Componentes da Frente

FNI - Frente Nacional dos Trabalhadores em Informática {APOIAM ==> SINDPD/SC; SINDTIC/SE; OLT SERPRO/BA; OLT SERPRO/RJ; OLT Dataprev/SP; OLT Datraprev/RS; OLT SERPRO/RS; SINDPD/RS }

O Que é a FNI

A FNI é o instrumento alternativo de organização e de luta que os trabalhadores de TI do Brasil estão construindo. Uma frente que defenda os interesses dos trabalhadores e independente de governos e das empresas.

sexta-feira, 15 de junho de 2012

O Serpro vai quebrar por causa da ação de Minas Gerais?


Na verdade hoje, com ou sem ação de Minas Gerais, o Serpro está deficitário e alguém falou que poderia quebrar?

Faz mais de dez anos que a ação do RARH dos trabalhadores de Minas Gerais tem decisão favorável à categoria, mas nunca nenhuma diretoria se preocupou a fundo com isso. Se tivesse se preocupado, talvez o debate sobre sair ou não do OGU (Orçamento Geral da União) teria sido melhor feito. Quando o Serpro estava no OGU, a folha salarial estava dentro do orçamento da União. Para os trabalhadores, foi dito que sair do OGU seria melhor, pois teria controles menos rígidos do Dest. No entanto, isso era balela, pois o Dest continua mais ativo do que nunca.

Quando tiraram o Serpro do OGU, ainda no governo Lula, um dos principais motivos era remunerar melhor a diretoria do Serpro, que diziam que ganhava pouco. No OGU, os diretores estavam com seus salários limitados a um percentual do salário de um ministro do STF (Supremo Tribunal Federal). Com a saída do OGU, a vida dos diretores, assessores etc, melhorou e muito. Mais remuneração, mais diárias, mais diretores e muito mais.

O Serpro é uma empresa de governo. O que acontece aqui é também responsabilidade direta deste governo, além da diretoria da empresa. Agora que a ação de MG transitou em julgado, surgem os salvadores do Serpro amaldiçoando as ações trabalhistas e se consternando com as "coitadas diretorias da empresa", que todos os anos, com posições equivocadas e ataques às conquistas dos trabalhadores, criam centenas de novas ações. Só nesta diretoria arrumaram ações judiciais ao mexer na FCT/FCA, no Plano de Saúde, nas horas extras e assim vai.

A verdade é que a maioria dos diretores não são funcionários de carreira do Serpro. Por isso que, quando estoura um problema desse tamanho, saem a culpar os trabalhadores, pois não querem se responsabilizar por seus equívocos. Também não estão preocupados com os próximos dez ou quinze anos da empresa.

Quem é o responsável pela empresa estar com déficit? Quem é o responsável pelo Serpro estar gastando uma boa grana em mais de duas dezenas de assessores que já deveriam estar fora da empresa, por conta da decisão do TCU (Tribunal de Contas da União)? Essa situação da empresa não poderia ser um bom argumento para desmontar a mesma? Seriam os trabalhadores os responsáveis por essa situação?

É interessante que diretores e funcionários dos altos escalões da empresa já se beneficiaram de ações trabalhistas - não eram ações milionárias, mas eram contra a empresa e com valores razoáveis. Por que será que alguns podem e outros não podem ter ações contra o Serpro?

A verdade não está sendo dita!

O Serpro vive uma situação muito estranha. São três anos com déficit, diminuição no valor das faturas da Receita Federal (seu principal cliente), diretoria autoritária, ataques às conquistas dos trabalhadores. E para complicar a situação, a maioria dos sindicatos e a Fenadados viraram parceiros da direção da empresa indicando cargos etc.

Na gestão do presidente Mazoni, foram concedidos consecutivamente vários descontos a diversos clientes, fatos que levaram a CGU (Controladoria Geral da União) a considerar que a relação comercial entre o Serpro e a RFB foi de usurpação contábil - isso foi em relação ao resultado do exercício de 2010. Já no exercício de 2011 o rombo continuou quase no mesmo patamar, com um prejuízo da ordem de R$ 175 milhões, contra o prejuízo de R$ 174 milhões registrado em 2010. Quem está autorizando essa situação? Quais são os interesses envolvidos?

Se os trabalhadores, os maiores interessados, não tomarem uma posição, veremos sem demora muitas outras barbaridades acontecerem. A negociação do passivo das horas extras realizada no dia 13/06, em que a Fenadados deu uma ajuda para a direção do Serpro que pediu um abatimento em suas dívidas com os trabalhadores, é o começo de uma nova fase de traições aos interesses dos trabalhadores.
Descrição: https://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gif

OLTs e sindicatos que constroem a FNI

3 comentários:

  1. Faltou evidenciar que no último balanço publicado existem dívidas de clientes ainda não cobradas e um fundo de reserva especialmente criado para o passivo trabalhista.

    ResponderExcluir
  2. Essa semana vários colegas ficaram apavorados quando viram a notícia no Convergência Digital. Deve haver outra forma de negociar, sem colocar em risco a existência da Empresa e o emprego dos demais colegas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A preocupação com a empresa e os empregos é mais do que justa, mas infelizmente uma diretoria/governo que não faz nada e deixa a empresa fechar no negativo por dois anos seguidos não deve estar muito preocupada com isso. A direção da empresa deveria buscar sempre resolver os problemas quando eles surgem, mas infelizmente vão deixando passar os anos e depois responsabilizam os trabalhadores pelos problemas.

      Excluir