Componentes da Frente

FNI - Frente Nacional dos Trabalhadores em Informática {APOIAM ==> SINDPD/SC; SINDTIC/SE; OLT SERPRO/BA; OLT SERPRO/RJ; OLT Dataprev/SP; OLT Datraprev/RS; OLT SERPRO/RS; SINDPD/RS }

O Que é a FNI

A FNI é o instrumento alternativo de organização e de luta que os trabalhadores de TI do Brasil estão construindo. Uma frente que defenda os interesses dos trabalhadores e independente de governos e das empresas.

quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Regional Porto Alegre inicia Campanha em Defesa do SERPRO




Uma grande assembleia com trabalhadores da Regional Porto Alegre e PSEs da Receita Federal nessa quarta-feira (9/12), em frente à empresa, debateu as notícias sobre o desmonte do SERPRO e encaminhou possíveis ações. Contamos com a presença de uma colega aposentada de Santana do Livramento, que relatou as dificuldades dos colegas que trabalham no interior do estado.
Diretores do Sindppd/RS repassaram as informações que chegaram até o sindicato sobre a drástica redução que está sendo estudada no Conselho Diretor da empresa. As notícias que temos é de que esse desmonte se daria via diminuição das FCTs, das GFCs e de diretorias e pelo FECHAMENTO DE REGIONAIS E DE ESCRITÓRIOS. Está marcada uma reunião nesta sexta-feira (11/12) entre a direção do SERPRO e a FENADADOS para tratar do assunto, para a qual os sindicatos da FNI (RS, SC e AL) foram convidados e estarão presentes.
Integrantes do Sindppd/RS e os trabalhadores do SERPRO e PSEs ressaltaram que o momento é de unir de todo o esforço possível no Brasil a fim de denunciar essa tentativa de desmonte e  de defender a empresa e os serviços de TI de qualidade prestados por ela. Os colegas defenderam a importância das Regionais e Escritórios do SERPRO, dos trabalhadores PSEs e dos lotados em unidades da Receita Federal/ Ministério da Fazenda e outros órgão do governo federal fazerem ações e atos conjuntos para termos mais força.
Está claro, para quem participou da assembleia, que apenas TODOS JUNTOS, tanto aqui na Regional Porto Alegre quanto em outros estados, conseguiremos impedir o sucateamento da empresa e qualquer prejuízo aos trabalhadores. Embora as informações sejam bastante escassas e não saibamos exatamente o que o Conselho Diretor está planejando, precisamos nos antecipar a qualquer tentativa de perdas de direitos e de demissões.


151209assembleia_DESMONTE_serpro_7151209assembleia_DESMONTE_serpro_6
151209assembleia_DESMONTE_serpro_8


A colega aposentada de Santana do Livramento (RS), foto acima à esquerda, que estava na assembleia aproveitou a ocasião para reclamar do tratamento dado pelo SERPRO e pela Receita Federal aos trabalhadores do interior e PSEs. Ela ressaltou a necessidade de o sindicato e os trabalhadores da Regional Porto Alegre estarem em contato com os colegas do interior, repassando informações e mantendo-os atualizados. Também sugeriu que algumas atividades da campanha em defesa do SERPRO sejam feitas em sextas-feiras, para que os colegas possam se deslocar para a Capital a fim de participar. “O terrorismo feito aos colegas do interior e PSEs é tão grande quanto o enfrentado aqui”, afirmou.



Deliberações da assembleia dessa quarta-feira (9/12) para a Campanha em Defesa do SERPRO:


# Faixas em frente à Regional POA

# Apedido para ser publicado em jornal de circulação nacional denunciando a tentativa de desmonte do SERPRO e em defesa da empresa

# Preparar campanha com o mesmo tom do apedido para outdoors em Porto Alegre e emissoras de rádio da Capital (com abrangência no interior gaúcho)

# ATO PÚBLICO no dia 16/12 (próxima quarta-feira) em frente à Regional Porto Alegre, com a presença de parlamentares que apoiem a manutenção da empresa. Em um contato preliminar com parlamentares, a atividade está tendendo a ocorrer na PARTE DA TARDE. Este ato público foi bastante debatido na assembleia, sendo aprovado por UNANIMIDADE dos presentes. Portanto, a presença de todos e de todas para que seja um ato de peso e importante para a nossa luta é fundamental. É preciso ter comprometimento, colegas! E convidem desde já tod@s @s trabalhador@s que puderem! OBS.: O Sindppd/RS tentará articular que outros estados façam atos semelhantes neste mesmo dia

# Organizar um dossiê sobre a importância do SERPRO e dos serviços prestados pela empresa e por seus trabalhadores ao país. A ideia é divulgá-lo na mídia, no Congresso Nacional e em demais espaços possíveis, a fim de fazer com que o SERPRO seja conhecido pela população

# Preparar um grande ato público em Brasília em Janeiro/16 com os demais sindicatos e a FENADADOS

# Atualizar as informações sobre a sindicância no SERPROS e o tamanho do rombo, para inserir este assunto extremamente importante nessa campanha







Trabalhadores se mobilizaram nos Anos 90 e impediram desmonte do SERPRO. Vamos à luta novamente!

Diretores do Sindppd/RS e colegas mais antigos da Regional relembraram, na assembleia, o processo de desmonte enfrentado pelos trabalhadores do SERPRO nos anos de 1998 e 1999. Naquela época, a direção da empresa e o governo federal tentaram efetivar o projeto de transformar o SERPRO em uma consultoria de TI, terceirizando serviços e reduzindo o quadro funcional.
A forte luta dos trabalhadores, que contou com protestos nos estados e mobilizações nacionais até mesmo no Congresso em Brasília, impediu o fechamento das Regionais (já existiam as 10). Mesmo assim, ocorreram demissões e terceirizações de alguns serviços de TI.
O colega Ismael de Oliveira, da Regional Porto Alegre, foi um dos afetados por esse projeto e relatou brevemente na assembleia dessa quarta-feira. Emocionado, Ismael contou que na época o SERPRO Regional Porto Alegre terceirizou o serviço da RAIS para a TI da metalúrgica GERDAU. Ele foi demitido da empresa e acabou sendo contratado pela GERDAU para prosseguir trabalhando neste sistema – ou seja, para fazer trabalho semelhante que desempenhava no SERPRO. Felizmente devido a um trabalho político/jurídico do sindicato, ele e outros colegas conseguiram retornar à empresa.
A terceirização da RAIS deu tão errado que, anos mais tarde, a direção do SERPRO retomou o serviço para seu corpo funcional. Ismael foi readmitido logo em seguida, mas outros colegas só retornaram anos mais tarde por meio da Campanha dos Anistiados, outra grande luta, com bastante vitórias, travada pelos trabalhadores da empresa.
Os gestores, presidentes da empresa e governo passam, mas quem fica realmente são os trabalhadores e o SERPRO. Portanto colegas, não vamos esperar por milagres e uma possível boa vontade da direção da empresa e do governo. Façamos nós a nossa própria história.







Vêm pra luta, colegas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário