Componentes da Frente

FNI - Frente Nacional dos Trabalhadores em Informática {APOIAM ==> SINDPD/SC; SINDTIC/SE; OLT SERPRO/BA; OLT SERPRO/RJ; OLT Dataprev/SP; OLT Datraprev/RS; OLT SERPRO/RS; SINDPD/RS }

O Que é a FNI

A FNI é o instrumento alternativo de organização e de luta que os trabalhadores de TI do Brasil estão construindo. Uma frente que defenda os interesses dos trabalhadores e independente de governos e das empresas.

quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Carta à FENADADOS e aos trabalhadores do SERPRO sobre a reunião do dia 11/12



Vivemos em 2015 um ano de muitas lutas dos trabalhadores da nossa empresa. Foi o ano da retomada, após os traumas vividos na grande greve de 2009 e a perda da confiança na luta e na organização sindical. O fato é que superamos com força, audácia e muita mobilização um cenário de perdas salariais significativas e finalizamos a campanha salarial com avanços importantes.

Foi decisiva a unidade dos trabalhadores, das OLTs e do conjunto dos sindicatos juntamente com a FENADADOS. E não se pode negar que a presença dos sindicatos de SC, RS e AL, por meio da liminar concedida no TST (Tribunal Superior do Trabalho), ajudou a selar a unidade na luta e nas mesas de negociação para chegarmos onde chegamos. A participação desses sindicatos nas negociações foi saudada não apenas pelas suas respectivas bases, mas também pelos trabalhadores em todo o país.  

Neste momento está em estudo uma série de medidas, pelo Conselho Diretor do SERPRO, que pode significar um ataque gigantesco para a existência da empresa na forma como ela é hoje.  E embora não tenhamos ainda oficialmente conhecimento de todas as propostas em estudo, podemos fazer um paralelo com os acontecimentos de 1998/1999 quando a empresa quase deixou de existir enquanto tal. Mas ficaram sequelas de centenas de demissões. Na verdade, a continuarem os estudos da forma que estão sendo propostos, poderemos não ter centenas de trabalhadores nas próximas campanhas salariais e enormes perdas de direitos.



Excluir os sindicatos do RS, SC e AL da reunião com o SERPRO enfraquece a luta e vai contra a necessidade de unidade

A FENADADOS marcou, com o SERPRO, uma reunião para tratar do tema na próxima sexta-feira (11/12). Esta é uma oportunidade de ir a fundo nos assuntos que trazem angústia para mais de 10 mil trabalhadores em todo o país. O problema é que a FENADADOS está limitando a presença apenas ao seu Conselho Diretor e, com isso, exclui o Sindppd/RS, o Sindpd/SC e o Sindpd/AL. Não sabemos como está a participação de sindicatos que também não fazem parte da FENADADOS como é o caso do Sindpd/SP e Sindpd/PR.

Não vemos nenhum motivo para que não estejam lá todas as representações sindicais que, juntas, fizeram a maior mobilização dos últimos anos do SERPRO e recolocaram os trabalhadores da nossa empresa como atores - e que, com certeza, estão fortalecidos para enfrentar as próximas batalhas.

Deixar de fora os sindicatos de SC, RS e AL significa não só pôr em risco a unidade para as lutas que teremos pela frente em defesa dos empregos, da empresa e das conquistas dos trabalhadores, mas também poderá significar a criação desnecessária de desconfianças em todas as bases sobre os motivos de uma reunião com apenas uma parte das representações.

Ainda há tempo de mudar o formato da reunião do dia 11/12 com o SERPRO e garantir a presença de todas as representações sindicais. Apelamos, portanto, para que seja revista esta posição de deixar de nos convidar para reunião, pois não é com divisão ou exclusão que enfrentaremos tais ataques. Temos convicção que somente unidos e fortes poderemos enfrentar e derrotar qualquer projeto que signifique o desmonte do SERPRO.



Sindppd/RS, Sindpd/SC e Sindpd/AL

Um comentário:

  1. Só a união do conjunto dos trabalhadores do Serpro e suas representações poderá mudar este cenário trágico.Vivi esta situação em 98 e até hoje tenho sequelas.

    ResponderExcluir