Componentes da Frente

FNI - Frente Nacional dos Trabalhadores em Informática {APOIAM ==> SINDPD/SC; SINDTIC/SE; OLT SERPRO/BA; OLT SERPRO/RJ; OLT Dataprev/SP; OLT Datraprev/RS; OLT SERPRO/RS; SINDPD/RS }

O Que é a FNI

A FNI é o instrumento alternativo de organização e de luta que os trabalhadores de TI do Brasil estão construindo. Uma frente que defenda os interesses dos trabalhadores e independente de governos e das empresas.

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Serpro: PE, RS e PR já rejeitaram, vamos fazer a nossa parte em todo o país!

Nestas segunda e terça-feiras, acontecerão a maioria das assembleias do Serpro em todo o país. Muitos trabalhadores, indignados com a falta de assembleia em quatro meses de campanha e com o peleguismo de vários sindicatos, estão com dúvidas sobre aceitar ou não a proposta de 1% da empresa - que na verdade não é 1%, é menos, pois em comparação com o INPC daria algo em torno de 0,33%.

Portanto, Pense bem sobre sua posição!

A indignação é legítima, mas não se engane sobre sua escolha!

Propomos que a rejeição seja uma posição consciente de todos que estão indignados com a postura da empresa. Mas também com a posição de muitos sindicalistas, que não mobilizaram, não chamaram assembleia nesses 4 meses de campanha salarial e que, na verdade, estão desde 2009 traindo a confiança dos trabalhadores do Serpro.

É importante que se perceba que começamos a tirar o Serpro da inércia, pois alguns estados lutaram e ultrapassaram a velha proposta de ter somente o IPCA. Se tivermos unidade em nível nacional, poderemos mudar essa realidade. É interessante reforçar com os colegas que acham que a melhor forma de se opor aos sindicatos é aceitando a proposta do Serpro, que isso é um engano, pois aceitar é o que a empresa e muitos sindicalistas querem.

Por tudo isso, devemos rejeitar e lutar de forma unida em nível nacional. Os sindicatos e OLTs da FNI se comprometeram com a unidade. Em Pernambuco e no Rio Grande do Sul já houve assembleia na sexta-feira, quando rejeitaram a proposta do Serpro e votaram pela mobilização nacional unificada. Nesta segunda-feira foi a vez do Paraná rejeitar também.


Rejeitar, definir uma contraproposta e preparar a mobilização

As representações da FNI construíram uma posição de rejeição da proposta do Serpro e uma contraproposta, com o indicativo de lutarmos por 3% de ganho real linear. O objetivo é levar essa alternativa para as assembleias. Cada estado deve encaminhar esses tópicos para avaliação.

Tem também o tema da mediação no TST (Tribunal Superior do Trabalho), que vários colegas estão comentando, pois o Serpro está colocando a negociação em um impasse ao dizer que esta é a sua última proposta.  Temos argumentos de sobra em relação as boas condições econômicas do Serpro para avançarmos.

Mudanças no PGCS

Outro tema que devemos levantar é sobre o fato de que está em andamento, por parte da empresa, alterações no PGCS, e não sabemos o que o Serpro quer alterar. Não podemos deixar esse assunto sem resposta para os trabalhadores. Nenhuma perda aos trabalhadores do PGCS!

OLTs e sindicatos que constroem a FNI

Nenhum comentário:

Postar um comentário