Componentes da Frente

FNI - Frente Nacional dos Trabalhadores em Informática {APOIAM ==> SINDPD/SC; SINDTIC/SE; OLT SERPRO/BA; OLT SERPRO/RJ; OLT Dataprev/SP; OLT Datraprev/RS; OLT SERPRO/RS; SINDPD/RS }

O Que é a FNI

A FNI é o instrumento alternativo de organização e de luta que os trabalhadores de TI do Brasil estão construindo. Uma frente que defenda os interesses dos trabalhadores e independente de governos e das empresas.

terça-feira, 30 de julho de 2013

Trabalhadores da DATAPREV/SC rejeitam proposta da empresa e definem calendário de luta

Numa assembleia bem participativa nessa segunda-feira (29/07), em frente ao prédio da empresa, os trabalhadores da DATAPREV de Santa Catarina rejeitaram a proposta da empresa de apenas 1% de ganho real nos salários e no adicional de atividade - e mais o mero repasse do IPCA (6,49%) ao tíquete alimentação.

Os trabalhadores sabem que é possível conquistar muito mais. Para isso, é necessário que os trabalhadores se mobilizem no maior número possível de estados. Na assembleia de Santa Catarina foi tirada uma contraproposta e um calendário de mobilização para ser construído nacionalmente.

Realidade econômica da empresa é excepcional

O ranking da Revista Melhores & Maiores da Revista Exame de 2013 elegeu a DATAPREV como a melhor indústria digital do país. No ranking do ano passado, a DATAPREV ficou em segundo lugar. A edição deste ano destacou o grande resultado da empresa em geração de riquezas por empregado, que foi de 124,448 mil dólares por empregado. Outro indicador de destaque foi a da rentabilidade apresentada pela empresa, que foi de 29,5%.

Todo esse dinheiro que é gerado pelos trabalhadores e não é devolvido a ele em forma de melhores salários e condições de trabalho. Está sendo destinado para outros fins, a se destacar o pagamento do superávit primário (juros das dívidas públicas) aos grandes bancos. Assim, retirando dinheiro de empresas e serviços públicos, o governo federal, com a ajuda das direções das estatais, sustenta algumas das maiores taxas de juros do mundo. Com unidade e luta, podemos mudar isso.


Contraproposta é tirada pelos trabalhadores de Santa Catarina, junto de calendário de mobilizações

Mais uma vez a FENADADOS quer jogar a categoria no imobilismo. Não aparece na base e não chama os trabalhadores a se mobilizarem. Chamamos todos os trabalhadores e sindicatos do país para construírem a luta. Abaixo, segue uma contraproposta e um calendário de mobilização a ser construído nacionalmente, com paralisações progressivas:

Contraproposta aprovada em assembleia:

Reajuste salarial e no adicional de atividade
 pelo INPC (que foi maior do que o IPCA oferecido pela empresa) e mais 5% de ganho real;

Reajuste do tíquete alimentação 
pelo índice da refeição fora de casa medido pelo DIEESE e não pelo IPCA, como propõe a empresa. O índice da alimentação fora de casa do DIEESE foi de 10,83%. Além disso, propomos a recuperação da perda do ano passado, que foi de 3,99%, totalizando 15,25% de reajuste;

Fim das demissões imotivadas;

Calendário de luta:
a) 13 de agosto: Parar 2 horas das 9h às 11h;
b) 20 de agosto: Parar 4 horas das 8h às 12h;
c) 30 de agosto: Parar 24h as atividades. Este é o dia nacional de paralisações chamado por todas as centrais sindicais e muitos sindicatos, inclusive a central sindical que a FENADADOS é filiada. Vamos unificar a luta pela campanha salarial e os diretos dos trabalhadores!



Texto feito pelo SINDPD/SC 

Nenhum comentário:

Postar um comentário