Componentes da Frente

FNI - Frente Nacional dos Trabalhadores em Informática {APOIAM ==> SINDPD/SC; SINDTIC/SE; OLT SERPRO/BA; OLT SERPRO/RJ; OLT Dataprev/SP; OLT Datraprev/RS; OLT SERPRO/RS; SINDPD/RS }

O Que é a FNI

A FNI é o instrumento alternativo de organização e de luta que os trabalhadores de TI do Brasil estão construindo. Uma frente que defenda os interesses dos trabalhadores e independente de governos e das empresas.

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

SERPRO mantém reajuste salarial abaixo da inflação. Continuamos em GREVE e exigimos DISSÍDIO!



Regional SP fez pressão junto à sala em que ocorria
a mesa de negociação no SERPRO


Nessas terça e quartas-feiras (dias 13 e 14/10) ocorreu mais uma mesa de negociação entre a direção do SERPRO, os sindicatos da FNI e entidades parceiras e a Fenadados em São Paulo (SP). Representantes de OLTs e do comando nacional da GREVE do SERPRO participaram das reuniões como observadores.

Após infindáveis e demoradas discussões e conjecturas, o SERPRO apresentou sua nova proposta para acordo: reajuste salarial e dos benefícios de 5,5% para um ano, com o pagamento dos retroativos à data-base de 1º de Maio em duas parcelas, a serem pagas em Janeiro e Fevereiro de 2016. Ofereceu também uma cartela de tíquete a mais (a 14ª cartela) e compensação dos dias parados da greve com uso do banco de horas.

Em relação à redução da jornada de trabalho para 6h, a direção da empresa afirmou que irá finalizar seus estudos internos sobre o assunto e chamar os sindicatos e a Fenadados para uma conversa em Março do ano que vem.

CLIQUE AQUI ver a ata da mesa de negociação


Rodada de negociação em SP
A proposta da direção do SERPRO prossegue sendo ESCANDALOSA para com os seus funcionários, afinal não cobre nem mesmo a inflação do período (8,17% pelo IPCA). A empresa e o governo federal continuam querendo que os trabalhadores tenham PERDAS em seus salários e benefícios e abram mão de terem seus direitos (como 13º salário, férias etc) reajustados PELO MÍNIMO que todo trabalhador e trabalhadora merece: que é a reposição da INFLAÇÃO.

Enquanto arrocham os salários dos trabalhadores do SERPRO, assessores da empresa estão com os seus altos salários mantidos, o governo federal usa quase METADE da arrecadação para pagar juros e amortização da "dívida pública" para banqueiros e investidores nacionais e internacionais, Legislativo e Judiciário continuam com seus privilégio$ e a cada dia são descobertos desvios de milhões de reais dos cofres públicos para empreiteiras, lobistas e bancos no exterior.

Fala-se tanto que a tal da CRISE FINANCEIRA atinge a todos no país, mas quem está pagando mesmo o pato, no dia a dia, são os trabalhadores e a população brasileira que necessita dos serviços públicos.

Colega do SERPRO, essa CRISE NÃO É NOSSA. Portanto, nós não devemos pagar por ela!




Nossa saída é a GREVE cada vez mais forte. Só a MOBILIZAÇÃO conquista avanços!

Nesses 15 dias de greve (pois os primeiros estados a pararem foi em 30 de Setembro) conseguimos mais do que nos 4 meses de enrolação e de "clima morno" que a direção da empresa e a Fendados mantiveram. No início da greve, a proposta da empresa era de 5,5%de reajuste para 4 anos. Com a paralisação de mais estados, a pressão no SERPRO e no governo aumentou, baixando o acordo para 2 anos. Agora, com 11 estados em GREVE, a empresa colocou na mesa fechar negociação para 1 ano.

São avanços, mas ainda não são suficientes, pois não repor NEM MESMO as perdas com a inflação é um absurdo! Além disso, as respostas para a redução da jornada para 6h, plano de saúde para aposentados e para os tíquetes foram bastante vagas e insatisfatórias.
Entre hoje e esta quinta-feira (15/10), os estados farão suas assembleias. 

Precisamos: 1) REJEITAR mais essa proposta VERGONHOSA do SERPRO e MANTER A NOSSA GREVE, fortalecendo-a com a adesão de mais e mais colegas.

2) Nas assembleias dos estados, é necessário colocar em votação e, de preferência, APROVAR que os sindicatos AJUIZEM DISSÍDIO na Justiça do Trabalho. Chegou a hora de os trabalhadores que estão fazendo a maior greve da história do SERPRO levarem a campanha salarial para a Justiça, já que as negociações com a direção da empresa não estão avançando.

3) Nos estados, os colegas também precisam votar nas assembleias que os sindicatos entrem imediatamente com a Antecipação de Tutela contra os descontos dos dias parados. A mobilização e a GREVE são direitos dos trabalhadores e os dias parados devem constar nas negociações com a empresa. Os descontos que a direção do SERPRO quer aplicar aos trabalhadores grevistas para enfraquecer o movimento são ilegais e passíveis de serem revertidos na Justiça. Para isso, basta os sindicatos defenderem  os direitos dos TRABALHADORES.




Você que AINDA não aderiu à GREVE NACIONAL, vai ficar mesmo só assistindo? Precisamos de VOCÊ na greve!

Já sabemos que a GREVE está impactando nos serviços da empresa e, em alguns estados, chegamos a 15 dias de paralisação. Chegou a hora em que a direção do SERPRO vai tentar nos ganhar no cansaço e intimidar os trabalhadores com o desconto.

#Sóquenão!

Com essa GREVE, os trabalhadores do SERPRO estão mostrando que não têm mais MEDO, seja de desconto, seja do cansaço, seja de ameaças. Também estão mostrando que não dependem mais de sindicatos e da Fenadados para irem à luta. Se as entidades que dizem que são representantes deles não os acompanharem, perderão o bonde dessa linda história que está construída pela categoria.

Hoje, nós somos dez Regionais DF, PA, PE, BA, MG, RJ, SP, PR, SC e RS, além do escritório do ES. No entanto, há estados que AINDA não entraram na GREVE. Colegas do CE que tanto queriam entrar com dissídio: os trabalhadores grevistas certamente encaminharão isso em seus estados. No entanto, não adianta apenas entrar com ação na Justiça; precisamos continuar com a GREVE FORTE para acelerar as mediações. Portanto, precisamos de VOCÊS NA GREVE.

Os demais escritórios não irão participar? Cada um e cada uma faz a diferença neste momento. 


Precisamos de VOCÊS NA GREVE!




Algumas fotos da GREVE nos estados:




Regional SP






Regional Florianópolis (SC)








Regional Porto Alegre (RS)










OLTs e  sindicatos que constroem a FNI e entidades parceiras

Nenhum comentário:

Postar um comentário