Na tarde dessa terça-feira (20/10) foi protocolado, FINALMENTE, o Dissídio Coletivo de natureza econômica no TST (Tribunal Superior do Trabalho). A audiência de conciliação está marcada para segunda-feira (26/10), às 14h, em Brasília. Depois de 21 dias de greve crescente, partimos agora para uma nova fase, pois frente à intransigência da empresa e do governo não restou outro caminho. Eles preferem que o SERPRO tenha prejuízos do que conceder as reivindicações dos trabalhadores, que esperaram pacientemente por 5 meses antes de entrar em GREVE.
O Dissídio Coletivo (DC) está protocolado pelo número 21101-49.2015.5.00.0000 . OS trâmites podem ser acompanhados na seção "Pesquisa Processual" no site do TST no canto direito da página. Ou clicando direto NESTE LINK
A GREVE cresce a cada dia, passo a passo sendo discutido e decidido por todos. Tanto é que esse processo de organização e de luta dos trabalhadores está levando à maior GREVE da história do SERPRO: estamos com TODAS as 11 regionais e com 3 escritórios paralisados. Isso não é pouco, para uma luta que foi construída pela categoria a centenas de mãos, com as decisões sendo avaliadas e tomadas DEMOCRATICAMENTE nas assembleias de trabalhadores nos estados (o que alguns sindicatos não fazem no dia a dia).
Tudo ocorre à base da pressão e da luta dos trabalhadores em GREVE. Inclusive a entrada com o dissídio não foi fácil. Mesmo tendo o ajuizamento no TST aprovado em assembleias de 17 estados, a FENADADOS não cumpriu com o que havia se comprometido - de entrar com o dissídio no mais tardar na segunda-feira (19/10) como combinado - e empurrou o ajuizamento pra frente, para terça-feira (20/10), utilizando-se de argumentos no mínimo inconsistentes. A categoria precisou fazer twitaços incessantes na internet, mandar SMS e pressionar a diretoria da federação para que fosse dada entrada com o dissídio na Justiça.
Os trabalhadores estão dando demonstrações inquestionáveis de que não irão permitir serem passados para trás ou traídos como ocorreu em 2009.
Agora, a GREVE tem que ser TOTAL! Vamos organizar o APAGÃO PELA CONCILIAÇÃO a partir desta quinta-feira!
Tão logo o dissídio foi protocolado, a audiência de conciliação foi marcada para a próxima segunda-feira (26/10). O agendamento aconteceu rápido porque estamos EM GREVE
E assim precisamos permanecer, para pressionar a direção da empresa a dar fim de uma vez na campanha salarial de uma FORMA JUSTA aos trabalhadores que constroem e fazem o SERPRO crescer e prestar serviços de TI de qualidade ao governo e à população. E que agora na GREVE, estamos mostrando que fazemos falta!
Todas as REGIONAIS E ESCRITÓRIOS EM GREVE estão propondo PARALISAÇÃO TOTAL a partir desta QUINTA-FEIRA (22/10) até o DIA DA CONCILIAÇÃO (26/10). Este é o APAGÃO PELA CONCILIAÇÃO! Pedimos a tod@s que mobilizem seus colegas para esta etapa tão importante! Essa é a última chamada para os colegas que ainda não aderiram à nossa luta poderem ajudar mostrando sua indignação à forma de como o SERPRO conduziu a negociação na Campanha Salarial 2015-2016.
Os trabalhadores querem: IPCA nos salários (ou seja, as perdas com a inflação); avanços no tíquete e nos auxílios creche e educação; e a garantia da empresa de que ocorra o debate para futura implementação da jornada de 6h diárias. O que estamos reivindicando não é NADA absurdo ou difícil de ser atendido. A tal da crise não é nossa, então ela não deve ser jogada nas costas dos trabalhadores!
Chamamos a TOD@S colegas que ainda não entraram, a virem com a gente na GREVE. Estamos entrando na reta final, mas decisiva, e PRECISAMOS DE TODA A FORÇA QUE PUDERMOS TER.
GREVE GERA IMPACTO E GANHA ESPAÇO NA MÍDIA
Tanto é que a GREVE está forte, que serviços estão sendo impactados como a emissão de passaportes no exterior, a Lei de Regulamentação dos Freeshops em cidades de fronteira e o convênio entre os cartórios de São Paulo e a Receita Federal. E se a paralisação prosseguir, mais impactos a empresa irá sentir.
Mesmo com a direção do SERPRO e o governo federal não reconhecendo a grandeza dessa GREVE, teremos conseguido furar o bloqueio e abrir espaço na mídia. As OLTs e sindicatos da FNI, entidades parceiras e os trabalhadores em GREVE têm feito um trabalho de divulgação nas mídias nos estados, cujas matérias estão sendo publicadas neste blog e no Facebook.
A divulgação da GREVE nos blogs da FNI e das OLTs, na página do Comando Nacional dos Funcionários do SERPRO e nos grupos no WhatsApp e no Telegram têm sido fundamentais para construir, manter e democratizar a nossa luta.
JUSTIÇA RECONHECE ATITUDE ILEGAL DOS DESCONTOS DO SERPRO
Os TRTs (Tribunais Regionais do Trabalho) estão reconhecendo a atitude ilegal do SERPRO em descontar as paralisações e os dias de GREVE. Os estados do RS, PA, RJ e PI conquistaram as liminares para que não ocorram os descontos. Os demais estados que entraram com as ações provavelmente deverão consegui-las.
Portanto, não somos somente nós que dizemos que a atitude do SERPRO em descontar é ilegal e é uma forma de punir os trabalhadores que lutam, mas a Justiça também tem reconhecido isso. LUTAR por melhores salários e condições de trabalho está garantido na Constituição do país e não pode ser impedido pelas empresas e/ou pelos governos.
Caso algum colega for descontado, o SERPRO é obrigado a devolver o dinheiro.
DIREÇÃO DO SERPRO ESTÁ AGINDO NA "SURDINA" PARA ACABAR COM A GREVE. Não deixe que o nosso movimento enfraqueça. Venha pra GREVE!
O SERPRO, por meio de suas chefias, começou a fazer o trabalho da contrainformação dizendo que não tem mais sentido continuar a GREVE. Ora, quem decidiu a hora de começar a paralisação são os TRABALHADORES. Pois então são ELES que irão decidir quando terminar!
Venha pra GREVE!
Algumas fotos do dia de hoje nos estados:
Salvador (BA) |
Salvador (BA) |
Salvador (BA) |
Curitiba (PR) |
Porto Alegre (RS) |
Rio de Janeiro |
OLTs e sindicatos que constroem a FNI e entidades parceiras
Nenhum comentário:
Postar um comentário