Componentes da Frente

FNI - Frente Nacional dos Trabalhadores em Informática {APOIAM ==> SINDPD/SC; SINDTIC/SE; OLT SERPRO/BA; OLT SERPRO/RJ; OLT Dataprev/SP; OLT Datraprev/RS; OLT SERPRO/RS; SINDPD/RS }

O Que é a FNI

A FNI é o instrumento alternativo de organização e de luta que os trabalhadores de TI do Brasil estão construindo. Uma frente que defenda os interesses dos trabalhadores e independente de governos e das empresas.

terça-feira, 22 de setembro de 2015

Trabalhadores do Serpro/RJ rejeitam a proposta da empresa e intensificam a mobilização


assembleia_andarai
Nas assembleias dos dias 16, 17 e 18/09, os trabalhadores do Serpro rejeitaram a proposta da empresa e decidiram intensificar a mobilização diante da vergonhosa proposta apresentada. Além disso, outros itens foram votados. Novamente, as assembleias no Ministério da Pesca e na 13 de maio não foram realizadas, tendo a OLT/RJ deslocado seus membros inutilmente. Confira os resultados de cada item proposto:
1 – Rejeição da proposta e reafirmação da pauta dos trabalhadores: a proposta do Serpro foi rejeitada de forma unânime em todos os locais, assim como a reafirmação de nossa pauta.
2 – Proposta de mobilização:
Foram apresentadas duas propostas de mobilização:
– Proposta 1 – Jornada Única de 5 horas nos dias 22, 23 e 24/09, defendida pelo Sindpd;
– Proposta 2 – Jornada Única de 5 horas do dia 21/09 a 29/09, defendida pela OLT/RJ;
Ambas propostas incluíam o indicativo de greve por prazo indeterminado a partir do dia 30/09, a ser decidido em assembleia a ser realizada no dia 28 ou 29/09.
LocalProposta 1Proposta 2Abstenção
Ministério da Fazenda2033
Andaraí251228
Horto01712
Teca063
Niterói006
Total4514832
Ficou decido, então, que os trabalhadores do Serpro farão jornada única de 5 horas do dia 21/09 ao dia 29/09, com um indicativo de greve por tempo indeterminado a ser decidido em assembleia no dia 28 ou 29/09.

3 – Transmissão das mesas de negociação:
Na última mesa de negociação estava tudo certo para a sua transmissão. O Serpro já havia concordado e já havia reservado uma sala para a transmissão. Contudo, a Fenadados, na última hora, decidiu que não aceitaria mais a transmissão, sob os protestos dos sindicatos de SC e RS. O ridículo argumento utilizado foi que este item não fazia parte da pauta dos trabalhadores. Desde quando transparência tem que estar em pauta? Para que não reste dúvidas quanto à vontade dos trabalhadores, a pedido da OLT/RJ, a transmissão das mesas foi colocada em votação com o resultado abaixo.
LocalA favorContraAbstenção
Ministério da Fazenda7150
Andaraí15400
Horto4000
Teca901
Niterói501
Total215152
Desta forma, os trabalhadores do Rio de Janeiro deram uma manifestação clara de que exigem transparência. Lamentavelmente, todos os diretores do sindicato votaram contra a transmissão. Além disso, o sindicato ainda deixou claro que vai levar a posição dos trabalhadores do Rio de Janeiro para a Fenadados, mas não vai defender esta posição.
Tendo em vista que a pauta de negociação não é imutável e que a vontade dos trabalhadores deve estar acima de qualquer interesse, esperamos que a Fenadados reveja a sua postura e que concorde com a transmissão das próximas mesas.

4 – Liberação dos membros da OLT/RJ para participarem de assembleias:
Outro item colocado em pauta pela OLT/RJ foi a liberação de seus membros para participação em assembleias. Pelas características do Serpro no Rio de Janeiro, distribuído em diversos  endereços, o sindicato indica diversos locais para as assembleias (Andarai, Horto, Ministério da Fazenda, Niteroi, Ministério da Pesca, Unidade 13 de Maio,Teca). A liberação é um facilitador da nossa participação. Nas últimas assembleias estivemos presentes em todos os locais, mas para isso temos usado a compensação. É importante a participação da OLT/RJ nas assembleias, pois podemos apresentar visões diferentes das apresentadas pelo sindicato, enriquecendo o debate.
Convém destacar que esta liberação não será usada por todos os membros da OLT/RJ, mas somente por aqueles que forem participar de assembleias em locais distintos do seu local de trabalho.
Colocada em votação, a proposta de liberação apresentou o seguinte resultado:
LocalSimNãoAbstenção
Ministério da Fazenda5100
Andaraí8900
Horto4100
Teca1000
Niterói060
Total145160

Assim, concluídas as assembleias, os trabalhadores do Serpro no Rio de Janeiro deliberaram pelo seguinte:
1 -Rejeição da proposta da empresa, com a reafirmação da pauta dos trabalhadores;
2 – Mobilização com Jornada Única de 5 horas do dia 21/09 ao dia 29/09;
3 – Assembleia deliberativa a ser realizada no dia 28/09 ou 29/09 para avaliar a situação e a possibilidade de deflagração de greve por tempo indeterminado a partir de 30/09;
4 – Transmissão das mesas de negociação;
5 – Liberação dos membros da OLT/RJ para participarem das próximas assembleias;

O momento é de união! Temos que convencer nossos colegas que ainda não aderiram à paralisação de que, se nada fizermos, teremos perdas irreparáveis. A proposta de quatro anos foi, como já dissemos, imoral e ilegal e só mostra o quanto o Governo Federal despreza a nossa relevância para a sociedade. Temos que cobrar o nosso valor e lutar por nossos direitos. Qualquer proposta inferior à inflação é inaceitável. Você vai nos ajudar ou vai se conformar com a situação?
Texto retirado do BLOG da OLT Serpro/RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário