Componentes da Frente

FNI - Frente Nacional dos Trabalhadores em Informática {APOIAM ==> SINDPD/SC; SINDTIC/SE; OLT SERPRO/BA; OLT SERPRO/RJ; OLT Dataprev/SP; OLT Datraprev/RS; OLT SERPRO/RS; SINDPD/RS }

O Que é a FNI

A FNI é o instrumento alternativo de organização e de luta que os trabalhadores de TI do Brasil estão construindo. Uma frente que defenda os interesses dos trabalhadores e independente de governos e das empresas.

segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Manifestações contra as ilegalidades e o autoritarismo no SERPROS mobilizam 7 estados



Brasília
Trabalhadores do SERPRO de 7 Regionais realizaram uma manifestação em defesa do nosso fundo de pensão na semana passada. As atividades iniciaram com os colegas de Florianópolis (SC), que se mobilizaram já na quarta-feira (31/08). Na quinta, foi a vez das regionais Brasília, São Paulo, Porto Alegre (RS), Salvador (BA), Rio de Janeiro e Fortaleza (CE).

Em todos os locais de trabalho, as OLTs e sindicatos da FNI relataram aos trabalhadores a reunião que aconteceu entre a FNI, o Sindpd/SP, a OLT/ SP e a direção do SERPRO na sexta-feira (26/08), na qual o fundo de pensão foi um dos assuntos tratados. A empresa tomou algumas atitudes, mas ainda não temos solução para os graves problemas que vêm ocorrendo. Recentemente, a PREVIC (Superintendência Nacional de Previdência Complementar) se manifestou novamente pelo direito de o SERPRO indicar novo conselheiro para o CDE, mas até este momento a determinação não foi cumprida. 

Em quase todas as regionais haviam faixas, as quais externavam a indignação dos colegas. Em Brasília, SP e RJ, representantes da ASPAS participaram das mobilizações.

Outros temas tratados foram a Redução da Jornada e as horas da greve. Existe muita expectativa entre os trabalhadores em relação à abertura das negociações com a empresa sobre o assunto.




Brasília









São Paulo








Florianópolis (SC)







Salvador (BA)







Porto Alegre (RS)










Visita da presidente Glória na Regional Porto Alegre

Um dia após os protestos em defesa do SERPROS, a presidente da empresa, Glória Guimarães, visitou a Regional Porto Alegre. Ela fez uma reunião, no auditório, com os trabalhadores, e ao final da tarde aconteceu uma breve reunião com a OLT e sindicato.

Sobre a redução da jornada, ela disse que a empresa tem todo o interesse em negociar e que espera uma rápida solução. Trabalhadores da Regional insistiram que a grande maioria dos empregados quer sem redução salarial ou aceita com redução, desde que gere pequeno impacto nos ganhos financeiros.

Em relação à situação financeira do SERPRO, Glória afirmou que ainda está muito ruim e a empresa continua buscando alternativas. Os trabalhadores ressaltaram que não aceitam redução de direitos e cortes nas FCTs e FCAs, cobrando a redução nas cargos de chefias.

A luta pelas nossas reivindicações, como a redução da jornada, e pelo SERPROS continua, colegas. Quanto mais gente mobilizada tivermos, nossos movimentos de pressão terão ainda mais força!

Por isso, ajudem a organizar os debates e as ações em seus estados e participem!




OLTs e sindicatos que constroem a FNI e entidades parceiras

Nenhum comentário:

Postar um comentário