Componentes da Frente

FNI - Frente Nacional dos Trabalhadores em Informática {APOIAM ==> SINDPD/SC; SINDTIC/SE; OLT SERPRO/BA; OLT SERPRO/RJ; OLT Dataprev/SP; OLT Datraprev/RS; OLT SERPRO/RS; SINDPD/RS }

O Que é a FNI

A FNI é o instrumento alternativo de organização e de luta que os trabalhadores de TI do Brasil estão construindo. Uma frente que defenda os interesses dos trabalhadores e independente de governos e das empresas.

quinta-feira, 16 de janeiro de 2020

Manutenção da DATAPREV e realocamento dos funcionários na força tarefa pode ajudar a reduzir fila no INSS


Causa muita estranheza e indignação aos trabalhadores da DATAPREV (empresa de Tecnologia da Informação da Previdência Social) e às entidades de classe deles, como o Sindppd/RS (Sindicato dos Trabalhadores da TI, representa os funcionários da DATAPREV no RS) e a FENADADOS (Federação Nacional dos trabalhadores em empresas de TI no Brasil) a decisão do governo federal em contratar cerca de 7 mil militares da reserva para reduzir a fila de quase 2 milhões de pedidos que aguardam análise e a concessão de benefícios do INSS.

Esses militares não têm qualquer experiência nos serviços do INSS e precisarão receber ainda treinamento, o que irá gerar mais demora nos processos. Para isso, receberão 30% dos proventos que já ganham, custando R$ 14,5 milhões mensais ao governo federal.

Ao mesmo tempo, o governo anunciou o fechamento de 20 unidades regionais da DATAPREV, no RS, AC, AL, AP, AM, BA, ES, GO, MA, MT, MS, MG, PA, PR, PE, PI, RO, RR, SE e TO, totalizando a demissão de 493 trabalhadores em todo o país. Funcionários estes, que são altamente qualificados e que poderiam ajudar a dar fim à situação com celeridade e a garantia de que os trabalhadores e a população brasileira receberiam seus benefícios corretamente.

A manutenção das unidades regionais da DATAPREV e o realocamento dos funcionários na força tarefa do governo federal pode ajudar concretamente na redução da fila de espera do INSS. A opção do Governo Bolsonaro em chamar militares da reserva apenas demonstra o extremo desprezo pelos serviços públicos e deixa claro o interesse em enxugar a estrutura da DATAPREV para privatizar esta importante empresa de TI, entregando os dados da população a grandes empresários do setor privado da Tecnologia da Informação.



O QUE É A DATAPREV

A DATAPREV é a empresa pública federal de TI (Tecnologia da Informação) responsável pelo processamento do pagamento mensal de cerca de 34,5 milhões de benefícios previdenciários e pela aplicação online que faz a liberação de seguro-desemprego e pelo aplicativo Meu INSS. Processa as informações previdenciárias da Receita Federal do Brasil e responde pelas funcionalidades dos programas que rodam nas estações de trabalho das agências do INSS e postos do SINE (Sistema Nacional do Emprego).

Possui 3.600 empregados em todo o país, também de reconhecida qualificação profissional.




* Sindicatos e OLTs que constroem a FNI

Nenhum comentário:

Postar um comentário