Componentes da Frente

FNI - Frente Nacional dos Trabalhadores em Informática {APOIAM ==> SINDPD/SC; SINDTIC/SE; OLT SERPRO/BA; OLT SERPRO/RJ; OLT Dataprev/SP; OLT Datraprev/RS; OLT SERPRO/RS; SINDPD/RS }

O Que é a FNI

A FNI é o instrumento alternativo de organização e de luta que os trabalhadores de TI do Brasil estão construindo. Uma frente que defenda os interesses dos trabalhadores e independente de governos e das empresas.

sexta-feira, 31 de março de 2023

Serpro e Dataprev 2023/2024: pautas de reivindicações dos trabalhadores foram protocoladas. É a campanha salarial começando!

 


As reivindicações foram entregues às empresas em 30 de março. Essas pautas foram unificadas em plenária nacional realizada nos dias 24 e 25 de março, em Brasília, a partir da convocação da Fenadados para seus sindicatos filiados, com o convite também ao Sindppd/RS e Sindpd/SC.

A plenária contou com uma importante palestra de um representante do DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) e do advogado da Fenadados, Marthius Sávio Lobato. Também esteve presente fazendo sua saudação aos participantes da plenária, a deputada federal pelo DF, Erica Kokay, importante defensora das empresas públicas contra a privatização. No encerramento da plenária, o companheiro Julimar Roberto, presidente da Contracs/ CUT (Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços), participou da mesa de encerramento.

Conforme calendário também aprovado nesta plenária nacional, as pautas foram protocoladas junto às empresas na quinta-feira (30/03).



Veja AQUI a pauta do SERPRO

Acesse AQUI a pauta da DATAPREV



O dia 2 de Maio, logo após a nossa data-base (1º de Maio), será um DIA NACIONAL DE LUTA, em que faremos uma assembleia nacional da categoria para fortalecer a mobilização e mostrar que lutaremos para que nossas reivindicações sejam atendidas.

As pautas de reivindicações foram aprovadas na plenária nacional por consenso, refletindo a unidade da categoria e de suas representações. Os eixos principais das campanhas salariais estão baseados em retomar os direitos que nos foram tirados, especialmente nos últimos 5 anos, sejam trabalhistas, previdenciários e dos nossos ACTs (Acordos Coletivos). Também queremos reconstruir e fortalecer as empresas públicas de TI e o ambiente de trabalho, garantindo os espaços de participação e de consulta aos trabalhadores e trabalhadoras. Especialmente após a derrota do projeto de privatização e destruição do Estado do Governo Bolsonaro, quando conseguimos salvar nossas empresas públicas de TI, SERPRO e DATAPREV.



Abaixo, seguem os eixos de mobilização da nossa Campanha Salarial 2023/2024:



EIXOS ESPECÍFICOS da nossa categoria:

# Recuperação dos direitos do ACT (Acordo Coletivo de Trabalho);
# Recomposição dos salários e benefícios;
# Planos de saúde construídos com os trabalhadores;
# Reabertura dos escritórios e regionais da DATAPREV e anistia com retorno dos trabalhadores demitidos;
# Reabertura dos escritórios e regionais do SERPRO;
# Pelo fortalecimento das empresas públicas e seu papel estratégico para o Brasil, tendo como premissa uma administração humanista e social.



EIXOS GERAIS das/dos trabalhadores:

# Revogação das reformas Trabalhista e Previdenciária;
# Revogação da lei das terceirizações;
# Defesa da democracia, dos direitos fundamentais e promoção da cidadania digital;
# Fortalecimento do sindicalismo autônomo e independente frente aos governos, em defesa dos direitos da classe trabalhadora.



À luta, que segue!



Sindppd/RS, Sindpd/SC e FENADADOS e sindicatos filiados


Representantes eleitos convocam REUNIÃO NACIONAL sobre o PLR do SERPRO para 3 de Abril, próxima segunda-feira às, 14h. Participe!

