Componentes da Frente

FNI - Frente Nacional dos Trabalhadores em Informática {APOIAM ==> SINDPD/SC; SINDTIC/SE; OLT SERPRO/BA; OLT SERPRO/RJ; OLT Dataprev/SP; OLT Datraprev/RS; OLT SERPRO/RS; SINDPD/RS }

O Que é a FNI

A FNI é o instrumento alternativo de organização e de luta que os trabalhadores de TI do Brasil estão construindo. Uma frente que defenda os interesses dos trabalhadores e independente de governos e das empresas.

quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Sindicatos da FNI, SERPRO e Fenadados fazem primeira negociação sobre a redução da jornada


Na terça-feira (27/09), aconteceu a primeira negociação sobre um tema que está ganhando importância para os trabalhadores: a redução da jornada. Apesar do estudo realizado pela comissão paritária, o qual demonstra a viabilidade de realizar a redução da jornada sem redução salarial (com a manutenção e, até mesmo, incremento da produtividade), a empresa está priorizando utilizar a redução da jornada para também reduzir salários, como forma de reduzir custos no SERPRO. Conforme a direção da empresa tem ressaltado, o objetivo é diminuir o déficit demonstrado no balanço do SERPRO em 2015, e que deve perdurar em 2016.


CLIQUE AQUI para ver a ata da reunião dessa terça-feira em Brasília


Na opinião dos sindicatos da FNI e de muitas OLTs, a proposta da direção da empresa é muito ruim, pois envolve a redução proporcional da jornada e dos salários - ou seja, 6h diárias com redução salarial de 25%. Além disso, a proposta da direção do SERPRO abrange apenas os trabalhadores do PGCS e tira a flexibilidade do ponto, entre outros itens que prejudicam a todos.

Nessa reunião, a representação dos trabalhadores apresentou alternativas importantes que foram registradas na ata, mas o importante é que não dá para aceitar que a redução da jornada seja somente para uma parcela dos trabalhadores. É fundamental que se garanta o direito para todos os trabalhadores, independentemente em qual plano de cargos estejam e do lugar onde trabalham.




Abaixo, colamos a parte da ata em que está descrita o posicionamento das representações dos trabalhadores (folha 4 da ata):







As assembleias nos estados devem construir uma contraproposta dos trabalhadores

Agora, vamos preparar as assembleias em todo o país e construir uma alternativa que beneficie os trabalhadores. Afinal, reduzir a jornada, perder vários direitos e ainda ter que produzir a mesma quantidade de trabalho não será aceito pela categoria.

A próxima mesa com a empresa será em 13/10. O calendário de assembleias se inicia nesta quinta-feira (29/09) e encerra em 11 de Outubro. As assembleias devem ser bem preparadas, democráticas e com forte participação dos trabalhadores para votar a nossa contraproposta a ser levada para a próxima mesa de negociação.


Participem das assembleias, colegas do SERPRO! É nelas que o debate e a construção coletivas devem ser feitas!




OLTs e sindicatos que constroem a FNI e entidades parceiras

sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Reunião sobre redução da jornada no SERPRO será em 27 de Setembro


Na próxima terça-feira (27/09), às 10h em Brasília, acontecerá a primeira reunião sobre a redução da jornada de trabalho no SERPRO após o encerramento dos trabalhos da comissão paritária. Foram convidados, para esta reunião, os sindicatos da FNI e a FENADADOS. Estaremos presentes!


Na ocasião, é bastante provável que a direção da empresa apresente alguma proposta sobre o tema para as representações dos trabalhadores, conforme adiantado pelo diretor Fernando Garrido em encontro no final de Agosto. Tudo o que for debatido como SERPRO será levado, pelos sindicatos e OLTs da FNI e parceiros, para discussão e apreciação em assembleias dos colegas nos estados.


Já respondeu a pesquisa da OLT/RS sobre a reduçaõ da jornada no SERPRO? Ainda não? Pois ainda dá tempo, CLIQUE AQUI. A intenção da pesquisa é saber o que pensam os trabalhadores e quais os seus pontos de inflexão. Participe!



A redução da jornada de trabalho sem diminuição salarial está entre as principais reivindicações dos trabalhadores não só do SERPRO, mas de todo o país. Afinal, precisamos nos submeter a esse ritmo enlouquecedor de trabalho para poder sobreviver, mesmo recebendo salários defasados, enfrentando precárias condições de trabalho e ficando doentes. Os trabalhadores, há muito tempo, não são donos do seu próprio tempo, mas sim os empresários e os governos.

