Componentes da Frente

FNI - Frente Nacional dos Trabalhadores em Informática {APOIAM ==> SINDPD/SC; SINDTIC/SE; OLT SERPRO/BA; OLT SERPRO/RJ; OLT Dataprev/SP; OLT Datraprev/RS; OLT SERPRO/RS; SINDPD/RS }

O Que é a FNI

A FNI é o instrumento alternativo de organização e de luta que os trabalhadores de TI do Brasil estão construindo. Uma frente que defenda os interesses dos trabalhadores e independente de governos e das empresas.

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Fenadados rejeita chamado à unidade na Campanha Salarial de Serpro e Dataprev


FNI participa de mesa de negociação com Serpro
Ao final do dia 17/05, após a mesa de negociação com o Serpro, as representações da FNI foram surpreendidas com um ofício inicialmente enviado para o Sindppd/RS na quinta-feira passada (17/05) e, posteriormente, colocado na página da Fenadados, que demonstra de forma inequívoca a falta de compromisso com a categoria. A Fenadados se outorga o direito de definir tudo sobre a campanha salarial, de forma unilateral.


Na verdade, a negativa à unidade feita pela Fenadados é uma negativa para toda a categoria. Quem se preocupa realmente com a situação dos trabalhadores da Dataprev que sofreram com as demissões, ou com os trabalhadores do Serpro, que vêm perdendo direitos, não se negaria à unidade para enfrentar as direções das empresas.

Histórico do chamado à unidade


No início de março, os sindicatos que constroem a FNI enviaram ofício (CLIQUE AQUI) para a Fenadados propondo mesa de negociação unitária para Serpro e Dataprev pela difícil situação que se encontra a categoria - em especial na Dataprev, que somente em 2012 demitiu setenta trabalhadores. Veja resposta da Fenadados AQUI. Dias depois, os sindicatos da FNI responderam AQUI.

Com as demissões da Dataprev, a FNI fez contato, ainda em abril, com a federação para organizar mobilizações conjuntas. A partir desse contato aconteceram três reuniões para tratar do tema da campanha salarial e das ações contra as demissões.

Principais temas debatidos:

* Pauta - a Fenadados exigiu pauta única de reivindicações. A representação da FNI aceitou a pauta de reivindicações única, desde que fossem incorporados alguns poucos itens muito importantes que foram deliberados nas assembleias dos sindicatos da FNI.

* Forma de deliberação dos trabalhadores nas assembleias - a FNI não impôs, mas indicou como mais democrática a contagem por trabalhador em assembleia, o sistema "um trabalhador, um voto". A Fenadados informou que este tema estava em discussão nos seus fóruns e não poderia valer para esta campanha.

* Formato das mesas - a Fenadados tem 9 coordenadores de negociação para cada empresa e propôs uma única pessoa para a coordenação pelos sindicatos da FNI. A FNI não se opôs a essa proposta.

As representações da FNI, cientes da necessidade da unidade da categoria e da importância das mesas unificadas, não impuseram nenhuma exigência e estavam  confiantes de que com flexibilidade poderíamos chegar a um bom termo. Mas fomos surpreendidos na última reunião, realizada em 15/05, com novas exigências impostas pela Fenadados que  colocaram por terra tudo o que havíamos construído. Mostraram assim que a unidade não estava nos planos da federação.

Exigências impostas pela Fenadados são para impossibilitar a mesa unitária

Ao final da terceira reunião (15/05), os representantes da Fenadados apresentaram dois temas para não construir a unidade:

* Comando de Campanha -
a Fenadados exigiu a participação dos sindicatos da FNI  nos comandos, submetendo-se às votações dos mesmos. Nossa proposta foi de participarmos nas reuniões organizadas pela Fenadados no sentido de construir consensos, pois não tem nenhum sentido a submissão por voto de maioria das entidades ligadas a Fenadados e isso forçaria a implosão da unidade.

* Procuração para a Fenadados desde o início da campanha salarial - Contraditoriamente ao que disse nas assembleias e em notas no seu site, a federação está exigindo procuração que não serve para nada nesse momento de construção da unidade. Só serve para demonstrar que domina politicamente todas as entidades, filiadas ou não. Os representantes da FNI colocaram que neste momento seria desnessária essa medida, e que poderíamos voltar ao tema ao final da campanha salarial. A procuração, neste momento, é somente para fazer valer a vontade política da Fenadados.

Para a Fenadados, não é mais necessário consultar a categoria

Na campanha salarial da Dataprev organizada pela Fenadados só tem dois itens de pauta: reajuste do salário e dos tíquetes. É difícil acreditar, mas não tem na pauta nem a reivindicação de estabilidade no emprego durante a vigência do Acordo Coletivo. Como fazer uma campanha salarial com dois itens de pauta e com a empresa demitindo trabalhadores? Sugerimos incluir nas discussões os temas da estabilidade, Geap e adicional por atividade, para garantir uma campanha salarial de verdade.

No Serpro, um dos itens da pauta da Fenadados é passar a coordenação do processo eleitoral da OLT para o controle dos sindicatos. Hoje o processo eleitoral é organizado pelas OLTs e tem a participação dos sindicatos - e existe interesse de alguns sindicatos de assumir este controle. Outro item trata das liberações sindicais, que hoje estão todas sob o controle da Fenadados e são fornecidas somente para os sindicatos aliados. É fundamental mudar isso, pois todos sabemos que não existe campanha salarial sem os sindicatos.

Como mudar essa realidade

Acreditamos que não interessa a ninguém a submissão de parte importante dos trabalhadores, sindicatos e OLTs que constroem a FNI. Somente com a ação da categoria poderemos reverter esse quadro. Se depender das direções das empresas e da postura da Fenadados, será mais uma campanha salarial de faz de conta. Não podemos permitir que isso aconteça.



Sindicatos e OLTs que constroem a FNI

Um comentário:

  1. A Açao do MPT com a dataprev está parada. A fenadodos ficou de analisar a documentação devolver para o MPT a análise do documentos e até hoje não enviou os documentos para o MPT, alguém sabe por que nao foi enviado este documentos, fiz denuncia também no MPT e é fundamental que o MPT se pronuncie sobre o caso, o MPT pode ajudar no retorno dos funcionários demitidos. Alguém sabe o que esta acontecendo?!

    ResponderExcluir