Componentes da Frente

FNI - Frente Nacional dos Trabalhadores em Informática {APOIAM ==> SINDPD/SC; SINDTIC/SE; OLT SERPRO/BA; OLT SERPRO/RJ; OLT Dataprev/SP; OLT Datraprev/RS; OLT SERPRO/RS; SINDPD/RS }

O Que é a FNI

A FNI é o instrumento alternativo de organização e de luta que os trabalhadores de TI do Brasil estão construindo. Uma frente que defenda os interesses dos trabalhadores e independente de governos e das empresas.

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Na mesa de negociação com o Serpro, novamente IPCA (5,1%)

Representantes da FNI foram impedidos
pela Fenadados de participar da mesa
Parece que as ações dos sindicatos e OLTs que constroem a FNI estão fazendo algum efeito, pois rapidamente estão surgindo as propostas da empresa já na segunda mesa - diferentemente do ano passado, em que ficaram viajando pelo Brasil durante seis meses.

Apesar da ata ainda não ter sido liberada, a proposta da empresa de reajuste salarial é o IPCA (5,1%). A proposta é igual à da Dataprev e muito aquém do que reivindicam os trabalhadores. Vamos precisar construir ações nacionalmente para pressionar a empresa a atender a categoria.

É importante citarmos que os professores das universidades federais estão em greve há vários dias e o governo federal não quer ceder, apesar do crescimento econômico do país. A política econômica que beneficia bancos e grandes empresas novamente será cobrada dos trabalhadores.


Fenadados barra entrada de representantes dos sindicatos do RS, BA, SE e da OLT/DF na negociação


Não bastasse o cancelamento da mesa da Dataprev na quarta-feira (23/04) pela Fenadados (porque representantes da FNI estavam no auditório da Dataprev) e a remarcação para a sede da CUT em Brasília, para se esconder da categoria, ontem a Fenadados e o Serpro marcaram a mesa para ocorrer dentro da federação.




Ao chegarmos na Fenadados, havia um diretor do Sindpd-RJ e um diretor da Fenadados, Américo Morim (na foto abaixo), na porta da sala onde aconteceria a negociação. Um representante do sindicato do PR que constava como membro da coordenação saiu da sala gritando porque por não ser mais do grupo Articulação, que comanda a Fenadados, estava expulso da negociação.


A representação do Serpro se sentiu bastante à vontade e corroborou com todas as atitudes da Fenadados. A porta da mesa de negociação foi fechada à chave.



Por que a Fenadados acredita que pode representar sozinha a base de estados que votaram não lhe dar procuração, como é o caso de SC, RS, SE, BA, DF, PR e outros?

Na manhã da quinta-feira (24/05), as representações da FNI foram até a Fenadados insistir na necessidade da mesa unitária e receberam nova negativa.


A Fenadados da Telma Dantas reafirmou as pré-condições deles: a pauta é a da Fenadados, o comando e a procuração são para a Fenadados. Pedimos a palavra para insistir na unidade e para lembrá-los que BA, RS, SC, SE, DF, PR foram alguns estados que deliberaram não dar procuração. Também citamos vários outros estados em que os trabalhadores não puderam votar as procurações. Depois de um breve debate, a Fenadados solicitou que ficassem os que aceitavam as condições definidas por eles e caso contrário se retirassem. Esse é o mesmo filme do G5 de 2009.


Informe sobre retroativo das horas extras -
O Serpro informou na mesa de negociação da semana passada que apresentará os cálculos das horas extras no final do primeiro semestre. Isso não foi registrado em ata.

Precisamos construir ações que mudem essa situação. E temos certeza que somente por meio da vontade dos trabalhadores podermos alterar esse quadro.


Sindicatos e OLTs que constroem a FNI

Um comentário:

  1. VERGONHA!! A imposição de uma vertente única, à revelia da vontade democrática das bases expressa em votações soberanas, o não reconhecimento das representações legítimas e o uso da força como elemento de coerção dessas liberdades pode ser traduzido em uma palavra: DITADURA.

    ResponderExcluir