Componentes da Frente

FNI - Frente Nacional dos Trabalhadores em Informática {APOIAM ==> SINDPD/SC; SINDTIC/SE; OLT SERPRO/BA; OLT SERPRO/RJ; OLT Dataprev/SP; OLT Datraprev/RS; OLT SERPRO/RS; SINDPD/RS }

O Que é a FNI

A FNI é o instrumento alternativo de organização e de luta que os trabalhadores de TI do Brasil estão construindo. Uma frente que defenda os interesses dos trabalhadores e independente de governos e das empresas.

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Serpro não cumpre planos de cargos. É preciso ação conjunta com a categoria

Os problemas com os planos de cargos, tanto RARH como o PGCS são muitos, mas a direção do Serpro tem insistido no erro. No RARH, não realiza as promoções por mérito nos prazos devidos e, quando o faz, não obedece os critérios previstos no próprio RARH. Já no PGCS, as promoções por mérito são feitas de forma não transparente, com grande peso de subjetividade e passando por cima das próprias regras do plano, como foi o caso de 2013, em que o critério da verba foi alterado.

Em relação à reclassificação para classe dois e três, devida desde a criação do plano, não foi realizada nenhuma vez. Mas tem mais um importante erro desde o nascedouro do PGCS: a verba para mérito é bem maior que a verba para antiguidade, quando a previsão legal é de que a verba deve ser igual tanto para mérito quanto para antiguidade.

A Fenadados não pode agir de forma unilateral, sem debater com os trabalhadores

Com todos esses problemas, a alternativa é pressionar a empresa para que, no mínimo, cumpra com o que prevêem os planos e organize os trabalhadores para pressionar por ajustes que beneficiem a categoria. O problema é que a Fenadados, de forma unilateral, marcou nova reunião com a empresa em 16/01, para continuar a fazer debates e encaminhamentos com o Serpro sobre alterações nos planos de cargo, sem nenhuma consulta e debate efetivo junto aos trabalhadores. Irão tratar ainda da incorporação da FCT e do PLR, assuntos que também não foram debatidos com a categoria.

Os trabalhadores não podem ser prejudicados duas vezes, primeiro pela empresa e, agora, pela falta de debate democrático da federação e a negativa, mais uma vez, de chamar todos os sindicatos e suas bases para a construção de alternativas. Essa postura só fortalece a direção do Serpro. Qual o sentido tem tudo isso?

Exigimos que a Fenadados recue desta postura unilateral e faça o debate democrático com os trabalhadores em todos os estados. Somente assim poderemos ter os melhores encaminhamentos para solucionar os graves problemas por que passam os planos PGCS e RARH.


Sindppd/RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário