Componentes da Frente

FNI - Frente Nacional dos Trabalhadores em Informática {APOIAM ==> SINDPD/SC; SINDTIC/SE; OLT SERPRO/BA; OLT SERPRO/RJ; OLT Dataprev/SP; OLT Datraprev/RS; OLT SERPRO/RS; SINDPD/RS }

O Que é a FNI

A FNI é o instrumento alternativo de organização e de luta que os trabalhadores de TI do Brasil estão construindo. Uma frente que defenda os interesses dos trabalhadores e independente de governos e das empresas.

sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Prefeito de Porto Alegre participa de ato público em defesa do SERPRO e dos trabalhadores






Ato público aconteceu em Porto Alegre e contou com o apoio e a participação do prefeito José Fortunati, do presidente da PROCEMPA, Mario Luis Teza, e da integrante do PSOL Luciana Genro. Sindicalistas e a central sindical e popular CSP-Conlutas reforçaram a luta.


Mas foi a presença massiva dos trabalhadores da Regional Porto Alegre e PSEs que garantiu uma atividade forte e bonita, que chegou até a diretoria do SERPRO e da FENADADOS, que estavam reunidos junto com os sindicatos da FNI em Brasília no mesmo horário. Cerca de 200 colegas da Regional se concentraram em frente ao prédio da empresa para recepcionar os apoiadores e mostrar que vão lutar contra o desmonte do SERPRO. A diretora do Sindppd/RS, Vera Guasso, que estava na reunião em Brasília repassou informes sobre o ato que ocorria em Porto Alegre.





CLIQUE AQUI para ver a galeria de fotos do ato que publicamos no Face do sindicato





O primeiro convidado a falar foi Mario Luis Teza, funcionário do SERPRO e, atualmente, preside a PROCEMPA, empresa de TI do município de Porto Alegre. Teza reforçou que o serviço prestado pelos trabalhadores da empresa não consegue e nem deve ser suprido pela iniciativa privada, pois o SERPRO lida diretamente com dados dos cidadãos brasileiros e com movimentações comerciais e financeiras do governo federal. “A economia que poderia ser feita com a junção das três empresas [Serpro, Dataprev e Telebras] e com a redução dos nossos postos de trabalho não vai reduzir o custo de TI do governo federal. Ao contrário, haverão mais licitações, mais terceirizações e o pior: os sistemas estruturantes do governo vão ter descontinuidade”, analisou.

ato_face_7Teza (ao lado) exemplificou com o que ocorreu no final dos anos 90, quando o governo federal da época, gestão de Fernando Henrique Cardoso, em um processo de desmonte semelhante tentou transformar a empresa em uma consultoria e demitiu centenas de trabalhadores em todo o país. Ele contou que na época os funcionários do SERPRO se mobilizaram contra o sucateamento e alertaram que os dados das empresas privadas que utilizam os sistemas do SERPRO para o comércio exterior poderiam ser vazados para a concorrência. Naquele momento, existiam 500 clientes privados na rede da empresa. “A partir da nossa mobilização, da rejeição das próprias empresas que usavam o SISCOMEX na época, da mobilização sindical e do trabalho parlamentar conseguimos reverter essa tentativa [do governo FHC]”, afirmou.








ato_face_12Luciana Genro (ao lado), integrante do PSOL, representou o deputado estadual Pedro Ruas, que não pôde comparecer ao ato devido a uma audiência pública sobre o direito à moradia que encerrou com repressão da Brigada Militar na parte da manhã no Legislativo gaúcho. Luciana lembrou que várias categorias de trabalhadores de empresas públicas, tanto no âmbito federal quanto no estadual, estão sofrendo ataques por parte dos governos e das forças econômicas. “É pra se fazer ouvidos e para fazer suas vozes valerem que vocês estão aqui hoje nesta mobilização. E é para isso também que a gente traz o nosso apoio, a nossa solidariedade e a garantia de que o PSOL vai estar com vocês nessa luta”.






ato_face_13O prefeito de Porto Alegre, José Fortunati (ao lado), em sua declaração de apoio aos trabalhadores e à manutenção do SERPRO como empresa pública de TI, lembrou que quando foi deputado federal utilizou muito os serviços prestados pelo SERPRO. “Já entrei em contato com a presidente Dilma Rousseff e pedi para que mantenha o SERPRO como ele é e preserve os empregos”. Fortunati também salientou a relação antiga de parceria que existe entre a prefeitura e a empresa. Afinal, há 16 anos o SERPRO, junto com a prefeitura da Capital, a PROCEMPA e organizações sociais da TI e de software livre patrocina e realiza os Fóruns Internacionais (os FISLs).












Solidariedade dos trabalhadores à categoria do SERPRO


ato_face_21
Acima, Deborah Xavier (SIMPA) 



Trabalhadores de outras categorias participaram do ato em apoio aos funcionários do SERPRO. Deborah Xavier, do SIMPA (Sindicato dos Municipários de Porto Alegre) e Altemir Cozer, da central CSP-Conlutas, disseram que a união e a luta são fundamentais para barrar as demissões e a retirada de direitos dos trabalhadores, pois os ataques estão vindo de todos os lados e contra qualquer categoria.




ato_face_22
Altemir Cozer (CSP-Conlutas)









ato_face_26ato_face_27


Por parte dos funcionários da Regional do SERPRO falaram Luis Hugo (acima, à esquerda), trabalhador antigo que enfrentou a tentativa de desmonte no final dos ano 90, e Flávio Garcia (acima, à direita), que é da OLT e trabalha na empresa há 11 anos. “Estamos na luta por nós e pelos próximos trabalhadores que virão à empresa”, defendeu Luis Hugo.







ato_face_28
Hilda Dobal (ao lado), PSE do SERPRO na Receita Federal e diretora do Sindppd/RS, denunciou a desvalorização salarial e a diferença de tratamento dado aos PSEs em relação aos demais trabalhadores do SERPRO. “Se houver demissão, com certeza nós seremos os primeiros”, alertou os demais colegas.





















Diretores do Sindppd/RS que são trabalhadores de outras empresas da nossa categoria também participaram do ato, levando o apoio dos seus colegas ao SERPRO. Foram eles: Ormar Rosa, da PROCERGS, Irineu Devincenzi, da BB Tecnologia, e Carlos Osório, da PROCEMPA.


ato_face_29ato_face_30


ato_face_31ato_face_32
O ato público encerrou com um “abraço” no prédio da Regional







Campanha O Brasil precisa do SERPRO prossegue no RS


ato_serpro_2


Esse ato na Regional Porto Alegre integrou a campanha nacional O Brasil precisa do SERPRO, organizada conjuntamente pelos sindicatos de todo o país, a FNI e entidades parceiras e a FENADADOS.

Mais ações da campanha, que foram deliberadas na assembleia da semana passada na Regional Porto Alegre, são efetivadas pelo Sindppd/RS, pela OLT e pelos trabalhadores. A partir dessa quarta-feira (16/12), 30 outdoors com a arte da campanha estão sendo colados por toda a cidade.

Também estamos fazendo um vídeo desse ato público com a contribuição e a parceria do pessoal do CORRERIA, que deverá ficar pronto em breve. Assim que estiver finalizado iremos divulgar aqui no site e nas redes sociais.

Pedimos, desde já, a ajuda dos colegas do SERPRO do RS e também de todo o país para divulgar o vídeo na internet e as demais ações. E também estimulamos os outros estados que façam atividades e efetivem a campanha da forma que conseguirem. Afinal, a luta é de todos nós e, quanto mais formos, teremos mais força para resistir a esse e outros ataques que virão!





O que é o SERPRO



ato_face_1


O SERPRO (Serviço Federal de Processamento de Dados) é uma empresa pública de TI (Tecnologia da Informação) ligada ao governo federal e vinculada ao Ministério da Fazenda. A empresa possui hoje 11 (onze) Regionais (Porto Alegre é uma delas) e escritórios de serviços nas diversas capitais brasileiras, totalizando 10 mil trabalhadores em todo o país. Apenas no RS, o SERPRO contabiliza cerca de 500 trabalhadores lotados na Regional Porto Alegre e cedidos na Receita Federal na capital gaúcha e nas diversas delegacias da Receita Federal pelo interior do estado.

O SERPRO é a maior empresa de TI do Brasil, tanto no setor público quanto no setor privado. Parte dos serviços dos sistemas de TI criados e mantidos pelos trabalhadores do SERPRO são para o Ministério da Fazenda e a Receita Federal: o sistema do Imposto de Renda para Pessoa Física (IRPF) e para Pessoa Jurídica (IRPJ), Sistema do Imposto Territorial Rural (ITR), SISCOMEX (Sistemas de Comércio Exterior) e sistemas das compras governamentais. O SERPRO também atua em outros setores da Administração governamental, como o sistema de emissão de PASSAPORTES (inclusive no exterior) e o Sistema EXPRESSO de e-mails nos órgãos e ministérios do governo federal.




OLT Serpro/RS e Sindppd/RS


* Notícia retirada do site do Sindppd/RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário