Componentes da Frente

FNI - Frente Nacional dos Trabalhadores em Informática {APOIAM ==> SINDPD/SC; SINDTIC/SE; OLT SERPRO/BA; OLT SERPRO/RJ; OLT Dataprev/SP; OLT Datraprev/RS; OLT SERPRO/RS; SINDPD/RS }

O Que é a FNI

A FNI é o instrumento alternativo de organização e de luta que os trabalhadores de TI do Brasil estão construindo. Uma frente que defenda os interesses dos trabalhadores e independente de governos e das empresas.

sexta-feira, 31 de agosto de 2018

Editorial do Globo erra ao apontar prejuízo na DATAPREV


A diretoria da ANED enviou ofício à DATAPREV no dia de hoje, 30 de agosto, cobrando um posicionamento da empresa face ao ataque recente desferido pelo jornal O Globo, em editorial do dia 27 de agosto. A ANED acredita que esse posicionamento já deveria ter sido tomado de modo imediato e espontâneo pela direção da empresa, que deveria zelar pela sobrevivência da DATAPREV como instituição prestadora de importantes serviços sociais, independente do governo ou da força política a que presta obediência.

No editorial, o jornal conclama os presidenciáveis a um “debate” de supostos déficits em estatais, arrolando, erroneamente, a DATAPREV como um exemplo desse tipo de empresa. Não bastasse o desconhecimento que o veículo demonstra, quando cita a DATAPREV, fica clara a pressão que quer exercer para impor uma pauta privatista, contra o interesse da população e pró-dilapidação do patrimônio público e do pouco que resta de tentativa de se fazer justiça social no Brasil. A malfadada nota, que demonstra a posição ideológica conservadora do jornal, ataca ainda diretamente os trabalhadores da DATAPREV e de outras empresas públicas, ao chamá-los de privilegiados e corporativistas por defenderem a manutenção de seus postos de trabalho e de anacrônicos aqueles que acreditam que uma empresa pública pode servir de modo eficiente ao interesse social.

Vivemos uma grave crise e o que o modelo defendido pelo jornal – e por alguns candidatos – pretende é fazer com as fatias menos favorecidas economicamente da população paguem o preço da crise sem mexer, por exemplo, com os bilhões de lucro dos banqueiros e rentistas, para o que aquela conhecida empresa jornalística, apoiadora histórica de golpes institucionais, fecha sempre seus olhos.

A diretoria da ANED se manterá vigilante na defesa dos trabalhadores da DATAPREV, da própria empresa e de sua importância estratégica para o Estado e para a sociedade brasileira.


Abaixo, segue o texto do ofício enviado à Dataprev.

ASSUNTO: Pedido de posicionamento institucional

Prezados presidente e diretoria da Dataprev

A diretoria da Aned externa seu pesar e repúdio e solicita que haja um posicionamento da Dataprev diante de recente ataque midiático sofrido pela empresa e por seus trabalhadores em editorial do dia 27 de agosto do jornal O Globo, intitulado Candidatos precisam debater o déficit nas estatais. Entre outros absurdos, o editorial classifica como “delírios políticos” estratégias de Estado como a manutenção de uma empresa de tecnologia da informação de ponta e com prestação exemplar de serviços públicos à população, como a Dataprev, acusando de “dogmas ideológicos” aqueles que defendem sua existência. Ofende ainda diretamente os trabalhadores ao apresentar como um privilégio corporativo a manutenção da empresa.

Por fim, em sua ânsia de pautar o debate presidencial em torno da ideia de um Estado mínimo, com contornos dilapidantes do patrimônio público e esvaziadores de demandas por justiça social, o referido editorial comete um equívoco crasso, ao insinuar estar a Dataprev no rol de empresas deficitárias ao país. 

Insistimos que a matéria merece uma resposta institucional, principalmente em se tratando de um editorial, um texto que reflete o pensamento daquela empresa de comunicação, exposto à população de maneira falaciosa e quem sabe para defender, de maneira sub-reptícia, alguma das candidaturas já estabelecidas ou para pressionar os demais candidatos a adotarem aquilo postulado pelo veículo e que poria, sem dúvida, em risco a existência da Dataprev como empresa pública de tecnologia da informação.

Cordialmente e externando nossa solidariedade em face do ocorrido,


Diretoria da Aned



ANED - Associação Nacional dos Empregados da Dataprev


Nenhum comentário:

Postar um comentário