Componentes da Frente

FNI - Frente Nacional dos Trabalhadores em Informática {APOIAM ==> SINDPD/SC; SINDTIC/SE; OLT SERPRO/BA; OLT SERPRO/RJ; OLT Dataprev/SP; OLT Datraprev/RS; OLT SERPRO/RS; SINDPD/RS }

O Que é a FNI

A FNI é o instrumento alternativo de organização e de luta que os trabalhadores de TI do Brasil estão construindo. Uma frente que defenda os interesses dos trabalhadores e independente de governos e das empresas.

quinta-feira, 29 de março de 2012

Demissão no Serpro-RJ – Veja a defesa do funcionário com tantos anos de trabalho.

* Texto retirado do BLOG da OLT Serpro/RJ

Como vocês sabem, em 26/03/2012, expedimos ofício ao Serpro(Demissão de Empregado no Serpro-RJ – Andaraí – Ofício OLT-SERPRO/RJ 010), solicitando explicações sobre a demissão de um funcionário  no Serpro-RJ-Andaraí.
Até o presente momento não recebemos a resposta do ofício.
Caros colegas do Serpro: por favor, leiam atentamente a defesa do funcionário (matéria abaixo) que está em processo de Intenção de Demissão. Esta demissão causa preocupação a todos os trabalhadores por ser um ato sem precedentes nos últimos 20 anos e soa como autoritarismo por parte da empresa. Seria esse o tipo de compromisso que a empresa tem com os seus funcionários?
O empregado autorizou a OLT-RJ a publicação dessa carta.



quarta-feira, 28 de março de 2012

Avaliação jurídica sobre julgamento do TST em relação ao pedido de negociação com o Serpro em 2011

Em 2011 os sindicatos de SC, RS, SE e diretores sindicais representando os trabalhadores da BA receberam a negativa do Serpro e da Dataprev de participar das negociações. Esses sindicatos entraram com pedido judicial de negociação no TST. Na audiência de conciliação sobre o pedido ao Serpro, a posição da ministra relatora, Kátia Arruda, foi bastante contundente no sentido de reconhecer o direito constitucional dos sindicatos à negociação coletiva. Somente no final de 2011 esse tema foi a julgamento e por apenas um voto, foi 4 x 5 a votação, foi extinto o processo.  

Abaixo a avaliação da assessoria jurídica dos sindicatos que constroem a FNI sobre este julgamento
. Vale a pena ler. Está trancrito o voto do min. Dalazen, que definiu a votação pela extinção, e também o voto da ministra relatora Kátia Arruda, que votou pelo direito constitucional dos sindicatos de representar os trabalhadores.

Após a publicação do acórdão, já foram feitos os embargos e posteriormente poderemos tomar outros encaminhamentos no STF, Supremo Tribunal Federal, caso seja necessário. O fundamental é que pela legislação vigente, a CLT e a Constituição Brasileira, quem tem poder de representar os trabalhadores são os sindicatos; as federações podem representar somente os sindicatos a ela filiados ou que tiverem repassado procuração para a mesma.

Clique no "Mais informações" para ler a análise completa do assessor jurídico da FNI, Aderson Bussinger.

sexta-feira, 23 de março de 2012

Inicia campanha salarial 2012/2013 do Serpro e da Dataprev

Sindicatos do RS, SC e SE e diretores sindicais do Serpro Bahia protocolaram nesta quinta-feira (22/03), junto às direções das empresas, as pautas de reivindicações. Trabalhadores fizeram mobilizações em diversos estados para marcar o início da campanha salarial. É Unir para Conquistar!

CLIQUE AQUI   para ver a pauta dos sindicatos e da FNI entregue ao Serpro e AQUI  para ver a pauta entregue à Dataprev.

OLTs e sindicatos que constroem a FNI (Frente Nacional dos Trabalhadores em Informática) realizaram mobilizações de 15 minutos, assembleias, panfletagem e lanches coletivos nas empresas. Na Dataprev, as atividades aconteceram no RJ, SC, RS e PB. Todas foram bem participativas, com muito debate e vontade dos trabalhadores de atuar na campanha salarial.

