO se refere tem semelhante teor ao ofício que os sindicatos do RS e SC enviaram à FENADADOS no dia de 6 de Novembro, em que questionam o "Acordo Autônomo" que a federação e a empresa queriam assinar, tudo indica, sem a participação desses sindicatos. Esse "Acordo Autônomo" foi pedido pela FENADADOS em petição encaminhada ao TST em 28 de Outubro (trecho do documento abaixo). 










No ofício protocolado na FENADADOS pelos sindicatos do RS e de SC em 6 de Novembro (documento abaixo), que foi divulgado amplamente pela FNI aqui no blog: 
http://fnialternativa.blogspot.com.br/2015/11/serpro-fenadados-cria-fato-novo-no.html, as entidades perguntam se elas iriam constar no "Acordo Autônomo" (pois são sindicatos assistentes e participaram ativamente das negociações na conciliação do TST) e perguntaram também se este Acordo teria EXATAMENTE a proposta encaminhada pelo TST, que foi aprovada nas assembleias dos trabalhadores nos estados.








Até o momento, a FENADADOS não respondeu essas questões. Devido a esse silêncio, as OLTs e sindicatos da FNI e organizações parceiras se mobilizaram nas regionais com um abaixo-assinado pedindo que o Acordo Coletivo fosse assinado por todos (sindicatos assistentes do RS e de SC, FENADADOS e SERPRO) e com o mesmo teor registrado na proposta do TST.

Também reivindicava que somente seriam aceitas mudanças nele, se estas representassem avanços. Em menos de 2 dias, essa verdadeira força-tarefa de recolhimento de assinaturas conseguiu quase 2 mil adesões: http://fnialternativa.blogspot.com.br/2015/11/importante-abaixo-assinado-dos.html  







No entanto o SERPRO, com uma desculpa no mínimo estranha, que soa como punição, desmarcou a reunião para tratar dos dias parados, e a FENADADOS nada fez para forçar reunião com a empresa.

Embora muitas palavras ao vento sejam jogadas, o fato mesmo é que foi só depois da petição dos sindicatos e do abaixo-assinado é que surgiu a minuta do ACT divulgada no site da federação, com o teor do que foi acordado no TST, mas ainda sem os nomes dos sindicatos nas assinaturas. Para ver a minuta do ACT divulgada pela FENADADOS: http://fenadados.org.br/public/arquivos/9152ACT2015_16ultimaversao.pdf








Sigamos em frente e na pressão!

Nesta sexta-feira (13/11), está marcada a assinatura do Acordo Coletivo de Trabalho no TST e todos os envolvidos estão convocados. Esperamos que seja assinado o ACT e que se construa, de alguma forma, a melhor solução para os dias parados - que tanto preocupam os trabalhadores.



OLTs e sindicatos que constroem a FNI e entidades parceiras

Um comentário:

  1. Não podemos perder a ocasião pq é, no mínimo, cômico que a Fenadados/CUT/PT, que apoiou a mintômana para a Presidência, venha postar coisas tão agressivas com título como "Mentira, mentira, mentira". É para rir para não ter que chorar! Vade retro!!!

    ResponderExcluir