Componentes da Frente

FNI - Frente Nacional dos Trabalhadores em Informática {APOIAM ==> SINDPD/SC; SINDTIC/SE; OLT SERPRO/BA; OLT SERPRO/RJ; OLT Dataprev/SP; OLT Datraprev/RS; OLT SERPRO/RS; SINDPD/RS }

O Que é a FNI

A FNI é o instrumento alternativo de organização e de luta que os trabalhadores de TI do Brasil estão construindo. Uma frente que defenda os interesses dos trabalhadores e independente de governos e das empresas.

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Perseguições aos trabalhadores no Serpro. Até quando?


Seguidamente recebemos notícias de denúncias de perseguições aos trabalhadores de diversas regionais. Um caso bastante antigo refere-se à trabalhadora Maria Auxiliadora de Medeiros Valle, a Dorinha, do RJ. A mesma vem sofrendo assédio moral desde o ano de 2005 e a matéria foi conduzida pela DRT/RJ, com sentença favorável já em 2ª instância, não restando, portanto, dúvida sobre este tema. Apesar da ação judicial favorável, a perseguição a esta colega prossegue com novas conotações: em 30/novembro/2011 seu chefe emitiu um Siscor com acusações contra ela e os órgãos da empresa, aos quais a mesma recorreu, não fornecem as provas necessárias para a funcionária desfazer o Siscor. Parece uma ação coordenada de várias superintendências para tentar destruir sua imagem e assim prejudicá-la."  
Faz poucos dias, tivemos a denúncia de uma demissão no RJ, de um reintegrado, que até hoje não está bem explicada e nem poderia, pois demissão em empresa pública sempre tem conteúdo arbitrário. É importante frisar que é a 2ª vez que a empresa demite este funcionário. Isso mostra o perfil da empresa que hoje é dirigida pelo PT, do qual poderíamos esperar que esses dirigentes mostrassem uma postura solidária com os trabalhadores. 

Na sexta –feira (27/04/2012), recebemos a denúncia de que dois colegas de Curitiba, da direção do Sindpd/PR, sofreram perseguição sem nenhuma justificativa cabível por parte da empresa. Apesar de não comungarmos das mesmas posturas sindicais destes dois representantes sindicais, não temos nenhuma dúvida de dizer que estamos e estaremos sempre ao lado dos trabalhadores quando de perseguições por parte das direções das empresas. A última notícia que recebemos de forma muito positiva foi de que neste caso a empresa voltou atrás na sua decisão de prejudicar os trabalhadores. Postura essa muito diferente dos outros casos em que a direção se mostra dura e irredutível. Qual o motivo dessa mudança de atitude em relação a esses dois casos? 

É importante lembrar que os sindicatos que constroem a FNI já tiveram a cassação da liberação sindical em SC e RS, como parte da postura da empresa para dificultar as ações dos sindicatos em defesa dos direitos dos trabalhadores. Também sabemos de caso de perseguição de um trabalhador de São Paulo, e também existe um caso que se encontra com denúncia no MPF (Ministério Público Federal). São várias situações inadmissíveis em uma empresa pública. 

Esperamos que a direção do Serpro pare de perseguir e punir os trabalhadores e as organizações sindicais.

Pelo livre direito de expressão e organização dos trabalhadores!

Sindicatos e OLTs que constroem a FNI!

Siga a FNI no twitter: @fnialternativa

Um comentário:

  1. Perseguição nunca deve ter justificativa plausível. Se tem algum problema com o trabalhador deve-se seguir a lei.

    ResponderExcluir