Na Dataprev/PB, aconteceu uma reunião com muitos esclarecimentos e a cobrança dos trabalhadores para que o sindicato divulgue a ata da assembleia da campanha salarial. Em SC a categoria participou de um lanche coletivo em que teve também esclarecimentos sobre a pauta entregue à empresa. No RS, aconteceu um lanche coletivo.

Na Dataprev do Rio de Janeiro, os colegas inovaram usando muita criatividade. Distribuíram panfletos e pipoca aos trabalhadores que entravam no prédio da empresa na Álvaro Rodrigues. O lema era “Pipoca agora, para não pipocar na Campanha Salarial”. A pauta da Dataprev foi entregue no Rio para o Coordenador de negociação Rogério Dardeaux.

Dataprev RJ - Álvaro Rodrigues
Dataprev - RS
Dataprev - SC
Dataprev Paraíba
Dataprev RJ - Cosme Velho


No Serpro, os eventos aconteceram na parte da tarde com lanches coletivos e muitas informações para os trabalhadores. No Rio de Janeiro, os trabalhadores atenderam ao chamado da OLT à mobilização num lanche informativo que se realizou no prédio do Andaraí. No Rio Grande do Sul, a concentração aconteceu em frente ao prédio. Alguns colegas fizeram questionamentos bastante duros sobre a atuação da Fenadados na campanha salarial desde 2009.
Serpro - RS
Serpro SC


Serpro RJ


Serpro/Bahia

No DF foi feita a entrega oficial da pauta de reivindicações no gabinete da direção do Serpro. Também lá aconteceu uma panfletagem da OLT pela manhã e, à tarde, um bate-papo marcando o dia. Em Salvador aconteceu assembleia e posteriormente um ato com a entrega da pauta na regional para reforçar o desejo de negociação.

Em Santa Catarina, os trabalhadores fizeram um café, em que ressaltaram a importância de se engajarem na luta este ano e de que os trabalhadores somente ganharão se lutarem com garra e determinação.

Campanha Salarial 2012/2013: Unir para Conquistar!

Os sindicatos do RS, SC e SE entregaram, ainda em Fevereiro, ofício a Fenadados e também às direções do Serpro e da Dataprev requisitando mesa única de negociação. No documento, as entidades dos trabalhadores de TI argumentam que assim como ocorre em outras categorias, na de TI existe "uma diversidade de posicionamentos de sindicatos quanto à condução das campanhas salariais. Por isso, os sindicatos propõem "uma mesa de negociação única, conduzida de forma democrática, que respeite os sindicatos e as deliberações dos trabalhadores em suas assembleias".

Sabemos que as empresas vão endurecer o jogo, pois temos a experiência dos últimos anos, somadas à política do governo federal de não dar ganhos às categorias. Por isso vai ser necessário organização, união e mobilização dos trabalhadores.

É possível avançar nas reivindicações, principalmente nas econômicas. Balanço anual do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) mostra que 86,8% dos acordos coletivos conseguiram aumento acima da inflação em 2011. Os trabalhadores do Serpro e da Dataprev são os poucos que não obtiveram aumento real; não é possível persistir essa situação em 2012.

Fotos enviadas pelos trabalhadores dos estados.
OLTs, sindicatos e FNI

terça-feira, 20 de março de 2012

Campanha Salarial Serpro e Dataprev: Unir para Conquistar

Nesta quinta, 22/03, será a entrega da pauta para o Serpro e a Dataprev

Estamos começando a Campanha Salarial 2012/2013, e os trabalhadores devem ficar atentos e participar de todos os passos dessa campanha.

Sabemos que as empresas vão endurecer o jogo, pois temos a experiência dos últimos anos e as diretorias são as mesmas, somadas à política do governo federal de não dar ganhos às categorias. Por isso vai ser necessário organização, união e mobilização dos trabalhadores.

Os sindicatos e OLTs que constroem a FNI estão fazendo um chamado aos trabalhadores, sindicatos, Fenadados e outras federações para organizar uma grande campanha salarial conjunta respeitando a diversidade e a pluralidade da nossa categoria. A exclusão só serve às direções das empresas.

Participe dos eventos deste dia 22/03 em sua empresa. Pela manhã as atividades serão na Dataprev, e pela, tarde no Serpro.

