Componentes da Frente

FNI - Frente Nacional dos Trabalhadores em Informática {APOIAM ==> SINDPD/SC; SINDTIC/SE; OLT SERPRO/BA; OLT SERPRO/RJ; OLT Dataprev/SP; OLT Datraprev/RS; OLT SERPRO/RS; SINDPD/RS }

O Que é a FNI

A FNI é o instrumento alternativo de organização e de luta que os trabalhadores de TI do Brasil estão construindo. Uma frente que defenda os interesses dos trabalhadores e independente de governos e das empresas.

terça-feira, 15 de maio de 2012

No Serpro do RS, trabalhadores aprovam proposta alternativa de PPR


120510SERPROdestaque

Novo programa apresentado pela empresa foi criticado durante assembleia.

Trabalhadores do Serpro do Rio Grande do Sul tiveram uma assembleia nesta quinta-feira (10/05) em frente à sede da empresa, em Porto Alegre. Eles debateram o novo programa de PPR apresentado pela direção do Serpro e conversaram sobre a campanha salarial 2012/2013.

120510SERPRO01

No ponto sobre o PPR, integrantes da OLT (comissão de trabalhadores) e do Sindppd/RS apresentaram a proposta alternativa que está sendo formulada por sindicatos e trabalhadores que constroem a FNI (Frente Nacional dos Trabalhadores em Informática). Os colegas presentes na assembleia salientaram a importância de o programa ter um número limitado de metas e que sejam factíveis de serem cumpridas. Também reclamaram que, atualmente, os trabalhadores não têm acesso a informações sobre se as metas são cumpridas.

Nesse sentido, a assembleia dos trabalhadores aprovou a proposta alternativa da FNI, que reproduzimos abaixo:


* Todos os trabalhadores do Serpro devem participar sem exclusão e sem diferenciação por estar em função gerencial etc;

* Os valores devem ser divididos de forma igualitária. Já somos diferenciados pela função a que somos contratados e pelas tarefas que desempenhamos;

* Todas as metas do programa devem ter relatório mensal divulgado para possibilitar acompanhamento pelos trabalhadores;

* Sobre o montante a ser distribuído: uma folha dos salários nominais ou um terço da folha total do Serpro (o que for maior);

* Metas corporativas propostas pelo Serpro que podem permanecer alterando os índices:

Meta 1.4 – Realização de 92,81% dos contratos de receita. (Igual ao realizado em 2011). Esta meta tem histórico e pode ser acompanhada pelo quadro funcional.

Meta 1.6 – 84% de Cobertura de custos incorridos na execução dos contratos (com alteração no Percentual proposto pela empresa que é de 100%), pois o histórico é de 82,52% em 2011. Utilizar essa meta, mas com percentual menor a ser atingido devido ao histórico.

Meta 1.8 – Obter Produtividade em Java/Demoiselle 12HH/PF. Meta tem histórico: Em 2010 = 16,44 HH/PF; 2011 = 16,9 HH/PF

* Os trabalhadores do Serpro/RS também reivindicam a eleição de uma comissão nacional, que acompanhada pelos sindicatos, faça o debate e a construção de um programa aplicável aos trabalhadores do Serpro.

120510SERPRO03


Sindicatos que constroem a FNI propuseram mesa de negociação conjunta com a Fenadados na campanha salarial

A diretoria do Sindppd/RS informou na assembleia que os sindicatos que constroem a FNI encaminharam em fevereiro um ofício a Fenadados propondo a realização de mesa unificada com todos os sindicatos e a federação para as negociações da Campanha Salarial e temas de interesse da categoria. A federação respondeu ao ofício e foi realizada uma reunião entre as partes, com a presença de representação do nosso sindicato. Na próxima terça-feira, haverá nova reunião para analisar a viabilidade da construção de um processo negocial conjunto.

120510SERPRO02

É importante ficar bastante claro que estamos tratando de um debate sobre participação conjunta nas negociações e não está em discussão qualquer submissão dos sindicatos que constroem a FNI, em especial do Sindppd/RS, aos encaminhamentos internos da Fenadados. O mesmo vale para a federação.  Sabemos por todas as experiências já vividas, que temos profundas diferenças e que as mesmas persistem. Portanto, a nossa frente nacional (FNI) continua a existir e  seguimos defendendo a maior unidade possível entre as entidades, em nível nacional, respeitando a legitimidade de todas.

Os trabalhadores que participaram na assembleia citaram a importância de que seja mudada a forma de decisão sobre a campanha salarial, em que onde os trabalhadores passem a ser contados por meio do voto em assembleia - este foi um forte motivo para a ruptura que aconteceu no movimento nacional após 2009.

É importante e necessário, para a categoria, a construção de um processo de mobilização nacional forte e unificado nesta campanha salarial, para responder as direções das empresas que vêm tirando conquistas e não garantem aumento real para a categoria - apesar do aumento da arrecadação de impostos que verificamos no país.

Ainda na assembleia, os trabalhadores do Serpro concordaram com que o Sindppd/RS entre com uma ação judicial pedindo a suspensão do desconto do IR (Imposto de Renda) sobre o auxílio creche por se tratar de parcela indenizatória. Por esse motivo, não deve ter desconto deste imposto.

* Notícia retirada do site do Sindppd/RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário