Componentes da Frente

FNI - Frente Nacional dos Trabalhadores em Informática {APOIAM ==> SINDPD/SC; SINDTIC/SE; OLT SERPRO/BA; OLT SERPRO/RJ; OLT Dataprev/SP; OLT Datraprev/RS; OLT SERPRO/RS; SINDPD/RS }

O Que é a FNI

A FNI é o instrumento alternativo de organização e de luta que os trabalhadores de TI do Brasil estão construindo. Uma frente que defenda os interesses dos trabalhadores e independente de governos e das empresas.

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Proposta do Serpro distante das reivindicações dos trabalhadores

Mais uma vez o Serpro cria suspense para pouco retorno. A proposta de 1% nas tabelas dos planos de cargos é em cima do IPCA, que foi o menor índice para a data-base de Maio. Mas dinheiro a empresa tem, e já está mais do que divulgado. Não sabemos por quais motivos os representantes sindicais que estavam na mesa não registraram, na ata da reunião, o lucro da empresa em 2012, os dados sobre a desoneração da folha que o Serpro teve e onde foi parar o restante da verba prevista para a ação de Minas Gerais. Alguma coisa de errado está acontecendo com os balanços do Serpro já faz alguns anos, pois nada disso aparece nas contas da empresa.

A mobilização dos trabalhadores fez o Serpro se mover, mas pode avançar muito mais

Já foram vários dias de mobilização e paralisações, especialmente nos estados de SC, PE, RS e BA. Mas outros estados também tiveram algum tipo de mobilização, entre eles o PA, PR, SP, CE, DF e RJ. E tudo começou com o dia dos balões vermelhos, convocado pelas OLTs e sindicatos que constroem a FNI. Tivemos a importante adesão do Sindpd/PE na luta.

Mais uma vez, a Fenadados e a maioria de seus sindicatos não estiveram à frente das mobilizações e, até mesmo, ajudaram a atrapalhá-las. Em Brasília, já são quatro meses sem assembleia.

Reunião da FNI com a Fenadados sobre a construção da unidade

Na manhã da quarta-feira (24/07), uma representação da FNI composta pelo Sindppd/RS, pelo Sindpd/SC e pela OLT/DF foi até a Fenadados cobrar um posicionamento ao chamado à unidade para mobilização. Também reivindicou participação na mesa de negociação, tendo em vista que SC, RS e BA estavam em paralisação neste dia.

Tivemos uma demorada conversa com a representação da Fenadados e seus sindicatos, mas não houve acordo por parte deles de participarmos da mesa com o Serpro por conta das regras internas deles. Em nossa opinião, essa postura não soma para o fortalecimento da mobilização. 

A FNI encaminhou uma proposta de unidade daqui pra frente e a construção imediata de um calendário de mobilização, com datas unificadas em nível nacional, para ser apreciada nas assembleias de todos os estados. A representação da Fenadados fez uma contraproposta, nos seguintes moldes: construir um comando nacional conjunto após o congresso da federação, que encerrará em 7 de Agosto. Essa proposta de comando deverá, ainda, ser levada para aprovação no congresso da Fenadados.

A busca da unidade não foi em vão e reforça a necessidade de mobilizar

Apesar de não termos participado da mesa, temos a convicção de que nosso esforço pela unidade não foi em vão. E que se os trabalhadores pressionarem em seus estados, ela terá que acontecer mais rápido do que alguns sindicalistas gostariam, pois é isso o que querem os trabalhadores de todo o país.

A proposta apresentada pelo Serpro na mesa de negociação, de 1% de reajuste na tabela dos planos de cargo, é muito pouco frente às possibilidades financeiras da empresa. Está na hora de construir uma contraproposta e fazer crescer a mobilização em nível nacional.

Vem junto para a campanha salarial!

Sindicatos e OLTs que constroem a FNI  


Nenhum comentário:

Postar um comentário