Os trabalhadores do SERPRO estão firmes em defender a
empresa do desmonte e da privatização. A disposição foi reafirmada na
assembleia virtual organizada pelos sindicatos do RS e de SC (Sindppd/RS
e Sindpd/SC) na 4ª feira (16/12) à tarde. Cerca de 250 trabalhadores de
7 estados (RS, SC, RJ, BA, PE, PI e CE), além do Distrito Federal,
estiveram presentes. Entre eles, participaram representantes de
sindicatos e de OLTs e colegas até mesmo de cidades do interior, como de
Ijuí (RS) e de Feira de Santana (BA).
Sobre o fechamento dos escritórios, veja neste link >> Reunião mediada pelo MPT sobre o fechamento dos escritórios do Serpro teve importantes encaminhamentos
A assembleia teve uma parte informativa bem densa e esclarecedora sobre o que ocorre atualmente no SERPRO e que tem sido pouco divulgado, relatada por Marco Sobrosa, representante dos trabalhadores no Conselho de Administração. Estamos frente à decisão da empresa de fazer terceirização no setor de desenvolvimento, além de realização de concurso público temporário. Os advogados Aderson Bussinger e Alysson Bentlin, que integram a frente jurídica, abordaram a situação das ações jurídicas que tomaram e explicaram os passos do processo de privatização. Durante a assembleia, foi visto no site do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e anunciado aos presentes que já está definida a empresa que irá participar da modelagem da privatização do SERPRO e da DATAPREV.
Bussinger e Bentlin ressaltaram que as ações jurídicas são importantes, mas se não estiverem apoiadas pela mobilização e pela pressão dos trabalhadores correm o risco de darem em nada. Vários colegas que estavam na assembleia reforçaram que a organização e a luta dos trabalhadores são o que poderão barrar o fim da empresa SERPRO e uma perda muito grande para a TI pública.
Em Janeiro, teremos nova assembleia para debater e encaminhar ações contra a privatização
Neste sentido, ficou o compromisso de organizar uma próxima assembleia em Janeiro de 2021 para avançarmos ainda mais na organização da resistência. Assim que marcarmos, divulgaremos a todos e a todas. Também segue a arrecadação para a campanha de marketing e de assessoria parlamentar.
Ajude a divulgar esta matéria, chame seus colegas. A hora de lutar em defesa do SERPRO é agora!
Sindppd/RS