Componentes da Frente
O Que é a FNI
A FNI é o instrumento alternativo de organização e de luta que os trabalhadores de TI do Brasil estão construindo. Uma frente que defenda os interesses dos trabalhadores e independente de governos e das empresas.
quinta-feira, 17 de agosto de 2017
SERPRO: Mais uma reunião sem proposta econômica e com retirada de direitos
Mais uma vez, a mesa de negociação dessa quarta-feira (16/08) frustrou a expectativa dos trabalhadores, pois a direção da empresa não trouxe proposta para os itens econômicos da pauta, entre eles salários e benefícios. Além disso, o SERPRO não quer manter o direito a venda da licença prêmio e insiste em reduzir os valores das horas extras e do adicional noturno e mudar a data de pagamento dos salários.
CLIQUE AQUI para ver a ata da 4ª Mesa de Negociação com a direção do SERPRO
A representação dos trabalhadores levou a resposta das assembleias, nas quais foi negada, em todo o país, por unanimidade, a retirada de direitos e a necessidade de que a empresa apresente suas proposta para as cláusulas econômicas. Também continuamos a exigir o direito a todos os trabalhadores terem acesso à transmissão das mesas de negociação.
Já estamos indo para o final do mês de Agosto, e a nossa perda de 4,08% nos salários e benefícios, além da recuperação de perdas passadas, estão fazendo falta no contracheque dos trabalhadores.
Cobramos do SERPRO a veracidade de uma informação que circulou nas regionais, pois não houve até hoje nenhum comunicado oficial para a categoria: de que a empresa teria alterado os cálculos do abono de férias, tirando um direito histórico já pago há quase 30 anos. A empresa confirmou a alteração dos cálculos; disse, ainda, que era um erro que estava sendo praticado e que foi cobrada, pelos órgãos superiores, a fazer o ajuste. Mais um direito sendo suprimido sem nenhuma consulta ou sequer comunicado oficial da empresa. Não podemos aceitar!
As únicas propostas positivas por parte da empresa foram sobre a curatela e a garantia de 2 horas diárias para pais e mães que têm filho deficiente, para o cuidado com o mesmo.
Nossa mobilização será fundamental para evitar as maldades que querem nos impor
Os trabalhadores estão ficando indignados com toda esta situação, e começa a tomar corpo a vontade de construir algum tipo de mobilização. Isso é muito importante, pois precisamos entrar em jogo para fazer pressão contra a empresa. Na próxima semana, deverão ser feitas assembleias em todo o país para, juntos, construirmos ações nacionais de mobilização, com muito diálogo e unidade.
Proposta de agenda de mobilização:
# A partir de 23 de Agosto: assembleia nos estados para relatos sobre a mesa
# Manifestação com paralisação de um turno, um dia antes da próxima mesa de negociação em todo os estados, e outras possibilidades de mobilização mais fortes e diárias na semana que houver a próxima mesa
Não aceitaremos retirada de direitos!
Queremos a recomposição de nossos salários e benefícios já!
Sindicatos e OLTs que constroem a FNI e entidades parceiras
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Se a postura de greve continuar com paralisações aqui acolá, sem efetivamente parar os sistemas significativos para sociedade e
ResponderExcluirgoverno, estarão apenas brincando ou fazendo teatro de greve .