A REDUÇÃO DA JORNADA INTERESSA AOS TRABALHADORES DO SERPRO!




OLTs e sindicatos que constroem a FNI e entidades parceiras



quarta-feira, 21 de setembro de 2016

DATAPREV: Sindppd/RS ganha antecipação de tutela que suspende reajustes no Plano de Saúde


O Sindppd/RS ganhou Antecipação de Tutela que proíbe a DATAPREV de reajustar os descontos do Plano de Saúde conforme previsto na Resolução n° 99/2015 da GEAP. A decisão judicial foi proferida pela 5a. Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado em 31 de Agosto e beneficia todos os trabalhadores da empresa no RS.

CLIQUE AQUI para ver a antecipação de tutela

A decisão é uma vitória dos trabalhadores e da advogada Marilinda Fernandes, contratada pelo Sindppd/RS para esta causa, que chega em um bom momento, coincidindo com o início da cobrança dos novos valores pela empresa em todo o país. Essa vitória também se deve à persistência, já que inicialmente, a Antecipação de Tutela tinha sido negada no 1° grau, e agora a obtivemos no Tribunal de Justiça/RS.
A direção da DATAPREV deve ser comunicada em breve da decisão do TRT.

Colega: a empresa deverá acatar a Antecipação de Tutela. Qualquer irregularidade que venha ocorrer, denuncie à OLT DATAPREV ou ao sindicato.


* Notícia tirada do site do Sindppd/RS

segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Manifestações contra as ilegalidades e o autoritarismo no SERPROS mobilizam 7 estados



Brasília
Trabalhadores do SERPRO de 7 Regionais realizaram uma manifestação em defesa do nosso fundo de pensão na semana passada. As atividades iniciaram com os colegas de Florianópolis (SC), que se mobilizaram já na quarta-feira (31/08). Na quinta, foi a vez das regionais Brasília, São Paulo, Porto Alegre (RS), Salvador (BA), Rio de Janeiro e Fortaleza (CE).

Em todos os locais de trabalho, as OLTs e sindicatos da FNI relataram aos trabalhadores a reunião que aconteceu entre a FNI, o Sindpd/SP, a OLT/ SP e a direção do SERPRO na sexta-feira (26/08), na qual o fundo de pensão foi um dos assuntos tratados. A empresa tomou algumas atitudes, mas ainda não temos solução para os graves problemas que vêm ocorrendo. Recentemente, a PREVIC (Superintendência Nacional de Previdência Complementar) se manifestou novamente pelo direito de o SERPRO indicar novo conselheiro para o CDE, mas até este momento a determinação não foi cumprida. 

Em quase todas as regionais haviam faixas, as quais externavam a indignação dos colegas. Em Brasília, SP e RJ, representantes da ASPAS participaram das mobilizações.

Outros temas tratados foram a Redução da Jornada e as horas da greve. Existe muita expectativa entre os trabalhadores em relação à abertura das negociações com a empresa sobre o assunto.




Brasília









São Paulo








Florianópolis (SC)







Salvador (BA)







Porto Alegre (RS)










Visita da presidente Glória na Regional Porto Alegre

Um dia após os protestos em defesa do SERPROS, a presidente da empresa, Glória Guimarães, visitou a Regional Porto Alegre. Ela fez uma reunião, no auditório, com os trabalhadores, e ao final da tarde aconteceu uma breve reunião com a OLT e sindicato.

Sobre a redução da jornada, ela disse que a empresa tem todo o interesse em negociar e que espera uma rápida solução. Trabalhadores da Regional insistiram que a grande maioria dos empregados quer sem redução salarial ou aceita com redução, desde que gere pequeno impacto nos ganhos financeiros.

Em relação à situação financeira do SERPRO, Glória afirmou que ainda está muito ruim e a empresa continua buscando alternativas. Os trabalhadores ressaltaram que não aceitam redução de direitos e cortes nas FCTs e FCAs, cobrando a redução nas cargos de chefias.

A luta pelas nossas reivindicações, como a redução da jornada, e pelo SERPROS continua, colegas. Quanto mais gente mobilizada tivermos, nossos movimentos de pressão terão ainda mais força!

Por isso, ajudem a organizar os debates e as ações em seus estados e participem!




OLTs e sindicatos que constroem a FNI e entidades parceiras