Componentes da Frente

FNI - Frente Nacional dos Trabalhadores em Informática {APOIAM ==> SINDPD/SC; SINDTIC/SE; OLT SERPRO/BA; OLT SERPRO/RJ; OLT Dataprev/SP; OLT Datraprev/RS; OLT SERPRO/RS; SINDPD/RS }

O Que é a FNI

A FNI é o instrumento alternativo de organização e de luta que os trabalhadores de TI do Brasil estão construindo. Uma frente que defenda os interesses dos trabalhadores e independente de governos e das empresas.

domingo, 18 de outubro de 2015

O SERPRO novamente age de forma ILEGAL ao fazer descontos da greve. Mas a GREVE vai se reforçar!


A Lei de Greve diz que não pode haver punições antes que a GREVE seja julgada ou aconteça negociação em relação à mesma. E faz menos de 10 dez dias que o SERPRO perdeu ação na Justiça em SC (relembre AQUI) por punir, com descontos e outras medidas, os trabalhadores em GREVE em 2014. Mas a direção da empresa gosta de agir ilegalmente e, neste final de semana, divulgou a prévia dos contracheques com os descontos da GREVE. Vale lembrar que o SERPRO havia cometido outra ilegalidade ao oferecer proposta de ACT (acordo) por 4 anos. Com a GREVE, derrotamos essa proposta e também a oferta de acordo para 2 anos com arrocho salarial.

Se a empresa registrou em ata da negociação que aceitava o abono total da GREVE em troca do banco de horas, então perguntamos: por que essa medida ilegal e extemporânea de proceder os descontos? A empresa sabe que 17 estados rejeitaram a sua proposta e votaram por dissídio. Por que não esperar a conciliação? O SERPRO faz isso para tentar quebrar com a nossa GREVE, com a nossa moral; querem nos colocar em desespero ao tentar quebrar também a nossa condição de pagar as contas no final do mês. Que isso sirva para aumentar a revolta, para resistirmos firmes na GREVE e aguardar a audiência de conciliação. A empresa quer derrotar a mais ampla GREVE que já temos notícia na história da nossa empresa. Seremos 14 estados em GREVE nesta semana. Não vamos pagar a conta da crise!

Veja AQUI a liminar conquistada no RS e AQUI a liminar conseguida no PA para que a GREVE não seja descontada




GREVE NO SERPRO: Nossa caminhada finalmente chegou no Ceará. Estamos em GREVE e exigimos dissídio já!

A partir desta terça-feira (20/10), os trabalhadores do SERPRO de Fortaleza (CE) entram em greve por tempo indeterminado. O Ceará era a ÚLTIMA regional que faltava aderir ao nosso movimento. Com a entrada dos colegas, essa GREVE se torna histórica pois, pela primeira vez, os trabalhadores conseguiram paralisar todas as 11 regionais da empresa juntas e ao mesmo tempo.

Os escritórios também estão tendo uma participação muito importante na nossa mobilização. A partir de quarta-feira (21/10), os trabalhadores do Piauí cruzam os braços, juntando-se ao ES e à PB que  já estão em GREVE.

Seremos 14 estados paralisados na semana que inicia. A empresa sente os efeitos da GREVE, que cresce a cada dia, e agora não consegue mais esconder os impactos nos serviços. Em um email enviado nessa sexta-feira (16/10) no final da tarde, a SPOA (Subsecretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão do governo federal) admitiu os problemas nos sistemas afirmando que decorrem da GREVE, a qual tem a adesão de 90% dos funcionários desse sistema - de acordo com a informação que a secretaria obteve do SERPRO.







Como já tinha previsto o diretor Antonio João, a ameaça de descontar os dias parados da GREVE inflamou ainda mais nossa mobilização. Esse recurso do SERPRO é tão ilegal que os sindicatos do RS e do PA já obtiveram, na Justiça, a Antecipação de Tutela que impede os descontos. Outros estados ainda estão ingressando com o mesmo pedido e certamente ganharão.




GREVE construída passo a passo e a várias mãos

Foram com passos de formiguinha que os trabalhadores do SERPRO construíram essa GREVE. E é regando esse movimento todo dia que temos conseguido fortalecê-lo. A mobilização iniciou neste ano nas regionais de SC, RS, DF, BA e RJ com o protesto em forma da jornada de trabalho de 5h e paralisação das demais 3h, com o objetivo de mostrar a viabilidade da pauta da redução de jornada para 6h diárias (além do conjunto da pauta de reivindicações). Logo a seguir a mobilização foi se espalhando . A ideia caiu tão bem entre os demais trabalhadores que várias regionais aderiram à jornada única como PR, PA, SP e PE, alcançando o conjunto do país.

