Componentes da Frente

FNI - Frente Nacional dos Trabalhadores em Informática {APOIAM ==> SINDPD/SC; SINDTIC/SE; OLT SERPRO/BA; OLT SERPRO/RJ; OLT Dataprev/SP; OLT Datraprev/RS; OLT SERPRO/RS; SINDPD/RS }

O Que é a FNI

A FNI é o instrumento alternativo de organização e de luta que os trabalhadores de TI do Brasil estão construindo. Uma frente que defenda os interesses dos trabalhadores e independente de governos e das empresas.

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Trabalhadores da BB TECNOLOGIA (ex-Cobra) estão em GREVE em todo o país


Agora, são os trabalhadores da BB TECNOLOGIA (empresa de TI do Banco do Brasil, conhecida como "BBTS", ex-COBRA) que estão numa dura batalha contra a intransigência da direção da empresa e do governo federal. A categoria está em GREVE desde o dia 18 de Novembro em todo o país, atingindo os principais centros da empresa: São Paulo, Minas Gerais, Brasília, Goiânia, Bahia, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná, Amapá, Rio Grande do Norte, Paraíba, Piauí, Ceará, Espírito Santo, Amazonas, Maranhão e Pará. A partir desta quarta-feira (25/11), estão se somando à GREVE nacional os estados de Santa Catarina e de Alagoas.

Os trabalhadores exigem a reposição salarial e dos benefícios pela inflação do período (10,33% conforme o medidor ICV - Índice do Custo de Vida do DIEESE) e mais 5% de aumento real. A categoria também reivindica avanços nos reajustes do aluguel do carro pela empresa, no plano de saúde, no PCS (Plano de Cargos e de Salários) e a efetivação da promessa da previdência privada. Já a direção da BB TECNOLOGIA manteve a proposta vergonhosa de reajuste salarial de 4%, que não chega nem à METADE DAS PERDAS COM A INFLAÇÃO.



Porto Alegre (RS)



Maceió (AL)



Florianópolis (SC)



As assembleias nos estados aprovaram ajuizar DISSÍDIO. Os sindicatos da FNI estarão na conciliação!

Todas as assembleias dos trabalhadores da BB TECNOLOGIA nos estados aprovaram o ajuizamento de dissídio coletivo no TST (Tribunal Superior do Trabalho). Assim que ocorrer o ajuizamento pela FENADADOS, deverá acontecer a audiência de conciliação, na qual o Tribunal tenta um acordo entre as partes antes de o processo ir a julgamento. A exemplo do que ocorreu nas campanhas salariais do SERPRO e da DATAPREV, os sindicatos do RS, de SC e de AL que compõem a FNI deverão estar presentes na conciliação como sindicatos assistentes.

E na conciliação, defenderemos os interesses dos trabalhadores da BB TECNOLOGIA, que como ocorreu nas outras empresas federais de TI, estão sendo totalmente desrespeitados pela direção da empresa em que trabalham e pelo governo federal.

Após apenas duas mesas de negociação, a direção da empresa rompeu as negociações UNILATERALMENTE no dia 5 de Novembro e manteve a proposta vergonhosa de 4% de reajuste salarial. O índice não cobre nem mesmo as perdas dos trabalhadores com a inflação.

Agora no dia 20 de Novembro teve nova reunião entre a direção da empresa e a FENADADOS em Brasília, na qual a BB TECNOLOGIA quis negociar apenas o que lhe interessava: o contingenciamento de GREVE. A empresa se negou a tratar das reivindicações dos trabalhadores, afirmando que a sua última proposta era a do dia 5 de Novembro, dos vergonhosos 4% de reajuste. 

Essa proposta, vindo de uma empresa altamente lucrável, que é o Banco do Brasil, que no terceiro trimestre deste ano divulgou um lucro de R$ 3,062 bilhões - aumento de 10,1% em relação ao mesmo período de 2014. 



Colegas da BB TECNOLOGIA de todo o país: como já dissemos acima, os sindicatos da FNI estarão presentes na conciliação do dissídio, pois temos determinação do TST que garante nossa participação como sindicatos assistentes. Portanto, se quiserem entrar em contato com a gente para dar ideias e sugestões ou para falar sobre a GREVE, nos procurem nos sindicatos do RS, de SC e de AL ou nas OLTs do SERPRO da BA, RJ, DF (Brasília), SP, CE, RS, SC, PR, AL, na ANED (Associação Nacional dos Empregados da DATAPREV) e nas OLTs da DATAPREV do RJ, PB, AL, RS e SC.

Podemos ajudar a construir, com vocês, as mobilizações em seus estados, a fim de avançarmos em campanhas salariais que sejam REALMENTE dos trabalhadores. A GREVE do SERPRO deste ano e as constantes campanhas salariais da DATAPREV são exemplos de movimentos feitos pelos e para os trabalhadores.




OLTs e sindicatos que constroem a FNI e entidades parceiras    

Nenhum comentário:

Postar um comentário