Sindicatos do RS, SC, SE e diretores sindicais da BA, e OLTs que constroem a FNI

segunda-feira, 19 de março de 2012

Serpro alterou cálculo do divisor de hora extra e fórmula do DSR. Agora tem que pagar os retroativos

Desde 2011 muitos trabalhadores vinham reclamando que os cálculos realizados pelo Serpro para o pagamento das horas extras e fórmula do desconto do descanso semanal remunerado estavam errados, causando prejuízos aos colegas. Em vários estados muitas ações judiciais estão em andamento por conta desse problema e algumas já com ganho.

Finalmente a empresa reconheceu o erro e disse que vai encaminhar os cálculos do montante para a Fenadados. Transcrição da nota da empresa: “A previsão é que, até o fim deste mês, a apuração seja concluída. Em seguida, o Serpro agendará uma reunião com a Fenadados para dar encaminhamento definitivo ao assunto”. O montante dessas diferenças é de razoável impacto.


É importante que os trabalhadores fiquem atentos a essa situação e não aceitem acordos de cúpula que venham a reduzir os direitos de cada trabalhador, pois essa confissão da empresa significa que estavam fazendo errado. Esse assunto requer é direito individual inalienável de cada trabalhador.

PPLR – Serpro visitou a Procergs para conhecer seu programa de PPR.

Queremos PPR no Serpro com comissão eleita pelos trabalhadores

A Procergs, empresa estadual do RS, divulgou em nota que em 16/02 uma delegação do Serpro visitou a empresa para conhecer o PPR. Veja nesse link http://www.procergs.rs.gov.br/index.php?action=noticia&cod=14725. O Sindppd/RS participa da Comissão do PPR da Procergs desde a sua retomada, que foi conquistada pelos trabalhadores após ter sido retirado em 1998.  Esperamos que essa visita sirva para que a retomada desse programa no Serpro, como está noticiado no Sinor de hoje, se dê com comissão eleita pelos trabalhadores como é feito na Procergs, e que a mesma possibilite o debate nacional entre todos desde a formulação do programa e o acompanhamento do mesmo por toda a categoria.

Chuvas e alagamentos em POA e no estacionamento da regional


Foi muita chuva na quarta-feira passada, que causou enormes transtornos em toda a cidade. Especialmente no Serpro causou problemas nos carros de colegas por conta da enorme quantidade de água no estacionamento. Sabemos que a solução não é simples, mas é importante buscar formas de diminuir as possibilidades de acontecerem eventos como esse no estacionamento.

Também aconteceu neste dia de muitos colegas chegarem atrasados e em alguns casos nem conseguirem chegar na empresa. Em conversa informal com algumas gerências do Serpro, solicitamos que seja dado um tratamento igualitário a todos os trabalhadores que se atrasaram ou não conseguiram chegar no Serpro e abonar as horas ou o dia de trabalho como fizeram outros órgãos públicos na cidade.

OLT/Serpro e Sindppd/RS



* Retirado do site do Sindppd/RS

sexta-feira, 9 de março de 2012

FNI encaminha pedido de mesa única ao Serpro e à Dataprev

Os sindicatos e OLTs que constroem a FNI enviaram, ainda em fevereiro, ofícios à direção do Serpro e ao Ministério da Previdência (referente à Dataprev) requerendo que realizem uma mesa única de negociação com os sindicatos que organizam a campanha salarial alternativa e a Fenadados.
CLIQUE AQUI para ver ofício entregue ao Serpro e AQUI para ver ofício entregue ao ministério.
Nos documentos, os sindicatos do RS, de SC e do SE se referem ao caso dos petroleiros, em que a Petrobras negocia em uma mesa única, de forma democrática, com a federação (FUP) e a frente de sindicatos (FNP). No ofício, as entidades dos trabalhadores de TI argumentam que assim como ocorre em outras categorias, na de TI existe "uma diversidade de opiniões e de posicionamentos de sindicatos quanto à condução das campanhas salariais, especialmente nas empresas Serpro e Dataprev".
Por isso, os sindicatos propõem "uma mesa de negociação única, conduzida de forma democrática, que respeite os sindicatos e as deliberações dos trabalhadores em suas assembleias".
Além da diretoria do Serpro e do Ministério da Previdência, os ofícios foram enviados com cópia para o deputado Sílvio Costa (presidente da Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados) e para José Lopez Feijó, assessor especial da Secretaria Geral da Presidência da República.
Notícia retirada do BLOG da FNI

Senador questiona postura antissindical de Serpro e da Dataprev

Reproduzimos no blog os ofícios enviados pelo senador Eduardo Suplicy às direções do Serpro e da Dataprev. Nos documentos, o parlamentar pede explicações sobre as denúncias feitas pelos trabalhadores em relação à postura antissindical das empresas na campanha salarial passada (e que continua neste ano).

