Componentes da Frente

FNI - Frente Nacional dos Trabalhadores em Informática {APOIAM ==> SINDPD/SC; SINDTIC/SE; OLT SERPRO/BA; OLT SERPRO/RJ; OLT Dataprev/SP; OLT Datraprev/RS; OLT SERPRO/RS; SINDPD/RS }

O Que é a FNI

A FNI é o instrumento alternativo de organização e de luta que os trabalhadores de TI do Brasil estão construindo. Uma frente que defenda os interesses dos trabalhadores e independente de governos e das empresas.

quinta-feira, 28 de julho de 2022

Campanha Salarial SERPRO: em nova mesa de negociação, direção da empresa apresenta 6,06%. Metade do IPCA do período. Agora é preparar a GREVE!

 



Na última 3ª feira (26/07), aconteceu a 3ª mesa de negociação e, mais uma vez, a representação do SERPRO não disse o quer manter ou alterar do atual ACT (Acordo Coletivo de Trabalho). Isso tudo, depois de 4 meses da entrega da pauta de reivindicações dos trabalhadores. Após apresentar uma nova proposta para o índice de reposição a ser aplicado nos salários e benefícios, que corresponde à METADE do que perdemos, considerando que o IPCA somente para Maio/2022 é de 12,13%, a empresa queria ouvir uma contraproposta dos trabalhadores, mesmo sem ter apresentado a sua! Cabe informar também que a empresa reafirmou que não pagará retroativo, provocando um prejuízo de mais de 12% ao mês para os trabalhadores.

Não podemos esquecer que, desde 2016, os trabalhadores do SERPRO já perderam mais de 18%!

Ademais, em relação à pauta econômica, a DATAPREV já apresentou em mesa a proposta de reajuste de 60% do IPCA do período, o que foi rejeitado pelos trabalhadores em assembleias,  que reivindicam a reposição integral de suas perdas.

Nesta mesa com a direção do SERPRO foi acordada a renovação por mais 30 dias do ACT vigente. A próxima reunião de negociação está marcada para o dia 15 de Agosto.

Esta situação ocorre em meio a mais um ano de altos lucros da empresa e do aumento da remuneração dos diretores do SERPRO pela INTEGRALIDADE do IPCA do período compreendido entre Abril/2021 a Março/2022, conforme consta na ata da 5ª Reunião Ordinária de 2022 do Conselho de Administração da empresa.

Não podemos aceitar que o SERPRO tenha este tratamento para com os trabalhadores, que contribuem para que a empresa produza e esteja sempre à frente na TI pública.

Está na hora de darmos uma resposta forte e firme para a representação da empresa. É inaceitável continuar perdendo poder aquisitivo enquanto a inflação vem disparando assustadoramente. Esta resposta deve ser com a organização de uma FORTE GREVE UNIFICADA EM NÍVEL NACIONAL. Ou paramos agora, ou vamos começar o próximo ano com a perda de um quarto de nossos salários.

É possível uma greve nacional mesmo para os trabalhadores que estão em home office, temos várias experiências exitosas na nossa própria categoria.

Nesta quinta-feira, 28 de julho, acontece a reunião do Comando Nacional da Campanha Salarial dos Trabalhadores do SERPRO, ocasião em que definiremos o calendário de assembleias e a data indicativa para a deflagração da GREVE, que será deliberada nas assembleias em cada estado.

É hora de luta! Rumo à greve nacional!



Sindppd/RS e Sindpd/SC/FNI; FENADADOS e sindicatos filiados


quinta-feira, 21 de julho de 2022

Campanha Salarial SERPRO 2022/2024: assembleia nacional de mobilização unificada foi grande e prepara GREVE se a empresa continuar a negar os direitos da categoria




Nessa 4ª feira (20/07), aconteceu a 4ª assembleia de mobilização, que integra o calendário nacional de luta contra o descaso e o arrocho salarial imposto aos trabalhadores pela direção do SERPRO.

Passaram pela sala da assembleia, entre o link da meet e a transmissão pelo youtube, mais de 700 trabalhadores e trabalhadoras de todo o país. A representação estava presente pela Fenadados e sindicatos filiados, juntamente com o Sindppd/RS e Sindpd/SC. Entre os trabalhadores muitos sotaques diferentes, mas uma só proposta: organizar, de forma unitária, a luta pelos direitos das trabalhadoras e dos trabalhadores, realizando uma forte greve nacional ainda na primeira quinzena de Agosto caso a empresa insista em sua posição. Vale citar que tivemos a presença de trabalhadores de São Paulo (SP) e do Paraná (PR).

A assembleia também foi um momento de debate intenso sobre a atual situação da empresa, que continua a ser desmontada, pois não é realizado concurso público desde 2015 e já saíram centenas de colegas por conta dos PDVs e pedidos de demissão. Serviços prosseguem sendo descontinuados em meio ao fato de que a empresa permanece no PPI para privatização.