 

 


Convidamos a todas as trabalhadoras e todos os trabalhadores a participarem de uma REUNIÃO NACIONAL para apresentar um relato e equalizar as informações sobre a negociação do PLR, que vem acontecendo na Comissão Paritária.

Na semana passada, aconteceu a 6ª reunião da Comissão, e vai ser necessário que as/os trabalhadoras/es avaliem sobre a proposta negociada.

A reunião nacional virtual NÃO substitui as assembleias que porventura venham a ser convocadas pelos sindicatos estaduais, de acordo com a liberdade e autonomia de cada entidade.

Nossa reunião servirá para repassar as informações e tirar dúvidas sobre o que já foi negociado.

É fundamental a participação de cada uma e de cada um para obter os relatos e tirar dúvidas.

A reunião será nesta 2ª feira (3/04), às 14h, numa sala virtual do Google Meet.
LINK será enviado por e-mail no dia.

Contamos com a sua presença!

 

Representantes eleitos na Comissão Paritária


segunda-feira, 27 de março de 2023

Relato da reunião da comissão paritária do PLR do Serpro. É preciso avançar!

Na última quarta-feira (22/03), aconteceu a reunião da Comissão Paritária do PLR para tratar da distribuição dos lucros de 2022. A última tinha ocorrido no início de janeiro. A expectativa era de que a empresa pudesse apresentar uma proposta que se aproximasse das reivindicações dos trabalhadores, especialmente pelo fato do importante lucro que a empresa teve, fruto do esforço das trabalhadoras e dos trabalhadores.

A representação dos trabalhadores e das trabalhadoras recebeu a proposta da empresa com certa frustração, pois o que o SERPRO fez foi apresentar a mesma proposta de 2021. É importante que a empresa tenha revisto a postura discriminatória em relação aos colegas PSEs ao trazer uma nova proposta que contempla o pagamento de 100% da parcela linear, mas em relação à proposta para o quadro interno, a postura da empresa se manteve inflexível. Veja AQUI a ata

É importante lembrar que o PLR é um programa de distribuição de lucros, e parte importante desses lucros tem a ver com as pessoas, que estão na ponta trabalhando duro e fazendo a empresa avançar para chegar ao lucro histórico que foi atingido em 2022. Então cabe à empresa ouvir a categoria e buscar se aproximar mais do pedido dos trabalhadores e das trabalhadoras. Afinal, é para distribuir o lucro para os trabalhadores e para as trabalhadoras, já que a direção da empresa tem a sua parte garantida por outro programa, a RVA, que é negociado inclusive com a participação deles próprios.

Nesse sentido, um dos itens mais importantes que a empresa afirma que permite uma certa equidade para as pessoas com remunerações menores não se sustenta, pois a distribuição 20% linear e 80% proporcional por cargo e função, na verdade, amplia o fosso já existente entre os cargos e funções gratificadas. Lembramos, novamente, que a última proposta dos trabalhadores e das trabalhadoras foi de 50% linear e 50% proporcional.

Reafirmamos a disposição de negociação já apresentada pelos trabalhadores e pelas trabalhadoras e esperamos que a empresa busque novos avanços, afinal mudou o governo e, assim, a expectativa dos trabalhadores e das trabalhadoras aumentou. Portanto, é preciso dar novos passos!

Em tempo: um pouco antes do final da reunião fomos informados de que o representante eleito pelos trabalhadores no Conselho de Administração, Deivi Kuhn, foi barrado de participar da reunião do Conselho na última segunda-feira, no ponto de pauta que iria discutir a RVA dos diretores do SERPRO. É importante que se diga que os outros dois representantes eleitos, Gianini e Sobrosa, apesar de contestação inicial, participaram deste debate quando eram conselheiros. Essa atitude antidemocrática e desrespeitosa não cabe neste momento em que vivemos no país. A representação dos trabalhadores e das trabalhadoras apresentou seu protesto na reunião da Comissão paritária e exige que a direção da empresa se pronuncie sobre este inadmissível ato praticado contra um representante eleito pelos trabalhadores.


Representantes dos Trabalhadores na Comissão Paritária do PLR

Texto retirado do site do Sindppd/RS