Após as 5h, os estados aumentaram as mobilizações para paralisações de meio turno e, depois, para 24h.

A enrolação praticada pela direção do SERPRO e pela Fenadados nas negociações só fez aumentar a indignação dos trabalhadores. E não deu para ninguém segurar os colegas, que junto com os sindicatos que se colocaram na luta ou sem eles (no caso dos que não tomaram nenhuma iniciativa),  organizaram a GREVE via especialmente as OLTs e grupos de trabalhadores. Teve sindicato que foi arrastado pela paralisação, assim como a própria federação.

A GREVE iniciou no dia 30 de Setembro, com a entrada do RS, do PA e do DF. Depois, vieram BA,  MG, PR, SC, RJ, PE, São Paulo e agora, CE. O escritório do ES iniciou cedo a GREVE, ganhando depois apoio da PB e, agora também do Piauí.

Mesmo com tanta gente paralisada, todos os estados conseguem debater e decidir COLETIVAMENTE e consultam as suas regionais  e os seus escritórios nas assembleias. Temos inclusive um Comando Nacional de Greve (Veja a página do Facebook: https://www.facebook.com/cnfs20?fref=nf). Todos decidem e colocam em prática as deliberações, não por obrigação mas sim porque sabem que ELES PRÓPRIOS são A GREVE, e que a força dela depende dos trabalhadores estarem parados na empresa e em movimento na mobilização.

A novidade dessa campanha salarial que empolgou a categoria foi o direito à participação na mesa de negociação, via liminar do TST (Tribunal Superior do Trabalho), dos sindicatos de SC, RS e AL. Esse fato construiu a credibilidade perdida pela traição de 2009 imposta pela Fenadados.

O TRABALHO COLETIVO feito por centenas de mãos diariamente se reflete nos resultados das assembleias. Não é a toa que entre a quinta e essa sexta-feiras, todos os 12 estados em GREVE rejeitaram a proposta do SERPRO de reajuste salarial abaixo da inflação e  aprovaram entrar com dissídio imediatamente e com liminar para impedir os descontos de greve. E ainda tivemos mais CE e PI que, além de aprovarem tudo isso, ainda irão entrar na GREVE. Os companheiros de SE também rejeitaram a proposta da empresa, mas ainda não conseguiram aprovar a GREVE.

Na nossa GREVE, cada um e cada uma faz a diferença! Se você ainda não entrou, tem chance. Não fique de fora, vem com a gente!





Ainda tem estrada para caminhar. Não dá para parar agora!

A Fenadados, que se coloca como entidade representativa dos trabalhadores em nível nacional, está com o dever de atender às deliberações das assembleias de 17 estados e entrar IMEDIATAMENTE com o dissídio.

E ao entrar com dissídio, precisamos manter a GREVE e a pressão para que seja marcada imediatamente uma conciliação no TST. Aguardamos a realização dessa conciliação em GREVE. 


Nossas tarefas:

# Manter a GREVE até a realização da audiência de conciliação no TST;
# Exigir dos sindicatos que entrem IMEDIATAMENTE com a liminar contra os descontos - no caso dos que ainda não entraram;

# Reforçar a GREVE, com a entrada de todos os estados e colegas que ainda não aderiram;

# Reforçar nossas reivindicações: IPCA nos salários e avanços maiores nos benefícios, como tíquete e creche/escolar;

# Manter ao SERPRO a exigência de que cumpra o compromisso de apresentar os estudos. Buscarmos a mobilização pela aplicação da redução da jornada para 6h.



A força da nossa pressão é medida pelos trabalhadores que paralisaram. Portanto colega, PRECISAMOS QUE VOCÊ PARE e venha com a gente!

Escritórios que ainda não entraram em greve como MA, AM, GO e SE. O momento é de PARAR COM TODO O SERPRO, para que a empresa dê o valor que merecemos e encaminhe uma solução de uma vez. PRECISAMOS DE VOCÊS NA GREVE!



Seguem algumas imagens da GREVE:


Bahia (Salvador)



Pará (Belém)



São Paulo



Pernambuco (Recife)




Rio de Janeiro





Espírito Santo (Vitória)




Rio Grande do Sul (Porto Alegre)



* Imagens tiradas da página do Comando Nacional do SERPRO no Facebook, dos blogs das OLTs do RJ e de SP e do site do Sindppd/RS


OLTs e sindicatos que constroem a FNI, entidades parceiras e centenas de trabalhadores que estão conosco na construção da maior greve dos trabalhadores do SERPRO

Nenhum comentário:

Postar um comentário