Componentes da Frente

FNI - Frente Nacional dos Trabalhadores em Informática {APOIAM ==> SINDPD/SC; SINDTIC/SE; OLT SERPRO/BA; OLT SERPRO/RJ; OLT Dataprev/SP; OLT Datraprev/RS; OLT SERPRO/RS; SINDPD/RS }

O Que é a FNI

A FNI é o instrumento alternativo de organização e de luta que os trabalhadores de TI do Brasil estão construindo. Uma frente que defenda os interesses dos trabalhadores e independente de governos e das empresas.

terça-feira, 8 de dezembro de 2015

6ª Plenária Nacional da FNI: Organizar as campanhas salariais e a luta em defesa do emprego






Neste final de semana, dias 12 e 13 de Dezembro, acontecerá em São Paulo (SP) a 6ª Plenária Nacional da FNI e entidades parceiras. Estarão presentes representantes dos sindicatos do RS, SC, AL e SE e integrantes das OLTs do SERPRO e da DATAPREV do RS, SC, RJ, BA, DF, SP, CE, PB, AL e PA. Ressaltamos a participação de um colega da DATAPREV do Ceará, que pela primeira vez estará na plenária da FNI, e a ampliação da presença dos colegas da BB Tecnologia no nosso encontro.

Outro destaque são as representações dos colegas do SERPRO de São Paulo, anfitriões da Plenária Nacional da FNI neste ano,e mais um parceiro de luta que se junta a este processo de construção de alternativas de mobilização dos trabalhadores. Sabemos que os colegas deste estado superaram as duras dificuldades de anos e fizeram uma grande GREVE agora em 2015, junto com as demais 10 Regionais da empresa. Inclusive, foi a GREVE que nos aproximou. Sejam bem vindos!

Esta plenária está marcada também por um fato muito importante: a liminar que garantiu a participação dos sindicatos da FNI, SC e RS, nas mesas de negociação. Essa vitória se transformou em uma grande ponte para dar confiança aos trabalhadores do SERPRO, que realizaram mobilizações em formato de Jornada Única de 5h (JU5H) e uma greve de mais de 20 dias. Também esteve garantida a participação destes sindicatos como assistentes nas conciliações dos dissídios da DATAPREV e da BB Tecnologia, na qual os trabalhadores fizeram 16 dias de greve.



CLIQUE AQUI para ver a pauta de reivindicações da FNI entregue ao SERPRO na campanha salarial passada (2015/2016)


CLIQUE AQUI para ver a pauta de reivindicações da FNI entregue à DATAPREV na campanha salarial passada (2015/2016)






Projeto de desmonte do SERPRO, fundos de pensão, campanhas salariais e jornada de 6h na pauta da FNI

A exemplo das plenárias anteriores, neste encontro terá uma análise de conjuntura econômica e política do país. Será feita uma avaliação das campanhas salariais e das greves do SERPRO, da DATAPREV e da BB Tecnologia deste ano, pontuando nossas falhas e nossos acertos. Também estão na pauta do encontro os fundos de pensão do SERPRO (SERPROS) e da DATAPREV (PrevData) e o projeto de desmonte do SERPRO que está sendo discutido pela empresa e seu conselho diretor.

A partir dessas análises e de contribuições levadas pelos colegas dos estados, os presentes debaterão e encaminharão as pré-pautas das três empresas, as quais serão levadas para discussão e deliberação nas Regionais e nas unidades. A plenária também definirá propostas dos eixos para as campanhas salariais e um calendário de atividades e de mobilização, no qual certamente estará incluída a luta pela manutenção das empresas e do emprego, especialmente no SERPRO.

A efetivação da comissão paritária das 6h no SERPRO, que consta no ACT fechado na conciliação de dissídio coletivo no TST (Tribunal Superior do Trabalho) e que ainda não foi instalada, estará na pauta dos sindicatos e das OLTs da FNI e entidades parceiras.

Temos a enorme tarefa de dar respostas para as próximas campanhas salariais, mas também aos fatos novos que surgiram nos últimos dias. Temos a convicção de que juntos podemos assumir todos esses desafios.


A cobertura da 6ª Plenária Nacional da FNI e entidades parceiras pode ser acompanhada aqui no blog e pelo twitter (@fnialternativa)




Sindicatos e OLTs que constroem a FNI e entidades parceiras   


Nenhum comentário:

Postar um comentário