Componentes da Frente

FNI - Frente Nacional dos Trabalhadores em Informática {APOIAM ==> SINDPD/SC; SINDTIC/SE; OLT SERPRO/BA; OLT SERPRO/RJ; OLT Dataprev/SP; OLT Datraprev/RS; OLT SERPRO/RS; SINDPD/RS }

O Que é a FNI

A FNI é o instrumento alternativo de organização e de luta que os trabalhadores de TI do Brasil estão construindo. Uma frente que defenda os interesses dos trabalhadores e independente de governos e das empresas.

quinta-feira, 6 de março de 2014

Serpro e Dataprev 2014/2015: FNI e parceiros se reúnem em Fortaleza para preparar Campanha Salarial

Neste final de semana, dias 7 e 8 de Março, as OLTs e sindicatos que constroem a FNI (Frente Nacional dos Trabalhadores em Informática) e entidades convidadas se reúnem, em Fortaleza (Ceará), para organizar a campanha salarial dos trabalhadores do Serpro e da Dataprev. No encontro, representantes de RS, SC, BA, RJ, Brasília, SE, AL, CE e da ANED (Associação Nacional dos Empregados da Dataprev) irão consolidar as pautas de reivindicações e debater sobre a construção de uma alternativa nacional de organização. 

Também serão organizadas as atividades da campanha salarial, baseadas no calendário que a FNI e parceiros propuseram na plenária ocorrida em Dezembro passado, em Porto Alegre (RS). 


Nesta campanha salarial, prossegue a exigência de participação nas mesas de negociação

Desde 2011, ano em que as OLTs e os sindicatos construíram a FNI, estas entidades que não filiadas à Fenadados vêm buscando participar das mesas de negociação. No entanto, a federação e as direções do Serpro e da Dataprev fazem de tudo para impedir, pois não querem ser questionadas e nem pressionadas pelos trabalhadores nas negociações. Dessa forma, acabam fechando acordos que não condizem com os desejos e as necessidades da categoria.

Está claro que a grande parte dos trabalhadores do Serpro e da Dataprev não se sente representada nas negociações encaminhadas pela Fenadados e quer ter participação nas decisões sobre a campanha. Segundo a legislação trabalhista brasileira, são os sindicatos - e não as federações - as representações diretas de uma categoria. Portanto, os estados e entidades que optaram por não repassarem sua representação, via uma procuração, à Fenadados, têm direito a participarem diretamente das mesas de negociação.

A Justiça do Trabalho já deixou claro às direções das empresas nas audiências de conciliação em campanhas anteriores, que isso é possível. Em outras categorias, como nos Correios em 2012, sindicatos de oposição à federação puderam participar das audiências e do julgamento do dissídio no TST (Tribunal Superior do Trabalho).

O fato está dado. Não tem o porquê de os sindicatos da FNI e demais entidades dos trabalhadores da TI não poderem participar das mesas de negociação. As direções do Serpro e da Dataprev e nem a Fenadados podem permanecer com essa postura!


Programação do Encontro da FNI e parceiros

Sexta-feira (7 de março) - Início às 17h30min, seguindo até as 20h. Abertura do encontro e uma breve análise da conjuntura política e econômica

Sábado (8 de março)

Das 9h às 12h: Apresentação do tema da construção da alternativa de organização nacional. Informe sobre a experiência da construção do SINDISERPROCE. Debate sobre as atividades da campanha salarial do Serpro e da Dataprev

Das 14h às 20h: Fechamento das pautas de reivindicações de Serpro e Dataprev e encaminhamentos finais da Campanha Salarial


Acompanhe o encontro da FNI e a campanha salarial pelo blog
Siga-nos no twitter: @fnialternativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário