Os sindicatos da FNI tomaram conhecimento de que a FENADADOS protocolou uma petição, junto ao processo de Dissídio Coletivo, solicitando a extinção do mesmo. No documento, a federação também afirma que ela e a direção do SERPRO assinariam AUTONOMAMENTE o Acordo Coletivo. Abaixo, trecho do documento:
Com essa medida, a FENADADOS pode, juntamente com a direção da empresa, alterar as propostas construídas na conciliação e que foram aprovadas nas assembleias dos estados. MAIS UMA VEZ, os sindicatos da FNI e a base da categoria não estão sendo consultadas. A federação ignora a importante participação dos trabalhadores do RS e de SC na campanha salarial e na GREVE, numa clara atitude de punir os sindicatos e a categoria, que fez a maior greve dos últimos anos.
Diante de mais essa atitude desrespeitosa da FENADADOS, os sindicatos do RS e SC peticionaram um documento junto ao TST (Tribunal Superior do Trabalho), no sentido de resgatar tudo o que foi ajustado na audiência de conciliação do dissídio do SERPRO - tanto na garantia da participação dos sindicatos da FNI quanto nos avanços dos reajustes salariais e dos benefícios, da comissão paritária para discutir as 6h e demais questões que os trabalhadores conquistaram com a maior GREVE feita no SERPRO.
Hoje, sexta-feira (6/11), enviamos um ofício colocando alguns questionamentos para a direção da FENADADOS, especialmente em relação às conquistas dos trabalhadores na conciliação. Afinal, se uma federação que se diz representante da categoria, assim que acaba a GREVE tenta passar por cima dos acordos mínimos já estabelecidos, fica difícil de confiar.
Reproduzimos, abaixo, o ofício enviado à FENADADOS:
Será que essa é mais uma tentativa de nos dividir e de nos calar para a próxima campanha salarial, colegas do SERPRO? Não vamos aceitar!
Nos ajude a resistir e a cobrar da FENADADOS e de seus sindicatos filiados o que eles querem com essa petição, feita sem consultar a categoria e os sindicatos assistentes.
Divulgue este texto, comente entre os seus colegas. E principalmente, venha junto construir organizações e lutas alternativas, que realmente estejam comprometidas com os trabalhadores!
OLTs e sindicatos que constroem a FNI e entidades parceiras
Nenhum comentário:
Postar um comentário