Em meio aos discursos de privatização ampla, geral e irrestrita do novo governo, tomamos conhecimento através da declaração do secretário do governo Bolsonaro, Sr Salim Mattar, de que todas as empresas sob responsabilidade do Ministério da Economia deverão ser privatizadas ou fechadas.
Não é de hoje que governos ameaçam privatizar essas empresas, mas com esta veemência e amplitude só neste governo, que de fato nunca escondeu qual era o seu projeto: liquidar o patrimônio nacional e acabar com os direitos da classe trabalhadora. A Reforma da Previdência é outra frente de ataque. Se aprovada, esta reforma aumentará significativamente o tempo de trabalho para aqueles que começam cedo e para muitos outros que vivem na informalidade poderá representar até mesmo a inviabilização da aposentadoria ou uma redução drástica no valor do benefício. Em um país onde a casta política e financeira esbanja privilégios, os trabalhadores não devem aceitar em hipótese alguma uma reforma como esta!
Aos trabalhadores destas empresas, mais do que nunca, está colocada a necessidade de uma grande campanha de esclarecimento sobre o papel estratégico que cumprem para o desenvolvimento do país, na otimização da máquina pública, no controle e guarda segura dos dados dos cidadãos, cruzamento de informações que permitem identificar e rastrear atos de corrupção, e ainda oferecer soluções tecnológicas que aproximam a população do Estado.
O Serpro é responsável por manter em funcionamento mais de 4.200 sistemas que estruturam e tornam eficiente a máquina pública brasileira, já a Dataprev entre outros serviços, processa o pagamento mensal de cerca de 34,5 milhões de benefícios previdenciários. Com certeza a privatização não interessa ao povo brasileiro e nem aos trabalhadores destas empresas.
Campanha em defesa do Serpro e Dataprev com unidade e determinação. Debata nas assembleias do seu estado
É decisivo organizar um conjunto de ações imediatamente com todos os trabalhadores, as OLTs, seus sindicatos e federações. Com unidade teremos capacidade de iniciativas em todo o país.
Desde
já colocamos algumas ideias para serem debatidas nas assembleia que
irão ocorrer nesta semana em todo o país e para serem reforçadas e
ampliadas, em conjunto com os sindicatos, dentre elas, organizar um
documento que mostre a importância das empresas e o que elas
já fazem para facilitar a vida da população e para o desenvolvimento do
país e dar ampla divulgação. Construir uma grande rede de apoio entre os parlamentares e buscar interlocução dentro das empresas.
É decisivo
que cada trabalhadora e trabalhador das empresas Serpro e Dataprev
tenha consciência do seu papel nesta luta, é por nossas empresas, por
nossos empregos e pelos serviços que prestamos para a sociedade
brasileira.
Sindicatos que constroem a FNI e OLTs parceiras