-----------------------
Mensagem da assessoria de gabinete do senador Eduardo Suplicy:

De ordem do Senador Eduardo Suplicy, servimo-nos do presente para
encaminhar, abaixo, cópia dos ofícios expedidos por este gabinete
parlamentar.
Sendo o que nos cabia no momento, subscrevemo-nos.

Atenciosamente,

Assessoria do Senador Eduardo Matarazzo Suplicy
Senado Federal
Praça dos Três Poderes
Ed. Principal - Térreo
Ala Senador Dinarte Mariz - Gab. 2
Brasília/DF - CEP 70165-900
(61) 3303-3141
Fax: 
(61) 3303-2816



Ofício n.º 00177/2012
          Brasília, 28 de fevereiro de 2012.


Senhor Diretor-Presidente,

Ao cumprimentá-lo cordialmente, encaminho anexa cópia de mensagem

eletrônica que me foi enviada por trabalhadores dessa Empresa, para a
qual peço sua especial atenção.

Na referida mensagem consta denúncia acerca do cerceamento ao direito
constitucional da livre associação sindical daqueles trabalhadores.

Diante da mensagem anexa e das colocações dos missivistas, submeto o
assunto a sua análise, visando à prestação de informações sobre a
questão ora exposta, subsidiando, assim, resposta aos interessados.

Antecipadamente grato pela atenção dispensada, na oportunidade
manifesto votos de elevada e distinta consideração.


Senador Eduardo Matarazzo Suplicy



Ao Senhor
Rodrigo Ortiz D'Avila  Assumpção
Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social - DATAPREV
SAS, Quadra 1, Bloco E/F
70070-931 - Brasília - DF
02/03/2012.

Serpro fechou balanço negativo também em 2011. Quem pagará essa conta?

Notícias que circulam nas regionais dão conta de que apesar da notícia de redução de mais de 30% nas funções de confiança, dificilmente passará dos 10%. Então quem pagará essa conta pela exigência de redução nos custos com pessoal? Começam a borbulhar informações de cortes em FCTs, mais pressão por aposentadoria através do APA e fala-se que, se não se conseguir os cortes desejados, poderão haver medidas mais fortes. 

O que nos espera na Campanha Salarial

A direção da empresa já mostrou que não está para brincadeira - vide a punição exemplar com a compensação de toda a greve e, agora, os descontos em pecúnia quase três anos depois. A Fenadados, como parceira da empresa, vem demonstrando que não fará nada diferente do que fez nos últimos três anos. Podemos esperar uma negociação duríssima, e os trabalhadores devem se preparar para enfrentar possíveis posturas duras por parte da empresa/governo.

Fenadados e sindicatos tentam, mas não conseguem calar a indignação dos trabalhadores

Além de retirar da pauta das assembleias a votação das procurações para a Fenadados representar os trabalhadores, a fim de tentar evitar ser derrotada pela categoria, a federação/sindicatos aliados agiram com truculência. No RJ, chegaram a contratar seguranças bate-paus para ficar na porta do sindicato para barrar "indesejáveis". No Paraná, fraudaram a assembleia para tentar derrotar os trabalhadores da regional do Serpro, que não queriam passar a procuração para a Fenadados. Foram usados recursos inimagináveis para qualquer trabalhador, uma vergonha. Tudo isso para proteger as direções das empresas e o governo.

Sindicatos que constroem a FNI propõem mesa de negociação unitária na Campanha Salarial
 
Chega de negociações exclusivas com a Fenadados. Os sindicatos de SC, RS e SE, com o apoio de várias OLTs e centenas de trabalhadores, encaminharam para a Fenadados, Serpro e Dataprev, ministérios, Comissão do Trabalho da Câmara dos Deputados e outras representações, ofício propondo campanha salarial com mesa de negociação única. Nossa categoria tem uma representação ampla e plural que precisa ser respeitada.

Sindicatos e OLTs que constroem a FNI