Componentes da Frente

FNI - Frente Nacional dos Trabalhadores em Informática {APOIAM ==> SINDPD/SC; SINDTIC/SE; OLT SERPRO/BA; OLT SERPRO/RJ; OLT Dataprev/SP; OLT Datraprev/RS; OLT SERPRO/RS; SINDPD/RS }

O Que é a FNI

A FNI é o instrumento alternativo de organização e de luta que os trabalhadores de TI do Brasil estão construindo. Uma frente que defenda os interesses dos trabalhadores e independente de governos e das empresas.

segunda-feira, 4 de dezembro de 2023

Informe da representação dos trabalhadores na Comissão Paritária do Plano de Saúde do Serpro




A Comissão Paritária vem tomando conhecimento dos números e impactos do custeio do plano de saúde, sendo que o tema mais sensível, neste início de debates na Comissão, foi sobre o estudo atuarial e os possíveis impactos do reajuste do plano - que, historicamente, acontece no mês de dezembro.

O estudo atuarial recomendou o reajuste técnico próximo de 23% para o ano de 2023, além de apresentar o índice de aproximadamente 9% recomendado pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), que reflete o custeio nos planos de saúde em geral. No anseio de equilibrar o custeio do plano, que até 2018 era paritário com custos iguais, em torno de 50% para trabalhadores e empresa, mas que, ​infelizmente nos últimos anos, foi alterado ​radicalmente pela antiga direção do Serpro e hoje resulta em 34% de custeio feito pela empresa e 66% pelos empregados, a Comissão Paritária debateu uma proposta, em construção na empresa, ​no sentido de que ​em 2023 fosse ​reajuste ZERO e se corrigisse a tabela de subsídios de forma diferenciada por cargo, de forma que os auxiliares ativos, em especial, tivessem uma redução no valor. Mesmo com ​o reajuste zero em 2024, não seria alcançada a paridade​, ficando ainda abaixo de 40% a parte da empresa no custeio do plano. Lembrando que a empresa poderia cobrir 50% deste custeio.

A notícia que tivemos é de que a proposta de reajuste zero não foi aprovada na reunião colegiada da diretoria ocorrida em 29/11. A diretoria optou por um reajuste de 4,87% no plano, o mesmo índice do ACT (Acordo Coletivo de Trabalho), e sem a correção da tabela de subsídios por cargo e referência, como estava sendo estudado ​na comissão paritária.

A representação dos trabalhadores (as) também colocou para a empresa sua preocupação em relação ao custeio geral do plano. Nesse sentido, solicitou aos representantes da mesma, esclarecimentos quanto aos impactos sobre o PAS/SERPRO em relação aos beneficiários da ação judicial dos estados do Ceará e do Rio Grande do Sul. Foram apresentados todos os dados pela representação do Serpro, e constatou-se um desequilíbrio entre o que se arrecada e o custo deste grupo de trabalhadores. Reafirmamos que a ação judicial já transitou em julgado e cabe à empresa cobrir o custeio decidido judicialmente.

Pretendemos organizar ainda em dezembro uma assembleia, em conjunto com a Coordenação da Campanha Salarial, Fenadados e sindicatos, para apresentar um informe mais amplo dos debates realizados na Comissão Paritária até o momento.


Representantes dos trabalhadores na Comissão Paritária de Saúde e Coordenação Nacional de Campanha


Nenhum comentário:

Postar um comentário