Componentes da Frente

FNI - Frente Nacional dos Trabalhadores em Informática {APOIAM ==> SINDPD/SC; SINDTIC/SE; OLT SERPRO/BA; OLT SERPRO/RJ; OLT Dataprev/SP; OLT Datraprev/RS; OLT SERPRO/RS; SINDPD/RS }

O Que é a FNI

A FNI é o instrumento alternativo de organização e de luta que os trabalhadores de TI do Brasil estão construindo. Uma frente que defenda os interesses dos trabalhadores e independente de governos e das empresas.

sexta-feira, 14 de março de 2014

Serpro e Dataprev 2014/2015: Encontro da FNI e organizações parceiras fortalece a preparação da campanha salarial 2014


Frente Nacional dos Trabalhadores em Informática e entidades parceiras exigem estarem nas mesas de negociação com as direções das empresas. A Fenadados não é a única representante dos trabalhadores do Serpro e da Dataprev!

Nos dias 07 e 08 de março aconteceu o encontro nacional da FNI e organizações parceiras, em Fortaleza, no Ceará. A reunião encerra a 4ª Plenária Nacional da FNI, que ocorreu em Porto Alegre (RS) em dezembro passado, em que sindicalistas e integrantes das OLTs iniciaram o debate sobre a campanha salarial.



Os colegas do Serpro e da Dataprev da Bahia, Ceará, Brasília, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Alagoas e a ANED (Associação Nacional dos Empregados da Dataprev), após longos debates, fizeram a consolidação das pautas de reivindicações. Também foram ajustados os eixos construídos no encontro na Capital gaúcha em dezembro de 2013.



Eixos principais da campanha salarial deste ano:

Itens em comum entre Serpro e Dataprev

- Recomposição salarial totalizando em torno de 17% (perdas do período e passadas e aumento por produtividade e crescimento na TI)-Redução da jornada de trabalho


Eixos específicos do Serpro

- Respeito e cumprimento dos Planos de Cargos, PGCS e RARH. Reclassificação já!
- Reembolso creche e escolar que corresponda ao valor de 1,37% do salário mínimo
- PPLR já e como cláusula do Acordo Coletivo!
- Pelo fortalecimento do Serpros . Representação paritária dos trabalhadores na diretoria do Serpros


Eixos específicos da Dataprev

- GEAP com qualidade e redução de custeio
- Não ao desmonte das unidades regionais


Entidades parceiras fortalecem a unidade com a FNI. Agora, é exigir a presença nas mesas de negociação!


Assessor jurídico; Beth, da ANED; e colegas de Alagoas
e de Santa Catarina (da esquerda para a direita)



A chegada do Sindpd de Alagoas na construção da Frente Nacional dos Trabalhadores em Informática e a parceria com o SINDSERPROCE , nesta campanha salarial, fortalece em muito a luta dos trabalhadores do Serpro e  da Dataprev. Uma luta por melhores salários e condições de trabalho e por entidades que realmente representem os interesses dos trabalhadores - diferente da Fenadados, a federação nacional de TI, que hoje atua como uma porta-voz das direções das empresas e do governo federal e passa por cima das opiniões e interesses dos colegas, desrespeitando o que é decidido nas assembleias.

Representantes de Brasília, Bahia, Rio Grande do Sul e Ceará

Mario Evangelista, do SINDSERPROCE

Desde que os sindicatos do RS, de SC e de SE, diretores do Serpro no Sindados/BA, representantes da ANED (Associação Nacional dos Empregados da Dataprev) e as OLTs do RS, SC, RJ, BA e de Brasília iniciaram a construção da FNI em 2011, diariamente mais colegas se juntam a nós. Passados três anos, temos também a participação dos trabalhadores do Serpro do Paraná e da Dataprev da Paraíba e do sindicato de Alagoas. Nas mobilizações do Serpro em 2013 nos encontramos com os colegas do Pará, do Ceará e também com os de Pernambuco.


Colegas do SINDSERPROCE e do Sindpd/SC

Em 2014 nossa tarefa é ousar ainda mais, unindo a mobilização com as ações jurídicas que forem necessárias para participarmos das negociações e construir vitórias. Não há legislação que sustente a decisão das direções do Serpro e da Dataprev em negociar as pautas de reivindicações dos trabalhadores sem a presença dos sindicatos não filiados a federações, mas tão somente com a Fenadados.



Calendário da Campanha Salarial

20/03 - Entrega da pauta de reivindicações para Serpro e Dataprev, com assembleias de mobilização nas empresas

24/04 - Atividades de mobilização, transcorrido UM MÊS da entrega das pautas para as empresas




Principais deliberações do encontro da FNI:


- Consolidação das pautas de reivindicações dos trabalhadores do Serpro e da Dataprev. As mesmas serão entregues para as empresas no dia 20 de Março em ofício subscrito por todos os sindicatos. Ficou combinado que, neste dia, os colegas dos estados irão organizar e realizar atos e assembleias, para chamar atenção à entrega das pautas.

- Organizar um manifesto em defesa da campanha salarial, com a participação nas negociações de todas as entidades existentes na TI de nosso país, e sintonizando com os novos passos que a categoria vem dando em seus estados.

- Realizar uma  ampla  campanha, com  ato  em  Brasília e denúncias na  OIT (Organização Internacional do Trabalho), em defesa da liberdade da organização sindical. A campanha deverá  ter a parceria de demais  sindicatos que  também  são  cerceados por  federações  e  confederações antidemocráticas, como a Fenadados.

- Reforçar ainda mais o trabalho da FNI e entidades parceiras, abrindo espaço para a chegada de outras entidades, e também atuar para concretizar a construção de uma entidade nacional que represente a vontade da categoria.

- Pelo fim da outorga de procurações e a garantia da  presença dos  sindicatos de  base  nas  reuniões  de  negociação

- Construir a mobilização nos estados desde já, para que a campanha salarial comece ainda em Abril, mostrando nossa disposição de resolver a campanha na data prevista no Acordo Coletivo (1º de Maio) e antes da Copa do Mundo.

- Organizar um manifesto com a concepção que temos sobre como deve ser constituída e como deve atuar uma federação, para demonstrar as profundas diferenças que temos com a atuação da Fenadados.



Colegas do Serpro e da Dataprev:
vem junto com os trabalhadores dos sindicatos e OLTs da FNI e entidades parceiras para a luta. A campanha salarial está apenas começando. Em 2014, para avançar, precisaremos de muita mobilização em nível nacional e com a unidade d@s trabalhadores do Serpro e da Dataprev!


Sindicatos e OLTs que constroem a FNI e entidades parceiras

Um comentário:

  1. Parabéns pela iniciativa, espero realmente que a FNI tire a FERRADADOS do poder, o que só prejudica os funcionários do SERPRO e DATAPREV, e consiga ganhos reais para nós trabalhadores!

    ResponderExcluir