A próxima mesa de negociação com a direção do SERPRO está marcada para o dia 26 de Julho, 3ª feira que vem. Após essa reunião, o comando nacional da campanha salarial será convocado para organizar o calendário de assembleias nos estados a fim de debater a proposta do SERPRO. Se não forem atendidas as reivindicações da categoria, vamos preparar uma forte GREVE nacional. Depois de quase 4 anos sem a recomposição completa das perdas salariais, nosso poder de compra está defasado em mais de 18%! Não podemos esperar mais para lutar, especialmente porque sabemos que a empresa está lucrando muito com o nosso trabalho! Ao não repassar nossas perdas salariais, o SERPRO vê aumentar os seus lucros, de forma vergonhosa! É uma conta muito simples e ao mesmo tempo absurda, enquanto a direção do SERPRO se vangloria e aumenta a sua RVA.

A partir de agora, é fundamental que a nossa organização avance ainda mais. Precisamos, todos e todas, dialogar com as equipes de trabalho, pois mesmo em trabalho remoto é possível lutar. Temos exemplos concretos disso, com greves vitoriosas que ocorreram na empresa pública de TI do município de Porto Alegre (RS), na pública estadual de TI do Rio Grande do Sul e com a DATAPREV em nível nacional - todas aconteceram no ano passado, em meio à pandemia e com os trabalhadores e as trabalhadoras em trabalho remoto. Neste ano, teve greve no CIASC, do governo de Santa Catarina, que também foi vitoriosa.


Vamos valorizar nosso trabalho e defender nossas empresas! Para isso, a mobilização e a preparação da greve são fundamentais! À luta!


Sindppd/RS e Sindpd/SC/FNI, FENADADOS e sindicatos filiados


terça-feira, 19 de julho de 2022

DATAPREV: Coordenação Nacional de Negociação dos Trabalhadores e Dataprev iniciam negociações sobre a PLR 2022

A representação dos trabalhadores e trabalhadoras e a DATAPREV realizaram ontem (18/07) a primeira reunião para conhecimento e debate da proposta da empresa para a distribuição dos lucros e resultados de 2022, a ser paga em 2023.

Embora a proposta já tenha sido enviada à Sest, a DATAPREV se compromete a negociar com o órgão regulador a alteração dos pontos que forem consenso nas reuniões de negociação com a representação dos trabalhadores e trabalhadoras e aprovados em assembleias. Outro compromisso importante da empresa é garantir que as regras aprovadas no acordo de PLR 2021 sejam mantidas para o acordo de 2022.

A representação dos trabalhadores e trabalhadoras vai analisar a proposta apresentada pela empresa e retornar ao debate com contrapropostas de melhoria para percentual de distribuição, índices, indicadores e metas na próxima mesa de negociação, que está agendada para o dia 25/07.

*Texto publicado originalmente no blog da FENADADOS neste link: 
http://fenadados.org.br/2022/07/18/coordenacao-nacional-de-negociacao-dos-trabalhadores-e-dataprev-iniciam-negociacoes-sobre-a-plr-2022/

terça-feira, 5 de julho de 2022

Em live, direção do SERPRO desativa mensagens no chat após comentários críticos dos trabalhadores e faz piadas sem graça, entre outros absurdos


Nesta quarta-feira (6/07), os trabalhadores vão dar o troco com fortes assembleias de mobilização!




Na manhã desta terça-feira (5/07), a direção do SERPRO fez uma live para falar sobre a PLR e Reclassificação do PGCS. O presidente da empresa tentou justificar, com argumentos no mínimo estranhos, o rompimento das negociações do PLR com a comissão composta por representantes dos sindicatos e da FENADADOS e a criação da "comissão paritária" - que de paritária não tem nada. Além disso, mais uma vez apareceu o discurso da meritocracia, em que 74% do montante será distribuído privilegiando cargo e função, além de um percentual de 5,6% escalonado por diretoria.

Sobre o tema da Reclassificação, o Sr. presidente, mais uma vez, voltou ao assunto da meritocracia, em que os cargos de chefia foram beneficiados com pontuação extra em relação o conjunto dos trabalhadores. Ao final, para coroar a falta de compromisso com o conjunto dos trabalhadores, a direção ainda fez uma brincadeira sem graça de que estaria aplicando o dinheiro do PLR, que deverá ser pago aos trabalhadores em final de julho.

Mas o pior estava por vir. Com o chat aberto, muitos trabalhadores passaram a questionar a proposta da empresa de PLR com mérito para os mesmos de sempre, a ridícula proposta da empresa na campanha salarial de não pagamento de IPCA integral e o fato de dar pontuação altíssima para as chefias no processo de Reclassificação do PGCS. Outra cobrança no chat que não teve resposta da empresa foi sobre a inexistência de concurso público. As mensagens, desde o início, eram moderadas, e chegou um determinado momento em que o chat simplesmente foi desativado, mostrando com isso que democracia não é uma prática da direção da empresa.

A hora da mobilização é agora, vamos dar um basta a tudo isso! Queremos recuperar as perdas dos nossos salários e benefícios!

Nesta quarta-feira (6/07), tem assembleia de mobilização nos estados como parte do calendário de luta deliberado em todo o país. Vamos, com força e determinação, mostrar nosso descontentamento e exigir o que é nosso!


ASSEMBLEIA DE MOBILIZAÇÃO da Campanha Salarial 2022/2024 do SERPRO
Nesta 4ª feira (6/07) – das 9h30min às 11h30min



Sindppd/RS, Sindpd/SC/ FNI, FENADADOS e sindicatos filiados