Componentes da Frente

FNI - Frente Nacional dos Trabalhadores em Informática {APOIAM ==> SINDPD/SC; SINDTIC/SE; OLT SERPRO/BA; OLT SERPRO/RJ; OLT Dataprev/SP; OLT Datraprev/RS; OLT SERPRO/RS; SINDPD/RS }

O Que é a FNI

A FNI é o instrumento alternativo de organização e de luta que os trabalhadores de TI do Brasil estão construindo. Uma frente que defenda os interesses dos trabalhadores e independente de governos e das empresas.

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Compensação dos dias parados mostra, mais uma vez, a lamentável postura da direção do SERPRO


Nessa quarta-feira (25/11), em uma reunião que a direção do SERPRO chamou de informativa, a empresa impôs sua posição punitiva aos trabalhadores que fizeram as mobilizações. A contundente argumentação da representação dos trabalhadores não foi suficiente para demover a intransigência dos representantes da empresa.


CLIQUE AQUI para ver ata




O fato é que a direção do SERPRO impôs a compensação de quase 80% das horas paradas, mesmo tendo dito em audiência no TST (Tribunal Superior do Trabalho), em ata de negociação do dia 14/10, e também em uma vídeoconferência chamada pelo presidente Mazoni, que havia horas no banco para suprir a greve/paralisações até o dia 14 de Outubro.

O ÚNICO item favorável aos trabalhadores que ficou combinado é de que não haverá a obrigatoriedade de fazer os 15 min de intervalo entre o final da jornada de trabalho e o início da compensação.

A empresa, mais uma vez, tratou seus trabalhadores grevistas de forma diferenciada de outras empresas públicas, a exemplo dos abonos que aconteceram no Banco do Brasil e na Caixa Federal, nos Correios e com os servidores federais que fizeram greve por mais de três meses. Mas se engana a empresa que essa "punição" irá calar os trabalhadores, pois daqui a alguns meses estaremos novamente em campanha salarial e lutaremos, mais uma vez, pelos nossos direitos.

Ao final da lamentável reunião, a representação da FNI que estava presente reafirmou os reais motivos de o SERPRO ter cancelado, infelizmente com a anuência da Fenadados, a reunião de 12 de Novembro antes do dia da assinatura do Acordo Coletivo no TST.

De forma deliberada, o SERPRO e a Fenadados jogaram esta reunião para depois da assinatura do ACT (Acordo Coletivo) e, com isso, tiraram a força que ainda havia para buscar um acordo mais favorável aos trabalhadores. E fizeram isso com o único intuito de tentar desacreditar os sindicatos da FNI.

A empresa que não se engane, pois mesmo com todo o autoritarismo a direção dela não conseguiu quebrar o entusiasmo que a greve deixou em todos os que lutaram. E em 2016 tem mais!




Comissão paritária sobre Redução de Jornada




Na reunião também foi encaminhado que nos próximos dias o SERPRO deverá designar o grupo que fará parte da comissão. Por parte dos trabalhadores, deverão estar presentes representações de nove sindicatos, dentre eles SC, BA e RS. No início de Janeiro deve ocorrer a primeira reunião para dar início aos trabalhos.



OLTs e sindicatos que constroem a FNI e entidades parceiras

Nenhum comentário:

Postar um comentário