Componentes da Frente

FNI - Frente Nacional dos Trabalhadores em Informática {APOIAM ==> SINDPD/SC; SINDTIC/SE; OLT SERPRO/BA; OLT SERPRO/RJ; OLT Dataprev/SP; OLT Datraprev/RS; OLT SERPRO/RS; SINDPD/RS }

O Que é a FNI

A FNI é o instrumento alternativo de organização e de luta que os trabalhadores de TI do Brasil estão construindo. Uma frente que defenda os interesses dos trabalhadores e independente de governos e das empresas.

terça-feira, 5 de junho de 2012

Dataprev quer cercear o direito às assembleias dos trabalhadores


Na semana que passou recebemos um comunicado da empresa, informando que a partir de agora as assembleias dos trabalhadores não poderão mais ocorrer nas dependências da Dataprev e que os colegas deverão registrar o ponto para participarem das assembleias. A empresa tenta justificar tal aberração, em função da atual pluralidade das representações dos trabalhadores. 

Para quem conhece os trabalhadores da Dataprev e suas representações, sabe que essa afirmação é uma inverdade. As representações dos trabalhadores continuam as mesmas, faz muitos anos. O que existe de novo, é que alguns estados (com as mesmas representações: as OLTs, os sindicatos e ANED) estão se organizando de forma diferente, para superar as traições dos últimos anos da Fenadados. Nada de novo, portanto. Mas a empresa tenta se aproveitar dessa reorganização para desferir seus golpes baixos e semear confusão novamente.

É importante lembrar que a realização das assembleias no local de trabalho sem o registro do ponto é uma prática histórica na Dataprev, que já ultrapassa 20 anos. Ou seja: Collor de Mello, Itamar Franco e Fernando Henrique não se atreveram a interferir nesse item da organização sindical dos trabalhadores. Por tudo isso, queremos denunciar que esse é mais um ataque do governo de Dilma Rousseff à livre organização da categoria. E tudo isso ocorre após o clima de terror instalado pelo Sr. Rodrigo Assumpção, que parece se contorcer de prazer ao constranger os trabalhadores com demissões e outras atrocidades.

Verificamos, no entanto, que essa medida da empresa não é para todos os estados, pois este cerceamento ao direito de participação nas assembleias não está existindo para alguns lugares. 

Mas temos que enfrentar mais esse ataque, com todas as armas que estiverem à nossa disposição, assim como já fizemos nas situações anteriores.

De imediato, fazemos um chamado a todas as entidades que fazem parte das representações dos trabalhadores a se manifestar e exigir o fim a mais essa atitude autoritária e que fere a livre organização dos trabalhadores. Hoje essa medida é para alguns estados; amanhã, poderá ser para todos. Quem imaginaria que isso iria acontecer num governo que se diz dos trabalhadores?

Sindppd/RS e OLT/RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário