Componentes da Frente

FNI - Frente Nacional dos Trabalhadores em Informática {APOIAM ==> SINDPD/SC; SINDTIC/SE; OLT SERPRO/BA; OLT SERPRO/RJ; OLT Dataprev/SP; OLT Datraprev/RS; OLT SERPRO/RS; SINDPD/RS }

O Que é a FNI

A FNI é o instrumento alternativo de organização e de luta que os trabalhadores de TI do Brasil estão construindo. Uma frente que defenda os interesses dos trabalhadores e independente de governos e das empresas.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

URGENTE: Notícias de desmonte do SERPRO começam a surgir. Precisamos nos mobilizar desde agora, colega!



Nessa sexta-feira e durante o sábado, os sindicatos da FNI e entidades parceiras receberam informações de que está sendo debatida no Conselho Diretor do SERPRO uma redução drástica da empresa. Isso ocorreria por meio da diminuição das FCTs, das GFCs e de diretorias e pelo FECHAMENTO DE REGIONAIS E DE ESCRITÓRIOS. 

Essas informações são muito preocupantes, pois colocam em risco a empresa que ajudamos a construir nesses mais de 50 anos, e é mais um lance na política de desmonte das estatais e serviços públicos, corte de verbas na área social e muitos outros ataques aos trabalhadores. O que reforça a preocupações em torno dessas notícias é o fato de que a Receita Federal, que tem poder de decisão no SERPRO, está fechando várias agências em todo o país.


O Sindppd/RS enviou ofício à diretoria do SERPRO pedindo uma reunião para tratar do assunto. CLIQUE AQUI para ver o documento


O desmonte na PETROBRAS, as centenas de privatizações, o corte de verbas em serviços essenciais à população e o arrocho salarial do governo Dilma nos mostra que todas essas informações são verdadeiras. Para conter a "crise nas contas públicas", não é nos bilhões que os bancos e os grandes empresários ganham que o governo mexe, mas sim nas conquistas dos trabalhadores e da população em geral. Precisamos nos antecipar e agir rapidamente, pois se esperarmos poderá ser tarde. Nos anos 90 aconteceu algo muito parecido e os trabalhadores e sindicatos se mobilizaram e conseguiram barrar várias das medidas que o governo e a direção do SERPRO queriam tomar.

Nos setores de trabalho, as chefias já estão confirmando que existem estudos, mas ainda não dão como certas todas as medidas. Mas isso não pode nos contentar; agora é hora de lutar contra o desmonte do SERPRO.

A diretoria do SERPRO tem a responsabilidade pela situação por que passa a empresa. Afinal, sempre denunciamos as centenas de cargos de confiança e de assessores com salários altíssimos, criados para abrigar correligionários ou usados como barganha política. E agora, são os trabalhadores que pagarão por essa "festa" também?



Aproveitamos para indicar algumas medidas no sentido de preservar a empresa, os empregos dos trabalhadores e seus direitos:

Diminuir diretorias, reduzir pela metade as FGs, acabar com a figura dos assessores (uma verdadeira excrescência na estrutura da empresa) e dar fim à política dos descontos aos principais clientes da empresa etc.




A hora é de UNIÃO de todos e de todas para mantermos nossos empregos e os serviços de qualidade de TI prestados pelo SERPRO

Precisamos da UNIÃO de todos os trabalhadores do SERPRO contra mais este possível ataque. Não importa se é a sua regional ou o seu escritório é que será atingido: o que importante é que colegas nossos poderão ter suas "cabeças cortadas" e perder suas conquistas para reduzir custos e compensar perdas de uma crise que não é nossa, enquanto grandões prosseguem ganhando muito e milhões de reais dos cofres públicos são desviados para construtoras, políticos etc, a fim de manter todo um esquema de corrupção que, em algumas esferas, chega a ser internacional. Portanto, a hora não é de defender um ou outro emprego, e nem o "meu emprego", mas sim o NOSSO EMPREGO e os NOSSOS DIREITOS conquistados com muita luta.

Chamamos desde já a construção de uma frente com todos os sindicatos e a FENADADOS. Sabemos que temos várias divergências na análise dos motivos que levaram o SERPRO a ficar nesta situação e, também, em relação ao papel do governo que, em vez de solucionar os verdadeiros problemas da empresa, quer empurrar a conta para os trabalhadores. No entanto, temos a convicção de que há pontos em comum que nos unificam para barrar este DESMONTE da nossa empresa. Agora não há espaço para tergiversações: ou estaremos na defesa da empresa e seus trabalhadores, ou deixaremos o projeto do desmonte passar.



Nossa saída, como sempre, é a MOBILIZAÇÃO. Prepare-se desde já, colega!

Essa é a principal arma que os trabalhadores têm. Sem mobilização e sem luta, pouco avançamos. O período de festas de final de ano e das férias não podem nos atrapalhar, colegas. Estejam em comunicação com os demais trabalhadores do seu estado, com a OLT ou com o seu sindicato. Vamos atrás das informações e faça pressão para manterem o seu estado sempre atualizado - e pressione e ajude a construir as mobilizações. E claro, participe das atividades!




Sindicatos e OLTs que constroem a FNI e entidades parceiras

Um comentário: