Componentes da Frente

FNI - Frente Nacional dos Trabalhadores em Informática {APOIAM ==> SINDPD/SC; SINDTIC/SE; OLT SERPRO/BA; OLT SERPRO/RJ; OLT Dataprev/SP; OLT Datraprev/RS; OLT SERPRO/RS; SINDPD/RS }

O Que é a FNI

A FNI é o instrumento alternativo de organização e de luta que os trabalhadores de TI do Brasil estão construindo. Uma frente que defenda os interesses dos trabalhadores e independente de governos e das empresas.

sexta-feira, 17 de junho de 2022

Trabalhadores do Serpro de todo o país se mobilizam por reajuste e direitos

Cerca de 430 trabalhadores e trabalhadoras participaram da assembleia nacional de mobilização convocada pelos sindicatos e pela Fenadados nessa 4ª feira (15/06). Só com luta conseguiremos avançar nesta Campanha Salarial 2022/2024.

   

Este foi mais um momento histórico na organização e na luta da categoria. Pela 1ª vez, os trabalhadores e as trabalhadoras do SERPRO estiveram reunidos numa assembleia nacional, que ocorreu de forma virtual. Participaram colegas das regionais do Rio Grande do Sul, Pernambuco, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Brasília, Bahia, Pará, Paraná e São Paulo, além de trabalhadores dos escritórios. Diferentes sotaques ecoando a indignação comum e a rejeição à proposta econômica apresentada pela direção do SERPRO para a campanha.

A assembleia de mobilização também foi um momento muito rico de troca de informações sobre as condições de trabalho que os trabalhadores e as trabalhadoras vêm enfrentando e a situação de desmonte da empresa efetuado pela direção e pelo governo federal nos estados. Muitos colegas se manifestaram por fala e no chat da sala, constatando coletivamente que só com união e mobilização conseguiremos arrancar a reposição das perdas com a inflação em nossos salários e benefícios e defender nossos direitos, empregos e a empresa pública SERPRO.  Foi colocado que  o trabalho remoto, que até a pandemia era uma tendência no setor de TI, acabou avançando e se tornando uma realidade, a qual não deve ser usada como motivo para nos afastar e nem como desculpa para impedir que nos mobilizemos e lutemos pelos nossos direitos!

Os participantes também salientaram a importância de melhorar o diálogo entre os trabalhadores e as trabalhadoras em âmbito nacional e a necessidade de construirmos novas mobilizações para trazer mais gente para a luta. Vários trabalhadores reclamaram de estarem impedidos, pela direção do SERPRO, de trabalhar em home office, diferente do que está acontecendo com a maioria dos trabalhadores que pode optar por trabalhar de casa.

Também na 4ª feira (15/06), o Sindpd/DF realizou a sua assembleia de mobilização regionalmente e o Sindpd/Ceará teve atividade presencial na porta da empresa. Convidamos os trabalhadores e as trabalhadoras e suas organizações a se unirem a nós! Juntos, somos mais fortes para conquistar o reajuste salarial, defender os direitos que constam em nosso Acordo Coletivo (ACT) e o SERPRO PÚBLICO.

No dia 23 de Junho, terá mais uma mesa de negociação e, logo depois, deveremos ter novo indicativo nacional de mobilização, ainda mais forte, para pressionar a direção do SERPRO.

Não há conquista sem luta. Se ficarmos isolados, a direção do SERPRO e o governo federal nos darão qualquer valor miserável de reposição das perdas e reduzirão ainda mais o tamanho da empresa.

Venham juntos, colegas! Nos próximos dias, teremos mais assembleias e mobilizações nacionais, participem!

 

OLTs e sindicatos que constroem a FNI

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário