Componentes da Frente

FNI - Frente Nacional dos Trabalhadores em Informática {APOIAM ==> SINDPD/SC; SINDTIC/SE; OLT SERPRO/BA; OLT SERPRO/RJ; OLT Dataprev/SP; OLT Datraprev/RS; OLT SERPRO/RS; SINDPD/RS }

O Que é a FNI

A FNI é o instrumento alternativo de organização e de luta que os trabalhadores de TI do Brasil estão construindo. Uma frente que defenda os interesses dos trabalhadores e independente de governos e das empresas.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

DESMONTE DO SERPRO: Sindicatos da FNI participam da reunião com presidente Mazoni. A luta em defesa da empresa tem que se massificar!



A reunião ocorreu na sexta-feira (11/12 - foto abaixo) e teve como pautas o assunto da fusão entre SERPRO, DATAPREV e Telebras, que vem sendo divulgado na mídia, e o risco de desmonte da empresa por meio do fechamento de Regionais e de escritórios e de outras medidas que atacam os direitos dos trabalhadores.

Foi uma reunião longa, em que o presidente da empresa refutou o fechamento de Regionais; ao contrário das notícias que circulam, ele disse que gostaria de abrir mais uma unidade do SERPRO em Manaus (AM). Também negou que esteja em discussão, no SERPRO, a possibilidade de fusão entre a empresa, a DATAPREV e a Telebras.

Ao mesmo tempo, Mazoni disse que existe um debate com as empresas no sentido de otimizar os serviços e custos, integrando cada vez mais os sistemas entre o SERPRO e a DATAPREV. Ele também cogita colocar a empresa a prestar serviços para a iniciativa privada.

O que o presidente Mazoni confirmou é que está decidida a devolução dos CCs externos devido a uma medida do Ministério da Fazenda, que não irá renovar as cedências. Vale lembrar que a FNI e as entidades parceiras sempre denunciaram como um absurdo a existência dos assessores externos e também dos internos, os quais devem prosseguir na empresa, segundo relatos do próprio presidente e do diretor Antonio João. Já vão tarde. 

Os diretores do SERPRO também reconheceram que circulam documentos sobre a fusão em órgãos do governo e o fato de que dentro do Conselho Diretor da empresa foi solicitado um estudo sobre a redução do tamanho do SERPRO e de alguns direitos dos trabalhadores.

Nessa reunião, os sindicatos da FNI lembraram ao presidente que os trabalhadores e alguns sindicatos vêm denunciando, há anos, a preocupação com os balanços negativos, o não pagamento pela prestação de serviços feitos a alguns clientes, o recorrente aporte de recursos ao SERPRO, a enorme quantidade de cargos de confiança e o alto custo dos assessores como fatores de fragilização da empresa.




Em defesa dos trabalhadores, dos direitos deles e da empresa!

Ao olhar para o lado e ver o que está acontecendo com as demais empresas públicas estatais como os Correios, a Petrobras e agora também a DATAPREV podemos constatar que o SERPRO não ficará de fora dos planos do governo de ataque às empresas. Haverá nova reunião com a direção do SERPRO e as representações dos trabalhadores nesta quarta-feira (16/12), às 14h, pois um dia antes, terça-feira dia 15 de Dezembro, acontecerá um encontro das três empresas (SERPRO, DATAPREV e Eletrobras). De acordo com a diretoria do SERPRO, desta reunião do dia 15/12 deverá ser encaminhado um documento sobre o que está em debate em relação à situação das empresas.

Na DATAPREV, está em curso uma tentativa de “exportar” uma parcela dos trabalhadores que tem o cargo de assistente e aposentados para outros órgãos do governo. No entanto, os que quiserem ser transferidos terão perdas salariais e correm o risco de serem demitidos. É uma situação gravíssima para os colegas.



Precisamos lutar contra a possibilidade de desmonte do SERPRO agora

Precisamos prosseguir com a UNIÃO construída na greve e expandi-la ainda mais para defender nossos empregos, nossos direitos e a empresa. Não podemos nos enganar e achar que não seremos atingidos. Precisamos nos antecipar a qualquer tentativa de desmonte, seja no SERPRO, seja na DATAPREV, porque os projetos estão conectados.

O sindicato do RS levou, na reunião do dia 11 de Dezembro, propostas de ações deliberadas na assembleia dos trabalhadores do dia 9/12 em Porto Alegre. Essas propostas foram complementadas com alguns itens que já haviam sido discutidos no Conselho Diretor da FENADADOS.

A plenária da FNI e entidades parceiras que aconteceu nesse final de semana (12 e 13/12) em São Paulo também discutiu esse tema. Os trabalhadores presentes na plenária entendem que é necessário começar, para já, a construir uma campanha conjunta em defesa das duas empresas.




Encaminhamentos conjuntos da reunião de 11/12 entre os sindicatos do RS e de SC com a FENADADOS e seus sindicatos:

Nome da campanha: O Brasil precisa do SERPRO


# Faixas na frente das regionais em defesa dos trabalhadores e da empresa
# Atos e/ou assembleias no dia 18/12 na porta das Regionais
# Participação na reunião do dia 16/12 com a direção da empresa






Ações deliberadas na assembleia dos trabalhadores do SERPRO no RS que já estão em andamento:


# Vários outdoors espalhados em Porto Alegre e cidades da região metropolitana

# Construção de um manifesto e de um dossiê sobre o SERPRO

#  Faixas em frente à Regional POA

# Apedido para ser publicado em jornal de circulação nacional denunciando a tentativa de desmonte do SERPRO e em defesa da empresa

#  Preparar campanha com o mesmo tom do apedido para outdoors em Porto Alegre e emissoras de rádio da Capital (com abrangência no interior gaúcho)

# ATO PÚBLICO no dia 16/12 (nesta quarta-feira) em frente à Regional Porto Alegre, com a presença de parlamentares que apoiam a manutenção da empresa.

# Preparar um grande ato público em Brasília em Janeiro/16 com os demais sindicatos e a FENADADOS

# Atualizar as informações sobre a sindicância no SERPROS e o tamanho do rombo, para inserir este assunto extremamente importante nessa campanha 




OLTs e sindicatos que constroem a FNI e entidades parceiras


Nenhum comentário:

Postar um comentário