Componentes da Frente

FNI - Frente Nacional dos Trabalhadores em Informática {APOIAM ==> SINDPD/SC; SINDTIC/SE; OLT SERPRO/BA; OLT SERPRO/RJ; OLT Dataprev/SP; OLT Datraprev/RS; OLT SERPRO/RS; SINDPD/RS }

O Que é a FNI

A FNI é o instrumento alternativo de organização e de luta que os trabalhadores de TI do Brasil estão construindo. Uma frente que defenda os interesses dos trabalhadores e independente de governos e das empresas.

segunda-feira, 20 de agosto de 2018

O SERPRO passou por cima de dois acordos coletivos e alterou a flexibilidade da norma GP 83 sem negociação


De forma impositiva e sem nenhum diálogo  com a categoria, passando por cima de Acordos Coletivos e, em tempo recorde, a empresa resolveu misturar dois temas caros aos trabalhadores: a norma de flexibilidade e o banco de horas, num único procedimento. Fez inúmeras alterações na norma GP 83 e criou um banco de horas que, na prática, vai servir em primeiro lugar aos interesses da empresa, deixando de lado os trabalhadores.

Essas afirmações se baseiam no fato de que gerentes e chefes estão criando regras para a utilização no banco de horas ao seu bel prazer. O problema é que os trabalhadores foram praticamente obrigados a aderir às regras na norma GP 89 do banco de horas para ter a garantia de flexibilidade no ponto.

A empresa esqueceu que não temos REP, e o ponto alternativo, no caso o SISCOP, precisa ser negociado com os trabalhadores. O último Acordo Coletivo do Sistema Alternativo de Registro de Jornada aconteceu em 2014, e nunca mais voltamos a negociar; e neste acordo, resultou na norma GP 83 V3. A empresa, sem negociação, impôs várias novas versões da norma GP 83 nos últimos dias e acabou com a flexibilidade. Também vale lembrar que o ACT 2016/2019, resultado de negociação, tem previsões de como deve se dar as compensações, mas a empresa está desconhecendo o que assinou. 

Já foram feitos vários pedidos de negociação, mas até agora nada. A empresa está, de forma consciente, criando  mais um passivo trabalhista. Sem negociação o caminho é buscar tomar as medidas cabíveis contra o atropelo e a retirada de direitos. Os trabalhadores não irão esperar mais por quem não quer negociar, já bastam as explicações que nada explicam!


Sindppd/RS e OLT Serpro

Nenhum comentário:

Postar um comentário