Componentes da Frente

FNI - Frente Nacional dos Trabalhadores em Informática {APOIAM ==> SINDPD/SC; SINDTIC/SE; OLT SERPRO/BA; OLT SERPRO/RJ; OLT Dataprev/SP; OLT Datraprev/RS; OLT SERPRO/RS; SINDPD/RS }

O Que é a FNI

A FNI é o instrumento alternativo de organização e de luta que os trabalhadores de TI do Brasil estão construindo. Uma frente que defenda os interesses dos trabalhadores e independente de governos e das empresas.

terça-feira, 23 de julho de 2013

Campanha Salarial na Dataprev: Podemos Conquistar Mais!

O país vive um momento diferente. Grandes mobilizações tomaram as ruas a partir de junho, seja com as mobilizações da juventude contra os aumentos das passagens de ônibus e outras pautas, seja com as paralisações de trabalhadores de várias categorias no último dia 11 de julho. A popularidade dos governos antes em alta, agora despencou. A economia dá sinais de que não vai melhorar, aumentando as cobranças e o desgaste dos governantes e seus agentes nas direções das empresas.

A Fenadados, diante dessa realidade, poupa a empresa e o governo, além de torcer para que nada fuja do seu controle. Como já é costumeiro, propõe mobilizações sem qualquer organização pela base, não levando em consideração a disposição dos trabalhadores. Um exemplo disso foi o indicativo de paralisação de 24 horas no último dia 10/07, quando na maioria dos estados, existia disposição para uma paralisação de 2 horas naquele momento. Outra facilidade criada para a direção da empresa é a pauta de reivindicações, limitada às cláusulas econômicas. Não foi incluída nem a estabilidade no emprego para os trabalhadores da Dataprev, que continuam sofrendo com o terrorismo praticado pelo Sr. Rodrigo Assumpção ao longo dos últimos anos.

Mas os trabalhadores da Dataprev têm trajetória de luta, a exemplo da última greve em 2011, e é dessa capacidade que a direção da empresa tanto teme. Em 2013 se repetiram as demissões imotivadas em algumas regionais e, agora, a empresa apresenta uma proposta com 1% de ganho real na tabela do PCS, na esperança de que os trabalhadores não se mobilizem. Mas os trabalhadores sabem que é possível conquistar mais e que esta proposta não está à altura dos ganhos que dão à empresa.

A Dataprev é destaque dentro do setor de TI que já cresce muito acima da média da economia nacional. No ano passado, a economia brasileira cresceu 0,9%, enquanto o setor de TI cresceu 10,8%. Dentro desse contexto, a Dataprev ganhou o prêmio como a segunda melhor indústria digital do ano, no especial Melhores e Maiores 2012 da Revista Exame. Em 2013 a perspectiva econômica da empresa não é diferente. O faturamento projetado é de R$ 1,257 bi e os investimentos em infraestrutura estão programados em R$ 230 milhões.

Por que nesse cenário econômico da empresa, ela só apresenta 1% de ganho real no salário e no adicional de atividade? Por que se contentar com 6,49% no tíquete se o custo com alimentação subiu 13,99% para a data-base de maio, segundo o apurado pelo IPCA? Por que distribuir somente pouco mais de 6% do lucro líquido no PLR? Por que aceitar um PCS em que não são pagas as promoções por antiguidade, mas uns poucos escolhidos a dedo recebem a promoção por mérito? Não é hora de reduzir a jornada de trabalho? Até quando vamos conviver com demissões imotivadas?

Está mais do que na hora de voltarmos a transformar a indignação em ação. É o que a direção da empresa, que representa o governo federal dentro da Dataprev, mais teme neste momento. É hora de exigirmos tudo aquilo que nos é de direito. Podemos e devemos!

Estabilidade no emprego já!
Aumento real salários de verdade!


Nenhum comentário:

Postar um comentário